sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Alta Idade Média

Teste seus conhecimentos sobre a Alta Idade Média


1. (FAAP/SP) Entre os principais povos bárbaros que invadiram o Império Romano, podemos citar:
a) os vândalos;
b) os francos;
c) os visigodos;
d) os ostrogodos;
e) todas as anteriores.


 resposta:[E]
Os povos bárbaros eram de origem germânica e habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos até os séculos IV e V da nossa era. Chegaram até a realizar trocas e comércio com os romanos, através das fronteiras. Muitos germânicos eram contratados para integrarem o poderoso exército romano.
Os romanos usavam a palavra "bárbaro" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do império e que não falavam a língua oficial dos romanos: o latim. A convivência pacífica entre esses povos e os romanos durou até o século IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos bárbaros nas fronteiras do Império Romano. Neste século e no seguinte, o que se viu foi uma invasão, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Império Romano do Ocidente. Além da chegada dos hunos, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invasão dos bárbaros: a busca de riquezas, de solos férteis e de climas agradáveis.

Principais Povos Bárbaros:
- Alanos: originários do nordeste do Cáucaso. Entraram no Império Romano entre os séculos IV e V. Ocuparam a região da Hispânia e o norte da África.
- Saxões: originários do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Penetraram e colonizaram as Ilhas Britânicas no século V.
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e fundaram o Reino Franco (veja exemplo de obra de arte abaixo)
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra
- Burgúndios: estabeleceram-se na sudoeste da França
- Visigodos: instalaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica (veja exemplo abaixo da arte visigótica)
- Suevos: invadiram e habitaram a Península Ibérica
- Vândalos: estabeleceram-se no norte da África e na Península Ibérica
- Ostrogodos: invadiram a região da atual Itália


2. (Puc-rj) Dentre os vários Reinos Bárbaros que se formaram na Europa, após a queda do Império Romano Ocidental, um teve grande destaque, em virtude de personagens como Clóvis e Carlos Magno. O grupo Germano organizador de tal reino foi o dos:
a) Saxões.
b) Godos.
c) Ostrogodos.
d) Francos.
e) Vândalos.


resposta:[D]
De todos os povos bárbaros germânicos, os francos merecem especial atenção, pois conseguiram estruturar um poderoso Estado de grande significação na Alta Idade Média europeia. Esse Estado franco formou-se e expandiu-se sob o governo de duas dinastias:
Dinastia dos Reis Merovíngios (século V a VIII) - período da formação do reino franco, das suas primeiras expansões territoriais e da aliança estabelecida entre o rei e a Igreja Católica Romana.
Dinastia dos Reis Carolíngios (século VIII e IX) - período do apogeu dos francos, da sua máxima expansão territorial e da tentativa de se fazer ressurgir, sob o governo dos francos, a autoridade de um império universal.




3. (FGV) A unificação da Gália deu-se sob o controle de:
a) Clóvis, da dinastia merovíngia;
b) Carlos Magno, da dinastia carolíngia;
c) Carlos Magno, iniciador da dinastia merovíngia;
d) Carlos Martel, da dinastia capetíngia;
e) Filipe, o Belo, da dinastia carolíngia.



resposta:[A]

 O Reino Franco tornou-se o mais importante e sua trajetória pode ser percebido desde seu início com Clóvis, considerado primeiro rei e iniciador da Dinastia Merovíngia. Sua política foi caracterizada pela unificação das diversas tribos francas, em um processo de centralização. A aliança com a Igreja Católica teve grande importância para o fortalecimento do poder real e para sua política de conquistas territoriais.



4. (FGV) A batalha de Poitiers (732) é um dos momentos cruciais da evolução política da Europa, pois
a) terminou com a influência que o Império de Bizâncio exercia sobre a cultura da França.
b) deteve a expansão das forças muçulmanas, graças à enérgica ação de Carlos Martel.
c) representou a derrota naval dos turcos que ameaçavam a primazia militar de Roma.
d) significou o fim da influência dos governantes merovíngios, com a implantação do feudalismo.
e) unificou a Gália Cisalpina, que passou a ser governada pelos Carolíngios impostos pela Igreja.



resposta:[B]
Um dos mais célebres majordomus do Reino Franco foi Carlos Martel, sob cujo comando as tropas francas conseguiram limitar o avanço muçulmano na Europa. Em seu rápido processo de expansão, os islâmicos conquistaram a Península Ibérica, mas acabaram derrotados no atual território da França em 732, na famosa batalha de Poiters. 



5. (Unesp) "Quando Pepino, o Breve arriscou a usurpação que tantos outros tinham executado nos reinos vizinhos, quis purificá-la pela mais inatacável consagração. Primeiro, levou o papa a declarar que o título real devia caber a quem detivesse o verdadeiro poder. Depois, eleito rei pela assembléia dos grandes, fez-se ungir por S. Bonifácio, o mais ilustre dos missionários, na presença dos bispos franceses."
(Robert Lopez - O NACIONAL DA EUROPA)

Pepino, o Breve tornou-se, assim, o primeiro rei da dinastia
a) Merovíngia.
b) Carolíngia.
c) Capetíngia.
d) Valois.
e) Bourbon.



resposta:[B]
Com grande prestígio e contando com o apoio do Papa, Pepino, o Breve depôs o último rei merovíngio, Childerico III, assumindo de fato o poder no Reino Franco e inaugurando a dinastia Carolíngia.


6. (PUC) No ano de 800, Carlos Magno foi coroado imperador, na condição simbólica de sucessor dos Augustos.
Esse ato, representativo da reconstituição de um sistema imperial no ocidente europeu, consolidava a aliança tradicional entre o reino dos _________ e a _________, vínculo fortalecido pelo combate à expansão _________ naquela região do continente.
A) Francos seita cristã albigense bizantina
B) Lombardos Igreja cristã ortodoxa islâmica
C) Francos Igreja cristã romana islâmica
D) Lombardos seita cristã albigense bizantina
E) Francos Igreja cristã romana bizantina


resposta:[C]
 Os primeiros anos do reinado de Carlos Magno são marcados por uma série de brilhantes campanhas militares, com as quais consegue a ampliação das fronteiras. Carlos Magno reconstitui de fato a unidade política romana, pelo menos em sua extensão ocidental. Árbitro da Europa, Carlos Magno administra seus territórios através de enviados especiais, os missi dominici, inspetores encarregados de receber os impostos e de aplicar as decisões de arbitragem. Em 800 é coroado Imperador do Ocidente em Roma pelo Papa Leão III, consolidando assim a aliança com a Igreja Católica e a defesa do cristianismo. 


7. (G1) Dentre os vários impostos e obrigações impostas aos servos e vilões pela organização econômica e social do feudalismo, destacavam-se:
a) o peculato e as talhas;
b) as aposentadorias e o protecionismo;
c) as banalidades e as corveias;
d) a seguridade e o dízimo;
e) o seguro saúde e a taxa de gleba.







resposta:[D]
Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhores feudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco para a sobrevivência da família.
A talha era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha.
A corveia correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal). 
Já as banalidades correspondiam ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.
Além da talha, da corvéia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos. Havia a mão-morta, que era uma espécie de taxa que o servo devia pagar ao senhor feudal para permanecer no feudo quando o pai morria. Havia também o Tostão de Pedro (10% da produção), que o servo devia pagar à Igreja de sua região.


8.  As principais características do feudalismo eram:
a) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) Sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade hedonista.
d) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.




resposta:[D]
As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
 Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
 Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.


9. (PUC RS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as seguintes afirmativas sobre o processo de formação do Feudalismo na Europa Ocidental durante a Alta Idade Média.
I. Os povos germânicos que se estabeleciam no Ocidente ainda estavam organizados em comunidades primitivas, entretanto não mais constituíam sociedades igualitárias e já haviam abandonado o nomadismo, praticando uma agricultura rudimentar.
II. Os processos de ruralização, de decadência do comércio, de fragmentação política e de dependência dos pequenos produtores em relação aos latifundiários foram introduzidos no Ocidente pela invasão germânica, já que não se verificaram no Baixo Império romano.
III. Até o século VIII, a ordem jurídica dos reinos germânicos baseou-se exclusivamente nos códigos escritos romanos, aos quais geralmente se submetiam tanto os habitantes romanizados quanto os de origem germânica.
IV. As invasões de novos povos, no século IX, incrementaram o processo de desagregação no Ocidente, acentuando as características essenciais do mundo feudal.
 Estão corretas somente as alternativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV



resposta:[D]

I. Correto. Os povos germânicos que se estabeleceram no Império Romano possuíam entre suas principais características o fato de terem uma economia essencialmente agrícola tendendo à autossuficiência e estarem organizados politicamente de forma descentralizada sendo comandados por uma casta de guerreiros, também eram semi-nômades e politeístas.
II. Errado. Os processos de ruralização, de decadência do comércio, de fragmentação política e de dependência dos pequenos produtores em relação aos latifundiários não foram introduzidos no Ocidente pela invasão germânica, uma vez que já se verificaram no Baixo Império romano com o estabelecimento do Colonato nas Vilas dos latifundiários romanos.
III. Errado. Uma das grandes características dos povos germânicos era o Direito Consuetudinário, baseado na tradição (leis orais) .
IV. Correto. As invasões de novos povos (vikings, normandos e magiares), no século IX, incrementaram o processo de desagregação no Ocidente, acentuando as características essenciais do mundo feudal.


10. (PUC) O feudalismo europeu foi resultante de uma lenta e complexa integração de estruturas sociais romanas com estruturas dos povos conhecidos como germanos, ocorrida entre os séculos V e IX. Uma das principais estruturas germânicas que compuseram o feudalismo foi
A) a vila, grande latifúndio que tendia à autossuficiência econômica.
B) o colonato, sistema de trabalho que vinculava o camponês à terra.
C) o burgo, cidade fortificada onde se concentravam atividades artesanais.
D) o comitatus, relação de fidelidade militar entre guerreiros e seu chefe.
E) o direito codificado, reunião simplificada de leis escritas.




resposta:[D]
 Os povos germânicos trouxeram consigo certos costumes que se incorporaram à sociedade nascente, como o padrão de justiça, baseada na tradição (consuetudinário), e noções de honra e lealdade, que fundamentavam as relações entre o chefe guerreiro e seus comandados.


11. (PUC) Ao longo da chamada Alta Idade Média, na Europa Ocidental, o feudo torna-se progressivamente a unidade básica da vida social. Entre as características essenciais da ordem feudal, NÃO se pode apontar:
A) a existência de terras comunais utilizadas por servos e senhores.
B) a constituição do burgo como zona fortificada do castelo senhorial.
C) a independência da propriedade da terra em relação aos laços políticos.
D) a posse camponesa da terra, voltada à produção para subsistência.
E) o caráter moral e religioso dos vínculos entre senhores e servos.


resposta: [C]
Havia grandes laços de dependência durante o feudalismo, dentre os quais se destacam as relações de suserania e vassalagem (entre nobres) e a servidão, ou seja a relação de dependência dos camponeses (servos) em relação ao senhor feudal, o proprietário do benefício.


12. (PUC) “Há de se notar, em especial, que a dupla necessidade que os autores [...] sentiram de, por um lado, utilizar a insubstituível utensilagem intelectual do mundo greco-romano e de, por outro lado, vazá-la em moldes cristãos, facilitou ou criou, mesmo, hábitos intelectuais muito perniciosos: a sistemática deformação do pensamento dos autores, o perpétuo anacronismo, o raciocínio por citações isoladas do contexto. O pensamento antigo só humilhado, deformado e atomizado pelo pensamento cristão pôde sobreviver [...].” 
(Adaptado de Jacques Le Goff, 1964, p. 151).


O fragmento do texto acima se refere
A) ao tratamento dado às antigas fontes pagãs pela maioria dos pensadores medievais da Alta Idade Média, em que o essencial era o que os autores haviam dito, e que podia ser utilizado conforme conviesse pela elite intelectual da Igreja Católica para servir aos propósitos do cristianismo.
B) à cultura renascentista, que deturpou o sentido das fontes originais, atitude justificada pela busca extremada do uso da razão, eliminando qualquer possibilidade de expressão dos indivíduos pelo sentimento, tônica da tradição antiga, presente nos textos.
C) ao período bizantino, em que as fontes grego-latinas precisavam sofrer um processo de releitura para se ajustar às concepções políticas e religiosas que combatiam as influências orientais presentes no pensamento ocidental.
D) à educação desenvolvida durante o Império Romano, em que a história escrita, antes da dominação de vastos territórios pelos exércitos romanos, precisava sofrer alterações em sua análise e interpretação, bem de acordo com a política externa romana: um império, um pensamento.
E) ao período de transição do feudalismo para o capitalismo, no qual a cultura precisava se adequar às novas transformações econômicas, políticas e sociais, sendo adotada como primeira medida a substituição do pensamento antigo pelo científico.

resposta:[A]

Um comentário:

  1. a resposta da 7 nao seria letra c? o que seria seguridade no feudalismo? estou confusa!

    ResponderExcluir