terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Correção da P1 do 1º bimestre (2ª série - 2014)


Confira a correção da avaliação de História - P1 do 1º bimestre (Segunda Série do EM 2014)

Foto: Matriculados nas duas primeiras chamadas da Unicamp devem fazer confirmação da matrícula hoje http://abr.ai/1glGNPD  A não confirmação da matrícula causa perda definitiva da vaga.
1. (Unicamp) "Dois partidos lutam hoje em nossa pátria: o Restaurador e o Moderado. O primeiro foi leal ao monarca que abdicou e defende os inquestionáveis direitos do Sr. Pedro II. O segundo é partidário do sistema republicano e quer reduzir o Brasil a inúmeras Repúblicas fracas e pequenas, e assim seus membros poderiam tornar-se seus futuros ditadores."
(Adaptado do jornal O CARAMURU de 12 de abril de 1832, citado por Arnaldo Contier, Imprensa e Ideologia em São Paulo, 1979)

A partir do texto, responda:
a) Em que período da história política do Brasil o texto foi escrito?
b) Quais são as críticas que o jornal O CARAMURU faz ao Partido Moderado?



Resposta da questão 1:
a) Período Regencial.

b) O jornal Caramuru retrata que o Partido Moderador quer reduzir o Brasil a inúmeras Repúblicas fracas e pequenas , e que seus membros poderiam tornassem futuros ditadores.

2. (Unesp) "Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul."
(Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".)

Este texto refere-se ao período:
a) da Guerra da Independência.
b) da Revolução de 1930.
c) agitado da Regência.
d) das Revoltas Tenentistas.
e) da Proclamação da República.

Resposta da questão 2:[C]

Comentário da questão 2:
O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade.
As revoltas ocorrem basicamente por dois motivos: más condições de vida de grande parte da população (mais pobres) e vontade das elites locais em aumentar seu poder e serem atendidas pelo governo (autonomia provincial) .


3. (FUVEST) Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada:
a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai.
b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina.
c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.
d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais.
e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranquilidade públicas.


Resposta da questão 3:[E]
A Guarda Nacional foi uma força paramilitar organizada por lei no Brasil durante o período regencial para assegurar o respeito à Constituição em vigor e conter rebeliões nas províncias. A Guarda Nacional era portanto uma corporação paramilitar, composta de todos os cidadãos das grandes cidades, ou seja, com renda anual de pelo menos 200 mil réis entre 18 e 60 anos e cidadãos votantes dos demais municípios com renda mínima anual de 100 mil réis. O que definia a Guarda Nacional era a cidadania - participavam dela os cidadãos ativos. Era, em síntese, o controle dos cidadãos ativos - proprietários - sobre os despossuídos e os escravos. Essa corporação paramilitar foi desmobilizada em 1922.

4. (Fuvest) Bernardo Pereira Vasconcelos, político brasileiro do período regencial, afirmou na segunda metade dessa fase da História do Brasil ser necessário "parar o carro da revolução".
a) Qual o contexto político e social a que ele se referiu com essa avaliação?
b) Como foi encaminhada a superação dessa situação?


resposta da questão 4:
a) No período regencial, quando começaram a eclodir as chamadas rebeliões regenciais.
b) A aristocracia rural reprimiu a esses movimentos com a guarda nacional. Os regentes promoveram medidas de cunho conservador como a Reforma do Código do Processo Criminal e a Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1840.


5. (Unesp) “Diante do Trono vazio defrontavam-se as províncias, com a propriedade territorial lhes ditando a contextura política, sequiosas de comandar o governo-geral, espreitadas por um gigante tolhido, mas ameaçador: o elemento monárquico, agarrado, em parte, ao manto roto de D. Pedro I e às fraldas do Imperador menino.”

Identifique o período de nossa história a que se refere o texto acima e ofereça subsídios adequados à compreensão dos motivos para as agitações políticas e sociais.


Resposta da questão 5:
A citação anterior diz respeito ao Período Regencial que se caracterizou como um momento histórico tão turbulento e instável. Entre os fatores desencadeadores das principais revoltas desse período poderíamos mencionar a desigualdade regional, a insatisfação social, a crise econômica, o anseio de oligarquias periférica que desejavam mais poder, o desejo de autonomia provincial, a propaganda federalista, defendida pelos farroupilhas.


6. (Unicamp) Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição:
"Contrarreforma - O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI."
(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)

Dê as principais características da Contrarreforma e analise duas delas.

resposta da questão 6:
Movimento criado no seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante. A igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), a criação do Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo.

7. (Unicamp) "Embora a origem da Reforma de Lutero se deva a uma experiência pessoal, ela refletiu, na verdade, o estado de espírito comum a muitos seguidores da Igreja Romana. De fato, a iniciativa da livre interpretação da Bíblia deve ser compreendida como mais uma das muitas manifestações típicas do individualismo do homem renascentista."
(Carmem Peris, Glória Vergés e Oriol Vérges, EL RENACIMIENTO. Barcelona: Parramón Ediciones, s/d, p.32)
a) Quais foram as relações culturais da Reforma Protestante com o Renascimento?
b) Por que a livre interpretação da Bíblia era criticada pelo alto clero medieval?


resposta da questão 7:
a) A Reforma protestante foi uma mudança ideológica que influenciou todas as áreas. Derrubou a hierarquia e a ostentação, simonia e etc.
b) A livre interpretação da Bíblia permitiria aos fiéis a formação de várias correntes religiosas e proporcionaria aos mesmos a possibilidade de questionar os dogmas pregados pela Igreja católica.

8. (G1) Como instrumentos da Contra Reforma por parte da Igreja Católica, destacam-se EXCETO:
a) a prática da simonia, ou seja, a venda de cargos eclesiásticos.
b) o Index Proibitorium Librorium.
c) a Companhia de Jesus.
d) os Tribunais do Santo Ofício.
e) o Concílio de Trento.



Resposta da questão 8:[A]


Comentário da questão:
A prática da simonia, ou seja, a venda de cargos eclesiásticos foi duramente criticada pelos reformadores da Igreja, tais como Martinho Lutero, por exemplo e não se constituiu numa medida adotada pela Igreja de Roma no contexto da Contrarreforma.
As principais decisões tomadas durante a Contrarreforma foram:

· Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.

· Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e idéias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com idéias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.

· Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta.



9. (Puccamp) Analise a decisão da Igreja Católica sobre as indulgências, no Concílio de Trento, no século XVI. "Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência (...); ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências (...) deve conservar-se pela Igreja (...) Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão (...) a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas, estabelece (...) que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão."
(Adhemar Marques et al. "História Moderna através de textos". São Paulo: Contexto, 1997. p.121)

O Concílio de Trento foi um acontecimento que marcou a Reforma da Igreja Católica. A decisão do Concílio sobre as indulgências representou:
a) a mudança de atribuições no interior da hierarquia da Igreja, que centralizava ainda mais o poder de cobrar pelas indulgências.
b) a reafirmação dos princípios da Igreja diante da insubordinação dos seguidores da Companhia de Jesus, que aderiram às ideias protestantes.
c) o reconhecimento público dos erros cometidos pela Igreja, resultando na reaproximação com os dissidentes.
d) uma afronta para o povo pobre cristão que se utilizava da prática da Igreja de conceder as indulgências aos infiéis em troca de bens materiais.
e) uma reação da Igreja aos movimentos reformistas que questionavam a concessão das indulgências como um valor para a obtenção da salvação.


resposta da questão 9:[E]

Comentário da questão:
Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563. A Contrarreforma ou Reforma Católica visava ainda disciplinar o clero e estabelecer as novas diretrizes do catolicismo.


10. (Mackenzie) As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa.
Dentre seus principais reflexos, destacam-se:
a) a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.
b) o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
c) a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
d) a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
e) a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.


resposta da questão 10:[B]

Comentário da questão:
A Reforma Protestante tinha como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento em relação aos princípios primordiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário