segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho Produtivo de História

Confira a correção do Trabalho Produtivo de História Geral - Segundo Ano AB
O Absolutismo e a sociedade de corte








1. (Fuvest) Explique duas das condições que contribuíram para a centralização política e a adoção do absolutismo na Idade Moderna.




resposta:
Por um lado, o surgimento de novas técnicas militares contribuiu para tornar obsoletas antigas armas medievais de combates. Além disso, o advento do capitalismo comercial permitiu a ascensão de novos grupos sociais, interessados na centralização política.



2. (Unicamp) O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: "Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém." (Citado em "Coletânea de Documentos Históricos para o 1° grau." São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).
a) Aponte duas características do absolutismo monárquico.
b) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
c) Cite duas características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes das mencionadas no texto.



resposta:




a) Concentração de todos os poderes nas mãos do rei ( o poder de legislar, de executar e de julgar); equilíbrio do rei entre nobreza ( a quem garante privilégios políticos) e burguesia ( a qual garante privilégios econômicos); prática da política econômica mercantilista; justificativa do absolutismo pela Teoria do Direito Divino. 

b) Idade Moderna, entre os séculos XVI e XVIII. Obs.: Portugal e Espanha já apresentam o absolutismo monárquico em fins, respectivamente, dos séculos XIV e XV. Por outro lado, em muitas monarquias européias, o absolutismo prolongou-se até o século XIX e, na Rússia, até o início do século XX. 

c) O poder emana do povo, e não "de Deus"; os governantes são representantes dos cidadãos e agem em nome destes, e não como "ministros de Deus e seus representantes na Terra"; os governantes são responsáveis por seus atos, e não "pessoas sagradas"; deve haver tripartição de poderes, e não "poder real absoluto"; o governante deve prestar contas de seus atos, e não deixar de fazê-lo.


4. (Ufrrj) "A monarquia absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715). A Fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções da nobreza territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora."
SKOCPOL Theda. "Estados e Revoluções Sociais". Lisboa, Editorial Presença, 1985. p. 62.

O Antigo Regime estendeu-se em França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta.

a) Cite duas características do Absolutismo.

b) Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o Absolutismo.



resposta:
a) Intervenção do Estado na economia, mercantilismo, sociedade rigidamente dividida, concentração do poder político nas mãos do rei.
b) Luis XIV, o rei sol, foi o principal representante do absolutismo, personificou o poder político ao eternizar a expressão “o Estado sou Eu”, empreendeu uma agressiva política militarista com o objetivo de transformar a França na principal potência da Europa e construiu o Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris,  onde hospedou a corte francesa.


5. (Fuvest) A política econômica do Estado Moderno Absolutista, conhecida por Mercantilismo, atingiu seu pleno apogeu no século XVII. Aponte e explique duas de suas características.




resposta:
Protecionismo alfandegário e o monopólio comercial.
O protecionismo limitava as importações e estimulava a produção interna para exportações. Já o monopólio fornecia produtos a baixo preço e mantinha um mercado para absorver a produção metropolitana, propiciando elevada lucratividade, que favorecia a balança comercial real.


5. (MH) Que funções desempenhavam os diversos estamentos que compunham a sociedade do Estado Absolutista?




resposta:
De modo geral, o clero exercia a função sacerdotal; a nobreza, funções de natureza burocrática e militar; e o Terceiro Estado, principalmente funções econômicas, relacionadas à produção da vida material.



6. (MH) Leia a sequência de texto abaixo e responda as questões:


“Após ter conseguido retirar da nobreza o poder político que ela detinha enquanto ordem, os soberanos a atraíram para a corte e lhe atribuíram funções políticas e diplomáticas”.

Esta frase, extraída da obra de Max Weber, “POLÍTICA COMO VOCAÇÃO”.


a) Como se deu a formação das sociedades de corte na Idade Moderna?
b) O que tornava a sociedade de corte absolutista uma configuração social diferenciada:
c) Que ligação se pode fazer entre as sociedade de corte e o comportamento social chamado de “civilizado”?






resposta:
a) Por meio da domesticação da nobreza, o rei atraía para sua órbita de influência e mantinha sob controle o grupo ao qual pertencia e que, ao mesmo tempo, lhe dava sustentação política.

b) Novas funções ligadas à construção da imagem real e um novo código de conduta, que, a partir daquele momento, iria exercer uma grande influência sobre toda a sociedade.

c) A fim de demarcar posições sociais e construir uma imagem nobre do rei, surgiram novos padrões de comportamento, regras de boass maneiras e modos de agir, viver e se portar. Isso contribuiu para a construção da noção de civilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário