sábado, 1 de setembro de 2012

Os conflitos entre os países sulamericanos no século XIX

  Conflitos militares na América do Sul (Século XIX)




Confira um resumo dos principais conflitos militares envolvendo os países da América do Sul ao longo do século XIX.



Roteiro de estudos: Os conflitos sul-americanos no século XIX

1. (PITÁGORAS) Leia as afirmativas a seguir:

I – o governo brasileiro, no processo de reconhecimento da independência, comprometeu-se a proibir o tráfico negreiro em quatro anos.
II – a aproximação do Brasil com os seus vizinhos na região platina, em razão do passado colonial muito parecido, aconteceu sem grandes problemas.
III – a província Cisplatina, apesar da proximidade cultural e lingüística com o Brasil, proclamou sua independência e, posteriormente, anexou-se à Argentina.
IV – a guerra do Paraguai foi o coroamento de disputas entre os países platinos e favoreceu para que o Brasil reafirmasse seu domínio econômico sobre todos os outros países.

ASSINALE:
a) Se a I estiver correta.
b) Se a II estiver correta.
c) Se a III estiver correta.
d) Se a IV estiver correta.

resposta:[A]


2. (PITÁGORAS) A imagem a seguir retrata uma cena da Guerra do Paraguai.



As interferências feitas pelo Brasil no Uruguai e na Argentina não tiveram muitos desdobramentos importantes quando comparadas ao mais duradouro e desgastante conflito na região Platina: a Guerra de Paraguai.

EXPLIQUE o desfecho desse conflito para o Paraguai.

resposta:
A guerra do Paraguai deixou prejuízos para as economias e as populações de todos os países envolvidos. O Paraguai saiu arrasado do conflito, perdendo partes de seu território para o Brasil e a Argentina e seu próprio futuro, convertendo-se em um país exportador de produtos de pouca importância.



3. (PITÁGORAS) Veja o mapa.
Região Platina


EXPLIQUE por que ocorreram muitos conflitos na região platina durante o Império.

resposta:
Os conflitos ocorridos na região platina giravam em torno da questão do Rio da Prata, cujo controle era decisivo para o Brasil e o Paraguai e envolvia interesses também da Argentina e Uruguai.



4. (Cft-ce) Na política externa do Segundo Reinado, o Brasil desenvolveu intervenções no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, caracterizando:
a) As Questões Platinas.
b) A Questão Militar.
c) A Questão Religiosa.
d) A Guerra do Pacífico.
e) A Guerra do Chaco.


resposta:[A]



5. (UnB) "Buscar as causas da formação dos espaços territoriais nacionais na América Latina não é tarefa isenta de polêmica. Para alguns a explicação encontra-se nas características geográficas do continente, a isolar regiões umas das outras. Mas freqüentemente, apontou-se para a ação de potências imperialistas, que teriam promovido a desunião do continente, com a finalidade de enfraquecê-lo".
(Francisco Doratioto. ESPAÇOS NACIONAIS NA AMÉRICA LATINA).

Com o auxílio das informações do texto, julgue os itens a seguir, relativos à formação dos espaços nacionais na América Latina e seus desdobramentos nos dias de hoje.

(1) A geografia continental da América permitiu o desenvolvimento histórico de regiões com graus diferenciados de organização socioeconômica.
(2) A presença britânica na região, no século XIX, foi irrelevante para a conformação dos espaços nacionais, bem como para a deflagração de conflitos internacionais na América Latina.
(3) O modelo de Estado norte-americano, assim como as intervenções que este fizera na América do Sul, não interferiam na construção e definição dos Estados latino-americanos.
(4) Atribuir às potências imperialistas toda a culpa pelos infortúnios históricos da América Latina é reduzir a importância das causas domésticas e das crises geradas pelas próprias sociedades e Estados nacionais da região.


resposta:V F F V


6. (Fatec) Ao longo do século XIX, a política externa do Brasil Império caracterizou-se por constantes conflitos na região platina, porque
a) as estâncias gaúchas deviam ser indenizadas pelos danos causados por invasores paraguaios, que deixaram de pagar-lhes as indenizações.
b) os franceses tinham pretensão de dominar o Rio da Prata e, como eram aliados do Brasil, exigiam constantemente a presença de nossa esquadra nessa região.
c) o Brasil, para defender o princípio da livre navegação na Bacia Platina, intervinha militarmente na região.
d) o Brasil envolvia-se constantemente na política interna dos países platinos, sempre defendendo os "blancos" do Uruguai.
e) da proclamação de nossa independência até meados do século XIX a intervenção na região do Prata foi exclusivamente diplomática, passando, depois disso, a ser militar.


resposta:[C]

7. (Mackenzie) A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque:
a) o Brasil temia a ascensão dos colorados no Uruguai, partido que fazia constante oposição ao Império Brasileiro.
b) eram pontos fundamentais para o interesse brasileiro na região a livre navegação e o equilíbrio do poder na bacia platina.
c) o Império Brasileiro apoiava o caudilho argentino Juan Manuel Rosas, defensor intransigente dos interesses federalistas de Corrientes e Entre-Rios.
d) velhas questões de fronteira e apoio aos interesses ingleses e franceses eram sustentados pelos paraguaios contra a hegemonia brasileira.
e) o Brasil incentivava a reconstituição do Vice-Reinado do Prata para manter o equilíbrio político na região.


resposta:[B]

8. (Uff) Ao longo do século XIX, a Inglaterra deu inúmeras demonstrações de seus interesses políticos e econômicos na América Latina, atuando, direta ou indiretamente, em diversos conflitos inter-americanos. Assinale a opção que caracteriza melhor a atuação inglesa em uma das questões platinas.
a) A Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai, responsável pela derrota paraguaia em 1870, não foi senão um disfarce para as ambições colonialistas inglesas na região platina.
b) A Inglaterra foi a grande vitoriosa na Guerra do Paraguai, onde interveio com sua Marinha de guerra, pois temia que Solano López transformasse o Paraguai em potência concorrente do capitalismo britânico.
c) A intervenção inglesa na Guerra do Paraguai, a partir de 1866, tinha por objetivo assenhorear-se da produção paraguaia de algodão, uma vez que a indústria têxtil britânica se viu privada de sua principal matéria-prima com a derrota do sul escravista na Guerra de Secessão, em 1865.
d) A Inglaterra interveio diretamente contra o governo argentino de Juan Manuel de Rosas, na década de 40, a ponto de a Armada inglesa bloquear o porto de Buenos Aires.
e) A intervenção inglesa contra o regime de Juan Manuel de Rosas, nos anos 40, objetivou restaurar o bloqueio de Buenos Aires na embocadura do Rio da Prata, considerado essencial para o livre comércio na região.


resposta:[D]

9. (Fatec) Analise as afirmações sobre o contexto histórico da Guerra do Paraguai.
I. O Paraguai era governado por Francisco Solano López, e o Brasil era governado pelo imperador D. Pedro II.
II. O início da guerra está ligado à invasão da Argentina por tropas brasileiras, derrubando o presidente eleito pelo Partido Blanco e colocando candidato do Partido Colorado no poder.
III. Contra o Paraguai, os governos argentino, uruguaio e brasileiro formaram a Tríplice Aliança.
IV. O resultado dessa guerra, para o Paraguai, foi não ter jamais se recuperado desse desastre militar; sua população masculina foi praticamente dizimada. Para o Brasil, significou o fortalecimento do Exército e a contração de novos empréstimos, aumentando a dívida externa, para compensar os gastos com a guerra.

É correto o que se apresenta em
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.


resposta:[C]

10. (fatec) A Guerra do Paraguai (1864 - 1870) teve como principal motivo
a) o interesse brasileiro no potencial hídrico do Paraguai, resultando na construção da hidrelétrica de Itaipu.
b) o interesse da Inglaterra na destruição do Paraguai, devido à possibilidade de concorrência na região andina.
c) a invasão das terras brasileiras pelo Paraguai e o interesse da Inglaterra em destruir um futuro concorrente na região platina.
d) o interesse paraguaio nas terras brasileiras e bolivianas para formar o Grande Paraguai, obtendo uma saída para o Oceano Pacífico.
e) o interesse da Tríplice Aliança em restaurar a democracia e garantir aos grandes proprietários e ao povo paraguaio a devolução das terras tomadas na Guerra do Charco pelo ditador Francisco Solano López.


resposta:[C]

11. (Ufmg) Considerando-se os fatos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870), é CORRETO afirmar que
a) a Tríplice Aliança agiu sob a ingerência dos Estados Unidos, que pretendiam, após o término da Guerra Civil, ampliar o comércio de seus produtos nos países da Região Platina.
b) o Brasil e a Argentina romperam a aliança durante essa guerra, o que possibilitou não só o fortalecimento militar e político paraguaio mas também o retardamento do final do conflito.
c) o Brasil entrou nessa guerra motivado por interesses relacionados à definição das fronteiras e à garantia de livre navegação pelo Rio Paraguai, principal via de acesso ao Mato Grosso.
d) o Exército Brasileiro, apesar da vitória, se enfraqueceu após essa guerra, em razão do elevado número de baixas e das dificuldades políticas e militares em colocar um ponto final no conflito.


resposta:[C]

12. (Ufes) A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para
a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata.
b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul.
c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil.
d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio.
e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

resposta:[E]


13. (Ufrs) Leia as afirmativas a seguir, referentes à Guerra do Paraguai (1864-1870).
I- A forte retração demográfica verificada no Paraguai durante o confronto bélico ocorreu devido às mortes em combate, às epidemias e à fome.
II- Um dos elementos deflagradores dessa Guerra foi a intervenção brasileira no Uruguai, que culminou com a deposição do presidente Atanásio Aguirre.
III- O conflito envolvendo o Paraguai versus a Tríplice Aliança foi decorrência exclusiva dos interesses econômicos do imperialismo britânico na América do Sul.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.


resposta:[D]



14. (Puc-sp) A Guerra do Paraguai (1864-1870)
a) opôs Argentina e Uruguai ao Paraguai de Solano López; o Brasil apoiou o governo paraguaio, que conseguiu, apesar da grande perda de soldados, vencer o conflito.
b) iniciou-se após desentendimentos militares e diplomáticos na região do Prata; o Brasil, em aliança com a Argentina, lutou contra o Uruguai, que foi incorporado ao território brasileiro após o conflito.
c) foi marcada pela extrema violência e destruiu economicamente o Paraguai; o Brasil, por meio da guerra, organizou-se militarmente e ampliou sua interferência política na região do Prata.
d) terminou com a derrota do Paraguai para a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai); o Brasil auxiliou, após o conflito, a recuperação do Paraguai por meio da realização de obras conjuntas entre os países.
e) trouxe o fim da ditadura do paraguaio Solano López e a incorporação do Paraguai à América Unida idealizada por Simón Bolívar; o Brasil, por seu papel na guerra, tornou-se aliado militar constante da Argentina.


resposta:[C]

15. (Puccamp) Leia os trechos do poema.
O Leão Britânico ruge, Impera,
Domina,
Quer o mundo a seus pés; (...)
O Leão não admite concorrência,
Para isso tem dentes ávidos,
Estômago de máquina a vapor,
Cérebro capaz de gerar navios,
Frotas, esquadras inteiras,
Ele próprio ancorado
No canal da Mancha.
O Leão se alimenta de ouro, prata,
De toneladas de algodão,
Devora carne humana
Com sua boca de fornalha.
Que é esse esquilo
Que incomoda a sua cauda?
Essa república insubmissa
Fora do controle de suas unhas? (...)
Com intrigas e chacinas,
Há que se jogar irmão contra irmão
Na América Latina.
(Raquel Naveira. "Guerra entre irmãos". Campo Grande: s/ed., 1993, p. 17-8)

O poema traduz uma interpretação do envolvimento direto da Inglaterra na Guerra
a) da Cisplatina, disputa entre Argentina e Brasil para decidir a quem pertenceria a chamada "Banda Oriental" (atual Uruguai).
b) do Pacífico, um conflito entre Argentina e Paraguai pela disputa de uma saída para o Oceano Pacífico.
c) do Paraguai, momento em que a Tríplice Aliança desencandeia uma luta contra o interesse do Paraguai de obter acesso ao Oceano Atlântico.
d) contra Aguirre, quando as forças militares do governo brasileiro invadiram o Uruguai, em razão dos conflitos de terra na fronteira entre os dois países.
e) contra Rosas, marcando um intenso conflito entre Brasil e Argentina pela anexação do Uruguai e Paraguai.


resposta:[C]

16. (Unesp) Entre 1864 e 1870, a chamada Tríplice Aliança enfrentou o Paraguai em um conflito que ficou conhecido como Grande Guerra ou Guerra do Paraguai.
a) Quais os países que formavam a Tríplice Aliança?
b) Como se deu o início do conflito entre o Brasil e o Paraguai?


resposta:
a) A Tríplice Aliança era composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
b) O conflito iniciou-se com a invasão da província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López. O ataque paraguaio ocorreu após uma intervenção armada do Brasil no Uruguai, em 1863, que pôs fim à guerra civil uruguaia ao depor o presidente Atanasio Aguirre, do Partido Blanco, e empossar seu rival colorado, Venancio Flores.


17. (Ufrrj) Leia o texto a seguir sobre a Guerra do Paraguai.
Enquanto o café seguia sua marcha no Oeste Paulista e as propostas de abolição gradual da escravatura davam os primeiros passos, um acontecimento internacional iria marcar profundamente a história do segundo Império. Esse acontecimento foi a Guerra do Paraguai, travada por mais de cinco anos, entre 11 de novembro de 1864, quando ocorreu o primeiro ato das hostilidades, e 1 de março de 1870. Ela é conhecida, na América espanhola, como Guerra da Tríplice Aliança.
BORIS, F. "História do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995. p. 208.

A declaração de guerra do Paraguai ao Brasil deu início ao mais longo conflito em território americano. Pode-se afirmar que a Guerra do Paraguai
a) resultou do acirramento da competição na região do Prata, especialmente pelo controle da produção de charque.
b) foi incentivada pelo apoio da Inglaterra ao Paraguai, na tentativa de fortalecimento do controle econômico sobre a região do Prata.
c) teve como conseqüência a demonstração de poder político da Inglaterra, especialmente após a Questão Christie.
d) levou à formação da Tríplice Aliança, unindo Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai de Francisco Solano López.
e) ocasionou uma nova composição de forças, envolvendo Brasil, Argentina e Bolívia, após o aprisionamento do navio brasileiro "Marquês de Olinda", pelo Uruguai.


resposta:[D]

18. (Ufrs) Observe o mapa adiante.



Levando em consideração a situação da política externa brasileira no Prata durante o Segundo Reinado e as informações contidas no mapa, é correto afirmar que ele representa a ocupação do Rio Grande do Sul pelas
a) forças militares paraguaias, no início da Guerra da Tríplice Aliança.
b) forças militares argentinas, durante a Guerra da Cisplatina.
c) forças da coalizão liderada pelos caudilhos Oribe e Rosas, durante a guerra civil uruguaia.
d) forças militares paraguaias, durante a Revolução Federalista.
e) forças militares argentinas, durante a Guerra dos Farrapos.

resposta:[A]

19. (Puc-rs) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre o período em que ocorreu a Guerra do Paraguai (1864-1870).
I. O Paraguai desenvolveu uma política econômica nacionalista e estatizante, voltada para o mercado interno e baseada no fortalecimento da agricultura, desenvolvida em pequenas e médias propriedades; na criação de fazendas estatais e fundições; e na construção de ferrovias e estaleiros.
II. O Paraguai apresentava problemas para o desenvolvimento do comércio exterior, por não ter acesso ao mar, dependendo, assim, do Rio Paraná e do Rio da Prata - controlados por Brasil, Uruguai e Argentina.
III. A Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai foi facilitada pela longa convergência de interesses políticos e econômicos dos três países na Região do Prata. 
IV. A Guerra do Paraguai acelerou uma crise e, em conseqüência, o fim do Império do Brasil, ao aprofundar as contradições internas entre Exército e lideranças civis, aumentar o desequilíbrio das finanças e colocar em questão o pacto escravista.

Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) I e III
c) I, II e IV
d) II e IV
e) III e IV


resposta:[C]

20. (Cps) Leia o texto:
O Paraguai foi o primeiro país sul-americano a se industrializar e a vender esses produtos industrializados na Europa, ao contrário de seus vizinhos. Estes exportavam matéria-prima e importavam capital e produtos industrializados europeus, principalmente da Inglaterra. A liberdade de transitar pelos rios da Bacia Platina e o acesso ao estuário do Rio da Prata, importante região de comércio internacional, foram motivos da Guerra da Tríplice Aliança (formada por Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. A Inglaterra apoiou os aliados, pois desejava refrear a industrialização daquele país.
Relacionando o mapa e o texto, é possível concluir que A NAVEGABILIDADE DOS RIOS DA BACIA DO PRATA ERA IMPORTANTE PARA
a) o Brasil, por causa da exportação do café do Vale do Paraíba e do Oeste Paulista para a Europa.
b) a Argentina, em razão dos produtos industrializados que ela adquiria do Paraguai.
c) o Uruguai, porque o Rio da Prata era a possibilidade de ele exportar gado para a Argentina.
d) os quatro países, por ser essa navegabilidade condição indispensável ao comércio com a Inglaterra.
e) o Paraguai, porque eram esses rios que lhe garantiam uma saída para o mar.

resposta:[E]


21. (Utfpf) A Guerra do Paraguai foi um conflito muito sangrento e se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870, envolvendo a "Tríplice Aliança" (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai, que foi derrotado. Levando-se em conta os fatores históricos desse processo, é INCORRETO afirmar que:
a) Esta guerra marcou a formação do exército brasileiro e o apogeu e decadência da monarquia brasileira.
b) O Paraguai no século XIX era um país diferente do conjunto latino-americano, por ter alcançado um progresso econômico autônomo.
c) Sob o comando de Caxias, foi tomada Assunção. Após a tomada da capital paraguaia, o conde D Eu assumiu como general em chefe as forças aliadas até a morte de Solano Lopes, quando teve fim a guerra.
d) A guerra foi responsável pela morte de mais de 90% da população masculina do Paraguai com mais de 20 anos, sobrevivendo apenas idosos, crianças e mulheres.
e) O Brasil não teve uma perda significativa de homens e nem tampouco endividamento externo. Na verdade, o Brasil foi o grande beneficiário desse conflito, impondo sua hegemonia por toda bacia Platina.


resposta:[E]

22. (Unirio) O envolvimento do Brasil em sucessivos conflitos na região platina, na segunda metade do século XIX, pode ser explicado pela(o):
a) tradicional rivalidade entre Brasil e Argentina com vistas ao controle do estuário do Prata, culminando com a derrubada de Rosas naquele país.
b) neutralidade do Império em relação à política uruguaia, obrigação assumida quando da Independência da Cisplatina.
c) independência do Paraguai, apoiada pela Argentina, e suas pretensões expansionistas sobre o território brasileiro.
d) apoio inglês, à restauração do Vice-Reino do Prata, criando uma unidade de domínio na região.
e) conflito do Império Brasileiro com os países platinos em torno da competição no comércio de produtos pecuários.


resposta:[A]

23. (ufsc) Durante o século XIX ocorreram, na região platina, conflitos armados, o mais importante dos quais foi a Guerra do Paraguai. Sobre estes conflitos, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
01. A região platina, que hoje corresponde à Argentina, Paraguai e Uruguai, era muito importante para o Brasil. A navegação, nos rios da Bacia do Prata, era praticamente o único meio de acesso à província de Mato Grosso.
02. Desde a época colonial ocorreram conflitos na região. Portugal e Espanha disputaram a Colônia do Sacramento. No século XIX, brasileiros e argentinos disputaram o domínio da Banda Oriental que recebeu o nome da Província Cisplatina. 
04. No decorrer do século XIX, o Império Brasileiro interveio na região, na Guerra da Cisplatina, na luta contra Oribe e Rosas, na Guerra contra Aguirre e na Guerra do Paraguai.
08. O projeto expansionista de Solano Lopez, que pretendia transformar o Paraguai numa potência continental (Paraguai Maior), é uma das causas da Guerra do Paraguai. 
16. Recentemente, os países, outrora envolvidos nos conflitos platinos, uniram-se para formar o MERCOSUL, bloco que favorece o comércio na região.
32. Ao final da guerra, o Paraguai foi destruído e deixou de existir como Estado Independente. O seu território foi incorporado à província argentina de Entre Rios e às províncias brasileiras do Mato Grosso e Rio Grande. O conflito foi também, no Brasil, uma das causas da proclamação da República.


resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31




24. (Ufrn) No século XIX, após a Independência, o Brasil desenvolveu relações internacionais com outros países da América do Sul. Essas relações estão representadas no mapa que segue.
VICENTINO, Cláudio, DORIGO, Gianpaolo. "História para o ensino médio: história geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2001. p. 401. (Série Parâmetros)

O mapa se refere às
a) disputas e aos conflitos que expressam uma ação imperialista do Brasil, que inclui tentativas de anexação territorial.
b) relações econômicas do Brasil, sobretudo as exportações de café, cuja produção se concentrava no Vale do Paraíba.
c) tentativas do governo brasileiro de integrar o território nacional às regiões vizinhas, por meio de investimentos nos transportes fluviais.
d) ações de investimento integradas entre o governo brasileiro e o Barão de Mauá, procurando conter o avanço comercial dos ingleses.

resposta:[A]


25. (ENEM 2010) Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai.São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos
e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
 
DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre
a) a carência de fontes para pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.

d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.
 



 resposta: [D]
Resolução
Podemos elencar três grandes eixos historiográficos de explicações para a Guerra do Paraguai. No século XIX, o nacionalismo e o patriotismo marcavam as primeiras leituras sobre o conflito, em que se enaltecia a vitória da Tríplice Aliança sobre o Paraguai. No século XX, o marxismo incentivou uma leitura crítica da atuação do
Imperialismo Britânico na América Platina, segundo o qual a Inglaterra foi a principal motivadora do conflito, por estar interessada na destruição do Paraguai. Recentemente, o revisionismo historiográfico buscou, por meio de documentos, questionar as explicações anteriores. Cartas diplomáticas e dados econômicos, há pouco tempo levantados, são utilizados como elementos para questionar a motivação inglesa no início do conflito.


Comentário:
A Banca da Prova foi infeliz na escolha do vocabulário para a alternativa. As explicações para a guerra, em seus respectivos contextos históricos, foram, sim, convincentes. A História não se constitui num corpo de conhecimento cristalizado; a discussão historiográfica contribui para a constante renovação do conhecimento sobre o passado.


 



26. (Puc-mg) Observe atentamente o mapa a seguir de fins de 1880:
O mapa dado retrata:
a) os territórios conquistados pelo Chile durante a Guerra do Pacífico, também conhecida como a Guerra do Salitre.
b) as áreas cedidas à Inglaterra, potência imperialista na América Latina durante o século XIX, para exploração de cobre, nitrato, salitre e guano.
c) os territórios do Peru, Bolívia e Chile disputados pelos franceses e ingleses, interessados nas reservas carboníferas e minerais da região.
d) os pontos estratégicos reivindicados pelos Estado Unidos, na área do Pacífico, junto aos governos do Chile, Peru e Bolívia.
e) os últimos territórios sob o domínio espanhol libertados pelos bolivianos, peruanos e chilenos em fins do século XIX.

resposta:[A]

Nenhum comentário:

Postar um comentário