domingo, 2 de setembro de 2012

Confira a correção da avaliação de História (2ª chamada/1º ano)



Confira a correção da avaliação de História
Segunda chamada do terceiro bimestre
HISTÓRIA
Primeiro ano
 
1. (UFJF) "(...) ponderando-se o acharem-se hoje as Vilas dessa Capitania tão numerosas como se acham, e que sendo uma grande parte das famílias dos seus moradores de limpo nascimento, era justo que somente as pessoas que tiverem essa qualidade andassem na governança delas..." "Ordem Régia" (Para Câmara de Vila Rica-MG), 27 de janeiro de 1726. "A Câmara e a Misericórdia podem ser descritas, apenas com um ligeiro exagero, como os pilares gêmeos da sociedade colonial desde Maranhão até Macau."
BOXER, C. R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 267.

O mais significativo órgão político-administrativo implantado por Portugal nas vilas coloniais da América Portuguesa era a Câmara Municipal. Baseando-se nas citações apresentadas, responda com suas próprias palavras:
a) Qual era a origem social daqueles que ocupavam os cargos nas Câmaras Municipais?


b) Cite três funções das Câmaras Municipais nas principais vilas coloniais.




resposta:
 a) Aqueles que ocupavam cargos nas Câmaras Municipais no Brasil Colônia eram os membros da Elite Colonial, proprietários de terras e escravos, conhecidos como homens bons que compunham uma aristocracia na Colônia.
    b) As principais funções das Câmaras Municipais estavam ligadas a administração das Vilas, a arrecadação dos tributos e a justiça em primeira instância.


2. (FEI) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:
a) livre comércio e isenção de taxas;
b) mão-de-obra assalariada e monocultura;
c) pequena propriedade e exportação;
d) senhores e escravos;
e) comércio e lavoura.



resposta:[D]

3. (UFPR) "O engenho de açúcar era uma verdadeira empresa capitalista, mas era ao mesmo tempo uma comunidade patriarcal que, para suas necessidades mais vitais, vivia em regime de economia fechada."
(MAURO, Frédéric. HISTÓRIA DO BRASIL. São Paulo, DIFEL, 1974.)

A lavoura canavieira desempenhou papel fundamental na economia do Brasil colonial, exercendo forte influência nas condições de vida e na organização social. Quais os componentes que caracterizam a sociedade colonial brasileira durante o predomínio da economia canavieira?




resposta:
 A  Sociedade colonial açucareira era caracterizada pela ausência de mobilidade social, portanto estamental. Além disso, destaca-se seu caráter oligárquico/aristocrático, onde uma elite rural exerce pleno poder sobre os demais grupos sociais. Vale ressaltar o caráter patriarcal desta sociedade, herança que persiste no Brasil até hoje.




4. (Puc-mg) A família patriarcal foi o modelo de organização social do Brasil Colônia. Sobre ela, é correto afirmar, EXCETO:
a) A esposa deveria acatar as ordens do marido, administrar a casa e educar cristãmente os filhos.
b) O senhor poderia se servir sexualmente das escravas, consideradas "território do prazer".
c) O primogênito dividia o poder com o pai, pois aos homens cabiam as posições de mando.
d) As filhas eram educadas para reproduzir o papel da mãe como esposas servis e submissas.
e) A autoridade suprema era a do pai, a quem todos deviam respeito, obediência e subordinação.





resposta:[C]
Ao filho primogênito cabia o direito da herança, entretanto não dividia com o pai o comando da família patriarcal enquanto este ainda estivesse vivo.


5. (UFRS) Considere as seguintes afirmações, referentes à atuação do Tribunal do Santo Ofício no Brasil colonial.
I - O principal tribunal inquisitorial atuante no Brasil estava sediado no Rio de Janeiro, por ser essa cidade a capital do vice-reino.
II - Entre os principais delitos punidos pelo Tribunal, estavam as práticas judaizantes, além da feitiçaria, da heresia e da bigamia.
III - A Inquisição portuguesa agia através das denominadas "visitações", que atingiram diversas regiões brasileiras, como a Bahia, Pernambuco e Grão-Pará.

Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.



resposta:[D] 
Representantes do Tribunal do Santo Oficio ou Tribunal da Inquisição estiveram em Pernambuco, Bahia, no sul da colônia e no Pará. A repressão inquisitorial controlava diversos crimes: práticas judaizantes dos chamados cristãos-novos, práticas religiosas luteranas e islâmicas, blasfêmias e quebra de preceitos religiosos, feitiçaria, bruxaria, costumes gentílicos (andar nu e pintar o corpo à moda dos indígenas), além das práticas da chamada sexualidade ilícita (homossexualidade, bigamia, adultério, sexo voltado para o prazer carnal, masturbação, etc.). As punições iam desde flagelações públicas, passando por multas, prisões, degredo, indo à condenação à morte na fogueira santa na Europa. As denúncia e delações eram bastante comuns nesse período.


Questões extras

1. (Unicamp) Observe a figura abaixo de Pedro Berruguete, do final do século XV, retratando um auto-de-fé.
Fonte: Francisco Bethencourt, História das Inquisições, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994. 

Caracterize a atuação da Inquisição no Brasil colonial.






resposta: 
No Brasil a atuação da Inquisição limitou-se a prisões e confisco dos bens dos acusados que eram enviados para Lisboa. Os jesuítas solicitavam ocasionalmente a presença de inquisitores para investigar cristãos novos, luteranos e hereges.


2. (Unicamp) Durante o período colonial brasileiro, as mulheres viviam trancadas em casa. No Império, podiam ser vistas nas ruas desde que acompanhadas por seus pais ou maridos. No século XX, entretanto, as mulheres começaram a romper o círculo fechado em que estavam confinadas.
a) Defina e explique o sistema de família que vigorou no período colonial e imperial.


b) Que condições explicam a possibilidade de uma maior liberdade para as mulheres no século XX?



resposta:


a) O sistema de família que vigorou no período colonial e imperial foi o paternalista, no qual o homem era o "chefe" da família e a mulher era submissa à ele.

b) No século XX as mulheres mudaram de concepção e partiram para o mercado de trabalho, criando assim uma nova visão da mulher, com uma postura bem mais liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário