quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Confira a correção da prova de História Geral (Segundo Ano)

Confira a correção da prova de História Geral - Segundo ano 

1. (Ufg) 
Ano
Número de empresas
Capital
(contos)
Produção
(contos)
Força motriz
Número de operários
1907
3258
653555
731292
109284
149018
1920
13336
1815156
2959176
310424
275512
SILVA, Sérgio. “Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil”. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976. p. 73

A tabela apresentada foi construída com base no censo industrial de 1907 e no recenseamento de 1920. Considerando os dados nela constantes, explique a relação existente entre a Primeira Guerra Mundial e o fenômeno observado na evolução do número de empresas e o de operários entre 1907 e 1920.

resposta:
Estímulo à produção nacional de bens não duráveis como têxteis e alimentos, promovendo empregos urbanos.

2. (Fuvest)
" (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das 'zonas de influência do capital financeiro', etc. ...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste 'saque' faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque".
(LENIN, Vladimir I. "O imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985. p.9-11.)
A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique:
a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra.
b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo.


resposta:
a) Durante o século XIX os países industrializados europeus, foram em busca de colônias para suprir sua necessidades de matérias primas, mão-de-obra, mercado consumidor e áreas para investimentos, e por conta disso, surgiu disputas por essas áreas dando origem á Primeira Guerra Mundial.
b) A Rússia enfrentava uma grande crise por conta da guerra e da insatisfação da população perante o governo. As derrotas para a Alemanha aceleraram a radicalização da política e o início das lutas internas.



3. (Uerj) Observe atentamente a tabela:


a) De acordo com as informações contidas na tabela, indique o fato histórico  que motivou a alteração radical na posição econômica dos Estados  Unidos.
b) Dá-se o nome de imperialismo à nova fase do capitalismo. Essa fase  baseia-se na existência dos monopólios, no domínio do capital financeiro,  na exportação de capitais excedentes para as áreas periféricas e na  disputa entre os países pelo domínio de colônias e zonas de influência.
Explique dois desdobramentos da política imperialista no início do século  XX, no que diz respeito às políticas de aliança entre os países europeus  e às disputas territoriais.


resposta:
a) Primeira Grande Guerra Mundial.
b) Modificaram-se os equilíbrios entre as nações vitoriosas. A Inglaterra perdeu a hegemonia sobre  a economia mundial, e os EUA, através de investimentos maciços na América Central, no Caribe  e na América do Sul, transformaram essas áreas em economias dependentes. O mesmo ocorreu  com relação à Europa, onde a economia americana, através do seu setor financeiro, tomou o  lugar da Inglaterra.

 
4. (Fuvest) Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de povos estatais e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação."
(Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)

A alternativa mais condizente com o texto é:
a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitando as tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impérios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.
c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabeleceram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação característico da Idade Média.
d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primeira Guerra terem tido algumas características arbitrárias em relação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desenvolvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a integração entre as minorias e as maiorias nacionais.
e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiram satisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturbou a convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados das revoluções comunistas.



resposta:[A]

Questões extras
 
1. (UFPR) No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.


resposta:
A política de blocos militares antagônicos e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
 
(Unesp) Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.


resposta:
Ela foi assim chamada pois envolveu vários países de três continentes e no conflito foram utilizados armamentos inovadores como aviões, tanques e submarinos.Países que integraram a Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário