sábado, 11 de agosto de 2012

Confira a correção da prova de História (Terceiro Ano)

Confira a correção da prova de História 
(Terceiro Ano)
Terceiro Bimestre 2012


1. (Unesp) Durante a República Velha, os "tenentes" apresentavam-se como salvadores, propondo solução para velhos problemas como a inflação, a alta do custo de vida, o "voto de cabresto", a corrupção e outros. Esclareça o que foi o "tenentismo" e assinale sua importância histórica.

resposta:
O Tenentismo foi um movimento surgido no Exército brasileiro durante a década de 1920 que contava com a participação de jovens oficiais de baixa patente, na maioria tenentes que defendiam uma plataforma modernizante para o país, uma modernização conservadora, é bem verdade, mudanças "de cima para baixo", pregando a austeridade e moralização da política nacional e a industrialização como saída. Eles eram adeptos da doutrina politivista, muito apreciada na Escola Militar. O referido movimento foi determinante para o desgaste do regime oligarquico sob o controle dos grandes cafeicultores do Sudeste.


2. (Uel 2012)  Leia o texto a seguir.

Alguns itens da lista de assuntos censurados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) aos jornalistas em 1943: “Nenhuma fotografia da Rússia; Nada sobre a tragédia de Alegrete: um indivíduo assassinou a esposa e 8 filhos; Nada sobre a União Nacional de Estudantes a não ser a nota oficial; Proibida a divulgação das aspirações das classes trabalhistas de Porto Alegre, enviadas ao chefe do governo; Proibida a reprodução do artigo do sr. Macedo Soares sobre o problema da produção leiteira. Nada sobre o leite, completamente nada; Sobre o peixe deteriorado, só nota da polícia; Nenhum anúncio ou polêmica em torno do livro “Stalin”; Nada sobre as dívidas externas; Nada sobre uma granada que explodiu na Vila Militar, matando um tenente e vários soldados; Nada contra a Espanha; Proibidas quaisquer alusões ao regime brasileiro anterior a 10 de novembro de 1937, sem prejuízo de referências à democracia, pois o regime atual é também uma democracia; Nada assinado por Oswald de Andrade”.

(Depoimento do jornalista Hermínio Sacchetta ao repórter Noé Gertel para a Folha de São Paulo em 1979. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2011.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, explique o papel desempenhado pelo DIP durante o Estado Novo.
 
 resposta:
 O candidato deve identificar o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) criado em 1939 como estratégia política do governo Getúlio Vargas para controlar, centralizar, orientar e coordenar a propaganda oficial, os materiais didáticos, os meios de comunicação em geral (a imprensa, a literatura, o teatro, o cinema, o esporte, a recreação, a radiodifusão), no sentido de buscar construir uma concordância ou mesmo edificação do sistema político e da figura de Getúlio Vargas. O candidato deve analisar o trecho de documento histórico, relacionando, comparando e interpretando, em especial, criticando o uso dos canais de comunicação pública e/ou de materiais didáticos para intervenção político-cultural (a criação e uso do Departamento de Imprensa e Propaganda para disseminar objetivos governamentais; censura à imprensa como estratégia política). O candidato pode relacionar passado e presente (articulação com instrumentos atuais como a imprensa para divulgação de certa ideia; citar outros exemplos de censura; citar outros exemplos de edificação de personagem; citar outros exemplos de material didático “ideológico”). 


3. (Unesp 2011)  A década de 1930 no Brasil é normalmente associada ao varguismo. Além da liderança de Getúlio Vargas, o período também apresentou forte radicalização política. Como podemos associar tal fenômeno ao panorama internacional de então? Cite dois exemplos de agrupamentos políticos radicais atuantes no Brasil dos anos 30 e algumas de suas principais propostas.
  
resposta:
 A conjuntura internacional do período entre-guerras (1919-38) foi marcada pelo confronto entre as correntes do nazifascismo e dos regimes liberais consolidados e comunistas em ascensão. Essa radicalização resultou na Segunda Guerra Mundial.
No Brasil de Vargas, tal radicalização teve na articulação da Ação Integralista Brasileira e da Aliança Nacional Libertadora suas principais expressões. Ambas alicerçadas em doutrinas europeias e com propostas de cunho nacionalista, divergiam, contudo, nos seguintes aspectos relevantes:
Os integralistas defendiam o Estado corporativo conservador e autoritário, antiesquerdista na linha de umaversão brasileira de partido fascista.
A ANL, como frente democrática com espaço para os comunistas, propugnava o governo popular legitimamente eleito, a reforma agrária e o anti-imperialismo.


4. (Ufpr 2011)  Criada em 1932, a Carteira de Trabalho foi durante décadas o principal documento para os brasileiros. Até 1980, a carteira ainda trazia inscrita a seguinte apresentação, assinada por Alexandre Marcondes Filho, Ministro do Governo Vargas:

            “A carteira de trabalho, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou se ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.”

Associe o teor desse documento com o ideário político da época em que foi produzido.
 
resposta:
 No início dos anos 30 estava em formação o modelo populista, caracterizado pelo fortalecimento do Estado e de sua ação sobre a vida socioeconômica do país. Uma de suas características foi a importância dada a “política trabalhista”, a partir da qual os trabalhadores urbanos receberam alguns direitos, porém, foram submetidos a intenso controle por parte do governo,como pode-se perceber pelo documento apresentado, que é um alerta ao empresariado e uma discreta ameaça ao trabalhador. 
5. (Cesgranrio 2011)  As cascas de banana da caricatura, que fariam escorregar e cair os candidatos ao Palácio do Catete, ganharam sua maior expressão com o golpe de 1937, que implantou o Estado Novo. Esse golpe possibilitou, após sete anos, a permanência de Getúlio Vargas no poder, consolidando uma ditadura que somente teve fim em 1945.

 Nessa perspectiva,
a) cite duas medidas tomadas pelo governo do Estado Novo, explicando de que forma reforçaram a centralização política do período.

b) relacione as medidas tomadas por Getúlio Vargas para incentivar o desenvolvimento brasileiro à ascensão das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro no cenário nacional. 

resposta:
 
 a) Após o golpe de novembro de 1937, Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso nacional e centralizou as atribuições do Legislativo. O governo proibiu a existência de partidos políticos e passou a exercer a censura sobre os meios de comunicação.

b) Vargas aprofundou a política industrialista, baseada num discurso nacionalista, e nessa época instalou no país a Companhia Siderúrgica Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo os polos industriais mais próximos.  

Questão extra
 1. (G1 - ifsp 2011)  Pai dos Pobres” e ” Mãe dos Ricos “ foram atributos concedidos ao presidente
a) Juscelino Kubitscheck, que com seu ambicioso Plano de Metas construiu Brasília, rodovias, abriu as portas do país ao capital estrangeiro, assegurando trabalho para os pobres e vida farta e confortável para os ricos.  
b) Eurico Gaspar Dutra, que abriu o Brasil às importações estrangeiras, pois nossas reservas estavam altas, devido às exportações à época da Segunda Guerra Mundial. Foi chamado de “mãe dos ricos” pelas facilidades de acesso aos produtos estrangeiros que estes teriam e “ pai dos pobres” porque trouxe milhares de empregos na construção civil.  
c) Getúlio Vargas, pois foi o responsável pela primeira legislação trabalhista no Brasil. Transformou a “questão operária é caso de polícia“ (no dizer de Washington Luis) em “ questão operária é caso de política”. Essa legislação garantia inúmeros direitos aos trabalhadores e assegurava aos ricos um cenário sem greves e manifestações, em que os lucros fluíam naturalmente para os cofres de suas empresas, trazendo a paz social ao Brasil.  
d) Fernando Collor de Mello, que fez sua campanha presidencial em 1989 apresentando-se como o “caçador de marajás”. Dispunha-se a eliminar os altos salários de funcionários públicos (era assim, o “pai dos pobres”); como sofreu o impeachment em 1992, não realizou suas promessas e tornou-se então a “ mãe dos ricos”.  
e) Tancredo Neves, o primeiro presidente civil após 21 anos de governos militares. A expressão “pai dos pobres e mãe dos ricos”, significa, na verdade, o “ presidente de uma nação que em 1985 nascia" (daí as expressões pai e mãe) após os anos de chumbo.  
 
resposta:[C]

A questão apresenta duas características fundamentais do populismo, o industrialismo e o nacionalismo. A industrialização do país ganhou impulso ao se aproveitar da crise internacional que, se por um lado reduziu os espaços internacionais para o café, por outro abriu possibilidades de crescimento industrial, na medida em que a capacidade das potências se reduziu. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário