terça-feira, 17 de julho de 2012

O centenário do clássico “Fla-Flu”


Saiba mais sobre o Centenário do “Fla-Flu”
 


O De Lá Pra Cá desta semana destaca um dos maiores clássicos do futebol mundial, que está completando um século: o Fla-Flu. São 100 anos de história, rivalidade, emoções, títulos e muita discussão apaixonada.

Foi no dia 7 de julho de 1912, no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, que aconteceu o primeiro Fla-Flu da História. O jogo foi assistido por 800  pessoas - público considerado muito bom para a época, uma vez que o remo e o turfe eram os esportes prediletos dos cariocas. A partida terminou com a vitória do Fluminense: 3 a 2, com direito a gol no finalzinho do jogo.

Mas a primeira vitória do Flamengo não demorou. Veio em 27 de outubro de 1912, no mesmo estádio, num jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca: 4 a 0 para o rubro-negro. O termo Fla-Flu só apareceu muito tempo depois. E foi imortalizado em 1933 pelo jornalista Mário Filho, um dos maiores cronistas esportivos do país e que mais tarde daria nome ao Maracanã, o maior estádio do mundo. Mario Filho é o inventor da expressão "Fla-Flu, o clássico das multidões". E foi o irmão dele, o também jornalista Nelson Rodrigues, um tricolor pra lá de passional, o autor de uma outra frase muito famosa, que exprime toda a emoção dessa rivalidade: "O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada." Para  contar a história e as histórias do Fla-Flu, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com a crítica teatral e filha do primeiro goleiro da seleção, Bárbara Heliodora, o pesquisador de futebol Alexandre Magno, o jornalista e autor do livro FlaxFlu, o jogo do século, Roberto Assaf e o capitão da seleção de 1970 e ex-jogador do Fluminense, Carlos Alberto Torres.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário