domingo, 1 de julho de 2012

Corrção das questões de História do vestibular UFTM 2012


Confira a correção do vestibular UFTM 2012
Questões de História

Questão 34
Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.

Eu sou o rei que transcende entre os reis,
Minhas palavras são escolhidas,
Minha inteligência não tem rival.
(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)

O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer.
(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

A partir dos textos, pode-se afirmar que
(A) os fundamentos do poder político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.
(B) a democracia, segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.
(C) Hamurábi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.
(D) expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.
(E) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

resposta:[D] 

São apresentados no enunciado da questão dois fragmentos de discursos proferidos por líderes políticos da Antiguidade.
 Um dos textos é de Hamurábi, rei da Babilônia que se tornou célebre por conta da compilação do código de leis mais antigo que se tem registro, tecendo um comentário acerca das atribuições do governante. O outro fragmento é parte do discurso de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., comentando sobre a democracia na Grécia antigo. Portanto, é possível concluir que ambos abordam as diferentes concepções entre governantes e governados.


Questão 35
Imperador de Roma entre 253 e 260, Valeriano escreveu:
Não consideramos que os coloni [colonos] tenham a liberdade de abandonar a terra à qual estão presos por sua situação e nascimento. Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que aconteceu na história, 1973.)

A determinação imperial ocorreu
(A) por ocasião da abolição da escravatura e consequente desorganização gerada pela mudança do regime de trabalho.
(B) em um momento de crise do Império, quando a situação de arrendatários e camponeses deteriorou-se.
(C) em função das invasões dos povos que viviam fora do Império, o que propiciou a fuga dos colonos.
(D) em represália às atitudes dos cristãos, que condenavam os trabalhos forçados e promoviam revoltas.
(E) por conta do início da expansão do Império, que exigiu um grande exército e causou o despovoamento dos campos.
  
resposta:[B]
O trecho apresenta uma das características do chamado Baixo Império Romano, com o fim das guerras de conquista e a decadência do escravismo o que contribuiu para o surgimento do colonato.

Questão 36
[...] para satisfazer as faltas e necessidades dos da fortaleza, começaram a afluir diante da porta, junto da saída do castelo, negociantes, [...] mercadores de artigos custosos, em seguida taberneiros, depois hospedeiros para a alimentação e albergue dos que mantinham negócios com o senhor [...]. Os habitantes de tal maneira se agarraram ao local que em breve aí nasceu uma cidade importante.
(Jean Lelong, cronista do século XIII, apud Fernanda Espinosa. Antologia de textos históricos medievais, 1972.)

O texto refere-se
(A) às transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do século XI, quando as atividades comerciais intensificaram-se.
(B) ao processo de criação das corporações de ofícios, com suas regras e rituais específicos para cada profissão.
(C) à crescente insegurança que marcou o período medieval, razão pela qual se procurava viver em torno de fortificações.
(D) à baixa produção dos feudos, que dependiam de fornecedores externos para assegurar a sobrevivência de seus moradores.
(E) às lutas entre senhores feudais e senhores urbanos pelo controle da produção agrícola, principal fonte de impostos.


resposta:[A]



Questão 37
Os homens ilustrados da nossa época não podem deixar de aqui enxergar o fator histórico predominante da revolução de independência sul-americana, inspirada e movida, de maneira assaz evidente, pelos interesses da população crioula [descendentes de espanhóis nascidos na América] e, ainda, da espanhola, muito mais do que pelos interesses da população indígena. Analisada, no contexto da história mundial, a independência sul-americana apresenta-se ditada pelas necessidades do desenvolvimento da civilização ocidental ou, mais exatamente, capitalista.
(José Carlos Mariátegui. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana, 1975.)

A partir do texto, infere-se que
(A) o movimento de independência da América do Sul foi resultado das lutas internas que opuseram indígenas e brancos.
(B) a independência abalou o domínio da população crioula, que não mais contava com a proteção da metrópole europeia.
(C) os interesses dos índios da América só foram respeitados após a independência, quando foram reconhecidos como civilizados.
(D) a noção de igualdade entre nações e povos levou ao reconhecimento do direito à independência das áreas coloniais.
(E) o fim dos domínios espanhol e português na América do Sul estava em consonância com as necessidades do capital industrial.


resposta:[E] 

Questão 38
Leia o trecho, escrito por uma operária inglesa, que trabalhou durante a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, em uma fábrica de munição, e observe o cartaz produzido nos EUA por J. Howard Miller, durante a Segunda Guerra Mundial, 1939-1945.

Não sei dizer quanto as outras ganhavam na fábrica de bombas, mas sei que eles pagavam apenas 25 centavos por semana a cada moça para enchê-las, o que não era muito. Aliás, não dava para viver com esse dinheiro, pois precisávamos comer e não ganhávamos refeições. Mas, quando elas entraram em greve, o salário aumentou uns 5 ou 6 centavos por semana, e foi criado um sistema de bonificação.
(Mary Brough-Robertson apud Max de Arthur. Vozes esquecidas da 1.ª Guerra Mundial, 2011.)
 
We can do it! Nós podemos fazer!
(www.history.com)

Os documentos permitem afirmar:
(A) graças ao feminismo, que se tornou uma força social, as mulheres conquistaram igualdade de direitos no mercado de  trabalho.
(B) as guerras mundiais travadas na primeira metade do século XX
exigiram a mobilização de toda a sociedade no esforço para  vencer os inimigos.
(C) as tentativas de se valer do trabalho feminino foram improdutivas, pois as mulheres não se adaptaram ao rigor do ritmo  fabril.
(D) os modernos armamentos industriais, graças a sua precisão,  protegem a população civil dos enfrentamentos bélicos.
(E) a produção industrial do período era pouco especializada,  uma vez que ainda comportava o trabalho feminino.


 resposta:[B] 


Questão 39
Observe o mapa.



O mapa faz alusão
(A) ao Tratado de Madri, que dividiu as terras americanas entre Portugal e Espanha, colocando fim a décadas de disputas.
(B) à estratégia imaginada pelos portugueses para enfrentar o avanço dos franceses sobre suas terras na América.
(C) ao Tratado de Tordesilhas e ao sistema de capitanias, doação hereditária feita pela Coroa a colonos portugueses.
(D) à ação de Martim Afonso de Souza, encarregado de iniciar a colonização efetiva das terras brasileiras.
(E) ao sistema de sesmarias, utilizado pelos portugueses para garantir a posse da terra contra ameaças estrangeiras. 

resposta:[C]

Questão 40
Leia os dois excertos relativos aos quilombos, uma das formas de resistência à escravidão.
Folga nego,
branco não vem cá.
Se vier,
o diabo há de levar.
(Folclore alagoano)

[Creia Vossa Alteza] não está menos perigoso este estado [de Pernambuco], com o atrevimento destes negros, do que esteve com os holandeses, porque os moradores, nas suas mesmas casas e engenhos, têm os inimigos que os podem conquistar.
(Carta de 1671, enviada ao Rei de Portugal pelo governador Fernão Coutinho apud Antonio Mendes Júnior et al. Brasil História, 1976.)

Da leitura dos excertos conclui-se que
(A) o segundo texto contradiz as afirmações do primeiro.
(B) o governador preocupa-se mais com a ameaça holandesa.
(C) o negro sentia-se ameaçado, mesmo nos quilombos.
(D) o registro do folclore justifica os temores do governador.
(E) os textos confirmam o caráter esporádico da fuga dos escravos.

 resposta:[D]


Questão 41
No Brasil, os anos que se seguiram à Independência foram marcados por crises políticas e revoltas em várias províncias. A situação ganhou novos rumos com o Golpe da Maioridade, que pode ser caracterizado como
(A) o movimento que afastou D. Pedro I e deu início ao Período Regencial.
(B) a luta entre monarquistas e republicanos, que marcou o Primeiro Reinado.
(C) a manobra do Partido Liberal, que antecipou a coroação de D. Pedro II.
(D) a reação conservadora, que restringia o poder das assembleias provinciais.
(E) a ação de Feijó que, com apoio da Guarda Nacional, instituiu a Regência Una.

 resposta:[C]

Questão 42

Observe a tabela.
 

Os dados sobre preços e salários no período de 1913 a 1920 permitem concluir que
(A) a presença da inflação foi um elemento constante, que corroeu o poder de compra dos assalariados.
(B) o valor real dos salários foi preservado e conheceu ganhos reais na maior parte do período.
(C) a Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, teve efeito positivo sobre os ganhos dos trabalhadores.
(D) o período foi marcado por estabilidade nos preços dos alimentos, o que não ocorreu em relação aos aluguéis.
(E) a variação salarial permite afirmar que as condições de vida dos trabalhadores mantiveram-se inalteradas.

 resposta:[A]

Questão 43
A palavra de ordem do movimento queremista, articulado em 1945, era: Nós queremos Getúlio. Sobre o queremismo, é correto afirmar que
(A) se tratou de um movimento popular, nascido nas fábricas do ABC paulista.
(B) foi organizado por intelectuais e propunha a continuação de Vargas na presidência.
(C) resultou da união dos maiores partidos políticos, que temiam as eleições livres.
(D) nasceu nas Forças Armadas, assustadas com a popularidade de Luis Carlos Prestes.
(E) foi articulado a partir do Palácio do Catete, numa tentativa de manter Vargas no poder.

 resposta:[E]

Questão 44
Leia o excerto da canção escrita por Heitor Carillo Este é um país que vai pra frente, que integrava o álbum do grupo Os incríveis, lançado em 1976.
Este é um país que vai pra frente
Rô Rô Rô Rô Rô
De uma gente amiga e tão contente
Rô Rô Rô Rô Rô
Este é um país que vai pra frente
De um povo unido, de grande valor
É um país que canta, trabalha e se agiganta
É o Brasil de nosso amor!

O excerto
(A) espelha o otimismo então vivido, fruto da política desenvolvimentista cuja divisa era cinquenta anos em cinco.
(B) é um exemplo da produção ufanista, que inundou os meios de comunicação de massa durante o regime militar.
(C) pode ser entendido como uma forma de protesto contra a concentração de renda, que excluía os mais pobres do mercado.
(D) tornou-se um hino dos grupos que lutavam pela volta das liberdades individuais e democráticas.
(E) foi uma resposta às críticas de organismos internacionais, como o FMI, que culpavam os brasileiros pela dívida externa.

 resposta:[B]

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