Simulado Notrevest 2013
HISTÓRIA
Terceiro ano
31. (Enem 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de
a) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.
32. (FUVEST 2013) A economia das possessões coloniais portuguesas na América foi marcada por mercadorias que, uma vez exportadas para outras regiões do mundo, podiam alcançar alto valor e garantir, aos envolvidos em seu comércio, grandes lucros. Além do açúcar, explorado desde meados do século XVI, e do ouro, extraído regularmente desde fins do XVII, merecem destaque, como elementos de exportação presentes nessa economia:
a) tabaco, algodão e derivados da pecuária.
b) ferro, sal e tecidos.
c) escravos indígenas, arroz e diamantes.
d) animais exóticos, cacau e embarcações.
e) drogas do sertão, frutos do mar e cordoaria.
33. (UFSCAR) O português no Brasil teve de mudar quase radicalmente o seu sistema de alimentação, cuja base se deslocou, com sensível déficit, do trigo para a mandioca; e o seu sistema de lavoura, que as condições físicas e químicas de solo, tanto quanto as de temperatura ou de clima, não permitiam fosse o mesmo doce trabalho das terras portuguesas. A esse respeito o colonizador inglês dos Estados Unidos levou sobre o português do Brasil decidida vantagem, ali encontrando condições de vida física e fontes de nutrição semelhantes as da mãe-pátria.
(Gilberto Freire. Casa-grande & senzala, 1933.)
Segundo o texto, o autor:
a) prefere as condições naturais oferecidas pela Europa.
b) atribui importância as trocas culturais entre a Europa e a América do Sul.
c) valoriza os elementos geográficos das terras brasileiras.
d) defende a cultura indígena norte-americana como mais original.
e) acredita que o português teve mais vantagens que o inglês diante da adversidade geográfica americana.
34. (Fuvest)
Este quadro, pintado por Franz Post por volta de 1660, pode ser corretamente relacionado
a) à iniciativa pioneira dos holandeses de construção dos primeiros engenhos no Nordeste.
b) à riqueza do açúcar, alvo principal do interesse dos holandeses no Nordeste.
c) à condição especial dispensada pelos holandeses aos escravos africanos.
d) ao início da exportação do açúcar para a Europa por determinação de Maurício de Nassau.
e) ao incentivo à vinda de holandeses para a constituição de pequenas propriedades rurais.
Gabarito:
Resposta da questão 31: [A]
O sistema colonial desenvolvido durante a Idade Moderna enquadra-se no processo de expansão do comércio, responsável por fortalecer o Estado absolutista e possibilitou o enriquecimento da camada burguesa. Todo o processo de exploração colonial tinha como objetivo gerar riqueza, acumulada segundo a visão mercantilista de economia.
Resposta da questão 32: [A]
A questão trata a economia colonial brasileira de um modo diferente da visãotradicional de “ciclos econômicos”, ressaltando que além do açúcar e de ouro, havia mercadorias de destaque nas exportações brasileiras, como o tabaco e algodão, nas regiões norte e nordeste, e os derivados da pecuária nas, regiões sul e nordeste
Resposta da questão 33: [A]
No texto de Gilberto Freyre, extraído da obra Casa-grande & Senzala, observa-se que o autor prefere as condições naturais oferecidas pela Europa.
Resposta da questão 34: [B]
O quadro do pintor Franz Post, que esteve no Brasil durante o administração de Maurício de Nassau no território ocupado pelos holandeses no Nordeste, mostra as instalações de um engenho de produção açucareira demonstrando o interesse da Holanda ao organização a invasão e a posterior ocupação das principais áreas produtoras de açúcar do mundo na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário