segunda-feira, 23 de agosto de 2010

As civilizações clássicas - A civilização grega

Terceiro Ano - CNDL
Colégio Notre Dame de Lourdes
Terceiro Bimestre
Coleção Pitágoras
As civilizações clássicas - A civilização grega

Atividades

1. Explique de que forma ocorreu a organização social da civilização grega.
A civilização grega organizou-se através da fusão de diferentes povos de origem indo-europeia que se estabeleceram na Península Balcânica, a partir de 2000 a.C., como os aqueus, jônios, eólios e dórios.
2. Analise a importância das obras de Homero para o estudo da civilização grega.
Por meio das obras de Homero, Ilíada e Odisseia, é possível compreender os aspectos da civilização grega do período que se estende da invasão dos dórios (séc. XII a.C.) ao processo de desagregação dos genos (séc. VIII a.C.).


3. Apresente os fatores responsáveis pela destruição do sistema gentílico e seus desdobramentos para a sociedade grega.
O crescimento demográfico da população dos genos; a disputa pelas terras cultiváveis.
A diluição do poder e autoridade do pater entre seus descendentes, os eupátridas; a instituição da propriedade privada; a prática das relações escravistas.
4. Construa um conceito para o termo Polis.
Segundo os gregos, corresponde à cidade que usufrui de autonomia política e administrativa (cidade-estado).

5. Explique o que contribuiu para a expansão da economia grega no período Arcaico.
Nesse período, as polis gregas, como Atenas, Corinto, Megane e Eubeia, promoveram a expansão colonialista sobre as regiões da Ásia Menor e do Mediterrâneo, suprindo as necessidades agrícolas do território grego.


6. A partir de 506 a. C., várias reformas administrativas e políticas foram implementadas em Atenas. Tais reformas estabeleceram o que os historiadores denominam democracia escravista. Sobre essa democracia responda:


a) Que nome recebia o lugar reservado na polis para os debates públicos?
Eclésia.

b) O que significa, para os historiadores, o conceito de democracia escravista ateniense?
Uma democracia excludente e elitista controlada por uma minoria de elementos considerados cidadãos que exploravam a imensa maioria de trabalhadores destituídos de direitos políticos.



7. Estabeleça um paralelo entre a organização social de Atenas e de Esparta.
Esparta: sociedade de perfil militarista e voltada para atividades econômicas agrícolas. Constituía-se de espartanos (cidadãos); periecos (homens livres, mas destituídos de direitos políticos); hilotas (servos do Estado).

Atenas: sociedade de perfil cultural e artístico mais desenvolvido e voltada para as atividades econômicas marítimas e mercantis. Constituia-se de eupátridas (cidadãos); metecos (estrangeiros e destituídos de direitos políticos) e escravos.


8. Analise a importância do governo de Péricles para a sociedade ateniense.
O governo de Péricles possibilitou o aperfeiçoamento da democracia ateniense; promoveu obras públicas para o embelezamento da cidade além de se destacar por um notável progresso no campo artístico e literário.

9. Apresente os fatores responsáveis pela desagregação da Civilização Grega.
A Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, líder da Liga de Delos, e Esparta, líder da Liga do Peloponeso, responsável pelo enfraquecimento da cidades-estado; a invasão de Felipe II, rei da Macedônia sobre o território grego.
10. Identifique e Explique a importância do fenômeno cultural desenvolvido a partir do Império de Alexandre Magno.
Helenismo. O helenismo correspondeu à tentativa de Alexandre Magno ao promover a fusão dos valores da cultura grega com os valores da cultura oriental.
11. Analise a importância da cultura grega para os fundamentos da civilização moderna.

Os fundamentos da civilização moderna foram fortemente influenciados pelos valores racionalistas da cultura grega. Dos gregos a civilização moderna também herdou as concepções artísticas e os valores literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário