quinta-feira, 17 de abril de 2014

Roteiro de estudos: Revolução Russa

Roteiro de estudos: Revolução Russa

REVOLUÇÃO RUSSA


More PowerPoint presentations from Edenilson

Lista de questões - História Geral
Revolução Russa

1. (Unicamp 2012) A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado  que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais  que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo.
(Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.)

a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época.
b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917.

resposta da questão 1:
a) As derrotas militares sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial causaram enormes perdas humanas e prejuízo material, contribuindo para agravar a situação de crise econômica, revolta social e desgaste político do regime czarista. Tal cenário está relacionado ao avanço da oposição (notadamente dos socialistas) e ao desenvolvimento das revoluções russas de 1917.

b) Entre os princípios da Revolução de Outubro de 1917, destacam-se os fundamentos bolcheviques sustentados por Lênin em suas “Teses de Abril”, resumidas no lema: “Paz, Pão e Terra”. Esses princípios socializantes consistiam na retirada imediata do país da I Guerra Mundial, na entrega do governo aos trabalhadores (sovietes), na reforma agrária e na nacionalização dos empreendimentos estrangeiros.

2. (Unesp) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército. 

(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.)

O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.



resposta da questão 2:[B]
Comentário da questão:
O manifesto conclama os operários e os soldados russos a assumirem o controle do governo revolucionário provisório. Tal posição era defendida pelos radicais bolcheviques.
Comentário: Deve-se, porém, ressaltar que tanto a data (fevereiro) quanto a posição do autor do manifesto,  que defende a escolha de representantes para o governo provisório, poderiam ser associadas à defesa da democratização do governo menchevique (como citado na alternativa D).


3. (Unicamp) Existem épocas em que os acontecimentos concentrados num curto período de tempo são imediatamente vistos como históricos. A Revolução Francesa e 1917 foram ocasiões desse tipo, e também 1989. Aqueles que acreditavam que a Revolução Russa havia sido a porta para o futuro da história mundial estavam errados. E quando sua hora chegou, todos se deram conta disso. Nem mesmo os mais frios ideólogos da guerra fria esperavam a desintegração quase sem resistência verificada em 1989.

(Adaptado de Eric Hobsbawm, “1989 — O que sobrou para os vitoriosos”. Folha de São Paulo, 12/11/1990, p. A-2.)

a) No contexto entre as duas guerras mundiais, quais seriam as razões para a Revolução Russa ter simbolizado uma porta para o futuro?
b) Identifique dois fatores que levaram à derrocada dos regimes socialistas da Europa após 1989.


Resposta da questão 3:
a) Na primeira metade do século XX, em meio às transformações na sociedade capitalista, o triunfo da revolução bolchevista na Rússia foi interpretado pelas esquerdas como a ruptura com o modelo calcado na propriedade privada dos meios de produção cuja crise culminaria em 1929. Na visão das esquerdas, o futuro apontava na direção do coletivismo.
b) A derrocada dos regimes socialistas do Leste Europeu estava associada:
— às dificuldades econômicas de um modelo centralizador que não conseguia suprir as necessidades da sociedade;
— à censura estatal que inviabilizava críticas e discussões em torno dos problemas socioeconômicos;
— à excessiva concentração de gastos estatais no setor militar;
— à corrupção em setores que controlavam a máquina burocrática;
— às pressões por reformas vindas de diversos setores da sociedade.



4. (Uerj) 

 
No mundo contemporâneo, países socialistas viveram situações de crise, contornadas por meio da promoção de reformas, como as mencionadas no texto.
Aponte um princípio comum à Nova Política Econômica e à Perestroika. Em seguida, indique o principal resultado de cada uma dessas políticas promovidas pelo governo soviético.

Objetivo: Identificar semelhanças entre os princípios da Nova Política Econômica, na década de 1920, e da Perestroika, na década de 1980, e os principais resultados dessas ações reformistas implementadas pelo governo da ex-URSS.

Resposta da questão 4:
Comentário da questão:

A implantação do regime socialista na Rússia, posteriormente URSS, ocasionou a necessidade de adequações nas relações de produção e de trabalho. Na década de 1920, a Nova Política Econômica (NPE) buscou resolver a situação de crise, causada pela guerra civil, por meio de concessões à iniciativa privada, salvaguardando o controle estatal nos setores considerados estratégicos. Na perspectiva do governo soviético, era a necessidade conjuntural de dar um passo atrás, em prol da consolidação das reformas socialistas, em médio prazo. Expectativa que, ao fim, surtiu os resultados esperados.
Na década de 1980, a estagnação de setores produtivos da ex-URSS levou o governo a um conjunto de reformas econômicas - a Perestroika -, pautadas na premissa da necessidade de uma reestruturação que, em linhas gerais, aliou concessões à iniciativa privada à manutenção do controle estatal, de forma similar ao realizado pela NPE. Diferentemente dos resultados dessa última, a Perestroika, acompanhada por reformas políticas - a Glasnost -, provocou como efeito o agravamento da crise, desta feita em proporções que ocasionaram o fim da URSS.


5. (Unesp 2010) A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.
(Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.)

A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial.
Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia.

resposta da questão 5:
Antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do czar Nicolau II e a tomada d poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro Estado socialista da História.




6. (Ufu) Interprete as imagens a seguir.
 

Essas imagens apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos "inimigos" do regime soviético. A respeito do stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta.
a) Stálin empreendeu um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror, massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do socialismo real e do marxismo ocidental.
b) No plano econômico, foram estabelecidos os chamados Planos Quinquenais, responsáveis pela implementação da reforma agrária com distribuição de pequenas propriedades aos camponeses e incentivo ao consumo de bens domésticos que promoveu a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores em relação ao mundo capitalista.
c) A segunda fotografia, ao retirar a figura de Trotsky, demonstra a tentativa de eliminar não só a presença deste líder dos documentos oficiais, mas a sua própria memória em relação à Revolução Russa, quando defendia que a revolução socialista deveria ser limitada ao território russo para depois estendê-la a outros países, na chamada política do socialismo em um só país.
d) A imagem de Stálin como o grande líder da revolução pode ser atestada pela sua postura diante dos trabalhadores na foto e pela técnica de adulteração de fotografias que retirou Trotsky da segunda imagem. Estas iniciativas foram também implementadas nos programas radiofônicos e na produção de filmes pelo governo de Stálin, a fim de justificar as suas medidas impopulares no chamado "comunismo de guerra".

resposta da questão 6:[A]
Comentário da questão:
Durante o governo de Josef Stálin (1924-1953) houve muita repressão política contra aqueles que discordavam do regime stalinista, essa repressão era manifestada através do cerceamento da liberdade de imprensa e de manifestações. Houve, ainda, expurgos e execuções de milhares de opositores. As perseguições políticas da cúpula stalista ocorreram das mais diversas formas. Trótski, maior adversário de Stálin, por exemplo, foi eliminado dos registros revolucionários, como na fotografia mostrada no enunciado da questão. Nota-se que a imagem foi posteriormente alterada e há a ausência de Trótski ao lado de Lênin, contrastando com a fotografia original ao lado.

7. (Uerj) 
 
Nos cartazes acima, identificam-se elementos fundamentais para a consolidação do socialismo na Rússia durante o período stalinista (1927-1953). Explique a importância do exército e do modelo de desenvolvimento industrial adotado para a chamada "segunda revolução russa", a partir de 1930.

resposta da questão 7:
A segunda revolução russa se apoiará militarmente no Exército Vermelho, responsável pela consolidação da autoridade política do regime Stalinista. Por sua vez, o modelo de desenvolvimento industrial planificado, priorizando os setores estratégicos da economia, permitirá a emergência da URSS como potência mundial.

8. (Ueg) Duas revoluções marcaram o mundo ocidental: a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a Revolução Russa, ocorrida em 1917. Sobre estas revoluções, é INCORRETO afirmar que, em ambas,
a) as nobrezas feudais recuperaram rapidamente o seu prestígio e poder político: na França, a restauração feudal ocorreu durante o governo de Napoleão Bonaparte; na Rússia, no governo de Stálin.
b) duas rainhas de origem alemã serviram como símbolo do descontentamento popular contra a Monarquia absolutista: a rainha Maria Antonieta, na França, e a rainha Alexandra, na Rússia.
c) fortes crises econômicas antecederam os processos revolucionários, encarecendo o preço dos alimentos e acirrando o descontentamento dos camponeses e das massas urbanas.
d) houve a execução dos monarcas e o aniquilamento dos regimes absolutistas: na França, com a decapitação do rei Luis XVI; na Rússia, com o fuzilamento do czar Nicolau II.


resposta:[A]
Comentário da questão:
A Revolução Francesa (1789-1799) eliminou os resquícios do feudalismo no território francês. E a servidão não foi restabelecida na Rússia, à época denominada União Soviética, durante o governo de Stálin (1924-1953).

9. (Uftpr) Em 1917, o governo czarista russo sofria a oposição de várias forças políticas, especialmente dos mencheviques e dos bolcheviques. Às dificuldades econômicas e resistências ao absolutismo dos Romanov somaram-se os efeitos da Primeira Guerra Mundial e as derrotas russas. Em fevereiro de 1917, o czar Nicolau II foi deposto com a revolução liberal liderada por Kerensky. 

Sobre o desenrolar da Revolução Russa e surgimento da U.R.S.S. é INCORRETO afirmar que:
a) o governo de Kerensky, ao manter a Rússia na Primeira Guerra, enfraqueceu-se, favorecendo seus opositores, liderados por Lênin, que defendia as "teses de abril", sintetizadas no slogan "paz, terra e pão".
b) em outubro (novembro no calendário gregoriano) de 1917, teve início a Revolução Socialista, liderada por Lênin, que fez o Tratado de Brest-Litovsk, que tirou a Rússia da Primeira Guerra.
c) a resistência nacional e internacional ao governo revolucionário socialista mergulhou a Rússia numa sangrenta guerra civil, contrapondo os "vermelhos" (revolucionários) contra os "brancos" (monarquistas, reacionários e imperialistas). Com a vitória dos seguidores de Lênin, o governo socialista implementou a NEP (Nova Política Econômica), ao mesmo tempo que era constituída a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S.).
d) a morte de Lênin, em 1924, abriu a disputa pelo poder soviético entre Stálin, favorável ao socialismo num só país e Trotsky, favorável à internacionalização da revolução.
e) Trotsky saiu vitorioso e implantou planos quinquenais de desenvolvimento, nos quais procurou-se a socialização total da economia, ampla burocratização da administração e a eliminação física dos opositores ao regime, entre eles, Stálin, assassinado em 1940, no México.


resposta da questão 10:[E]
Comentário da questão:
 Por meio de sucessivas manobras políticas, Stálin conseguiu destituir Trótski do cargo de comissário em 1925, e em 1927, Trótski foi expulso do partido comunista, mais tarde, em 1929, acabou sendo expulso da URSS. 
Stálin permaneceu no poder até a morte em 1953. Exilado, Trótski foi assassinado por um agente da polícia stalinista, no México, em 1940.



10. (Pucmg) Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.
b) Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.
c) Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da Europa.
d) Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.


resposta da questão 10:[D]

11. (FGV-2003) 
“Come ananás, mastiga perdiz. 
Teu dia está prestes, burguês” 

Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos. Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 82. 

“ Come Ananás... é um exemplo de poesia de luta. Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os marinheiros revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses versos. É fácil compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão martelado, à feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e convidava ao grito, ao canto.” 
Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 19. 

A poesia citada foi elaborada no contexto 
a) da resistência russa ao avanço das tropas de Napoleão no início do século XIX. 
b) dos ataques russos à cidade de Stalingrado, tomada pelos nazistas em 1942. 
c) dos grupos contrários a Mikhail Gorbatchov em 1991. 
d) da revolução socialista na Rússia, em 1917. 
e) da invasão russa ao Afeganistão, em 1979. 



 resposta da questão 11:[D] 
Comentário da questão:

O texto faz referência à segunda fase da Revolução Russa de 1917, quando os “marinheiros revoltados”, controlados pelos bolcheviques, investem contra o Palácio de Inverno de São Petersburgo, sede do governo liberal burguês chefiado por Kerensky. 
Obs.: Ananás é o mesmo que abacaxi (planta exótica somente acessível aos russos ricos - que também tinham condições de comer perdiz, uma ave considerada como uma iguaria refinada). O poema de Maiakóvski procura mostrar que está próximo (“prestes”) o dia em que as camadas populares insurgidas acertarão suas contas com a burguesia.



12. (Ufc) Em 2004, a União Européia incorporou vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação, bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas.
a) Qual o nome do modelo de sociedade implantado na União Soviética?
b) Qual era a referência teórico-ideológica desse modelo?
c) A partir de que momento histórico o modelo de estado soviético foi implantado na Europa? Como se deu essa implantação?
d) Apresente três das principais características desse modelo e cite dois países da Europa que o adotaram.



resposta da questão 12:
a) Socialismo.

b) A referência teórico-ideológico do socialismo era o marxismo-leninismo.

c) Foi implantado em vários países do leste e centro da Europa.A implantação do socialismo nesses países ocorreu após o fim do conflito, e em grande parte, foram impostas pela presença militar soviética.

d) Principais características: nacionalização,economia planificada e controlada pelo Estado,abolição do livre comércio entre outros.

13. (Puccamp)  Um dos acontecimentos mais significativos do século XX foi a Revolução Socialista na Rússia, em 1917, por colocar em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Com respeito ao desencadeamento do processo revolucionário, é CORRETO afirmar que:
a) a participação da Rússia, na Primeira Guerra Mundial, desencadeou uma série de greves e de revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos, provocando o início do movimento.
b) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário, por defenderem a implantação das Teses de Abril que consistiam, dentre outras exigências, na reforma agrária, na retirada do país da guerra e na entrega do poder aos sovietes.
c) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, chegando a ocupar o poder com a Revolução de Fevereiro de 1917, através de Alexander Kerenski.
d) Stalin, a partir de outubro de 1917, estabeleceu a tese de que era necessária a revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
e) o governo revolucionário de Stálin conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior, quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.



resposta da questão 13:[A]

14. (Ufrrj) Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloqüente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.

NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que
a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.



resposta da questão 14:[B]

15. (Ufv) A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Capitalismo, com os conseqüentes conflitos de interesses.
a) Cite duas condições existentes na Rússia czarista que contribuíram para a eclosão da Revolução de 1917.
b) O que eram os soviets e qual o seu papel no processo revolucionário?



resposta da questão 15:
a) o desenvolvimento econômico do país era extremamente lento; seu comércio e sua indústria encontravam-se nas mãos de estrangeiros e o grosso da produção era consumido pelo próprio Estado.

b) Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais.




16. (Uerj) 


http://www.apaginavermelha.hpg.ig.com.br 

Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stálin pertence ao povo inteiro. Stalin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista. Sokorine, militante do Partido Comunista da URSS, 1936. 
(Apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (org.) O século XX: o tempo das crises . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.) 

O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stalin dentro da URSS também é explicado pela:

a) eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trotski
b) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa
c) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego
d) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa


resposta da questão 16:[B]


17. (Unesp) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)

O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual
a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Qüinqüenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.



resposta da questão 17:[A]

18. (Unesp 2010)  Discorra sobre a experiência socialista iniciada na Europa no período entre as duas Guerras Mundiais.

resposta da questão 18:
 Ao final da Primeira Guerra Mundial iniciou-se a experiência socialista na URSS. A Revolução de 1917 consolidou-se nos anos seguintes, ao final da Guerra Civil em 1921 e com a implementação de medidas de reordenamento econômico no país, com a NEP e posteriormente com os Planos Quinquenais. O movimento socialista conheceu grande expansão na Europa e na América, com o crescimento de partidos comunistas e socialistas em diversos países, mas que não chegaram ao poder.
Os Estados socialistas do Leste Europeu somente se formaram ao final da Segunda Guerra, portanto, não devem ser considerados na questão.

19. (Ufrj 2009)  "Como a Revolução Francesa, em fins do século XVIII e começo do século XIX, as Revoluções Russas que levaram à fundação da URSS modificaram a face do mundo. Para muitos deram início ao século XX. Seja qual for nossa opinião a respeito, é inegável que imprimiram sua marca a um século que só terminou com o desaparecimento dos resultados criados por elas".
            (REIS FILHO, Daniel Aarão. "As revoluções russas". Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 37)

a) Identifique duas medidas adotadas pelos bolcheviques entre 1917 e a criação da União Soviética (1922).
b) Explique uma questão de ordem interna à União Soviética que contribuiu para o seu fim em 1991.

resposta da questão 19:
a) O candidato poderá indicar, entre outras, as seguintes medidas: Instituição do Conselho de Comissários do Povo; proclamação dos Decretos: sobre a Terra (reforma agrária), Paz (armistício imediato e negociações para a retirada da Rússia da 1a Guerra), Controle Operário (estatização e direção operária das fábricas); Declaração dos Povos da Rússia (igualdade entre as nações russas e o direito de cada uma delas constituir um Estado nacional próprio); organização do Exército Vermelho para enfrentar os " exércitos brancos" na Guerra Civil (1918-1921); adoção do "comunismo de guerra" (apropriação de bens e terras; regulamentação da produção etc) durante a Guerra Civil; estabelecimento da NEP (Nova Política Econômica), com a permissão para o ingresso de capital estrangeiro e da atividade de pequenas e médias empresas privadas (1921).

b) O candidato poderá desenvolver, entre outros, os seguintes aspectos: a perda de capacidade da URSS de manter taxas crescentes de desenvolvimento econômico, especialmente, na virada para os anos 80; o esvaziamento do discurso igualitário desvelado, por exemplo, nas gritantes desigualdades que separavam os membros do Partido e do resto da população; o fracasso da perestroika (reestruturação), conjunto de iniciativas tentadas por Gorbachev para reeguer a economia da URSS; o êxito parcial da glasnot (transparência), com a afirmação de um ambiente de liberades e debates públicos acerca das grandes questões que envolviam a URSS e o chamado socialismo realmente existente; o acirramento das disputas entre reformistas (defensores de radicalizar a perestroika e a glasnot) e os conservadores (receosos de que se perdesse o controle sobre as mudanças); a emergência da questão nacional, ou seja, a luta de inúmeras repúblicas, até então abrigadas na URSS, por suas identidades, autonomia e, em muitos casos, independência.

20. (Uel 2009)  Compreender o processo revolucionário socialista ocorrido na Rússia de 1917 implica discernir historicamente os seus autores e as atitudes assumidas por eles.
Desta forma, pode-se afirmar.
a) O partido comunista russo, criado por Marx e Engels em pleno vigor da lei de exceção imposta pelo Czar Nicolau II, adotou táticas de guerrilha de elevada eficácia sócio-política, vencendo assim a guerra revolucionária. 
b) O processo revolucionário leninista colocou um ponto final no período feudal soviético dos Petrogrados, unindo os comerciantes revolucionários das principais cidades e os camponeses como anteriormente havia ocorrido na Revolução francesa de 1789. 
c) O comandante do exército bolchevique, Stalin, assumiu o poder no processo revolucionário expulsando o Czar e nomeando como seu líder no congresso socialista, Trotski, organizador das barricadas sindicais na Praça Vermelha. 
d) Marx e Bakunin elaboraram os princípios revolucionários de uma sociedade socialista, no entanto, devido aos intensos debates entre eles sobre a forma como o processo deveria ocorrer, distanciaram-se, tornando-se adversários. 
e) Proudhon, exilado na Rússia, organizou os operários em sindicatos comunistas que, na revolução, se integraram ao exército vermelho chefiado por Kerensky, estabelecendo a estratégia da guerra total contra o exército branco.



Resposta da questão 20: [D]



21. (Unicamp 2008)  Alguns comunistas franceses encontravam conforto na ideia de que as atitudes de Stalin em relação aos opositores do regime político vigente na União Soviética eram tão justificadas pela necessidade quanto havia sido o Terror de 1793-1794, liderado por Robespierre. Talvez em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação entre Robespierre e Stalin não tenha sido feita.
            (Adaptado de Eric Hobsbawn. "Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa". São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 67-68.)

a) De acordo com o texto, o que permitiu aos comunistas a comparação entre os regimes de Robespierre e de Stalin?
b) Quais os princípios políticos que definiam o regime soviético?

Resposta da questão 21:
 a) A necessidade de endurecimento do governo revolucionário de Robespierre foi justificada como uma resposta às ações dos contra-revolucionários, representados, no plano interno, por grupos políticos de oposição aos jacobinos e, no plano externo, por invasores estrangeiros temerosos do êxito da Revolução Francesa. Situação idêntica (inimigos internos e externos) enfrentaram os comunistas após o triunfo da Revolução de 1917.

b) O regime político soviético baseava-se na atuação dos sovietes (conselhos de trabalhadores), definindo-se como uma democracia popular, sob a direção do partido Comunista. Na prática porém, estabeleceu-se uma ditadura de partido único que adquiriu feições de um Estado totalitário.


22. (Fatec-1996) Em "O Último Czar", Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II: 
- "9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolucionários e grande propaganda do proletariado". 
- "28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com um potencial de graves conseqüências para a situação do estado, não estão distantes". 
- "5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações espontâneas das massas serão a primeira etapa e também a última no caminho para excessos impiedosos e insensatos, no mais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica". 

Sobre a Revolução de fevereiro de 1917, é correto afirmar que: 
a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instaurar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliando o poder dos bolcheviques. 
b) desejava substituir um regime-burguês por outro operário-socialista. 
c) as forças no poder eram: burguesia liberal, mencheviques e social-revolucionários. 
d) seu plano baseava-se na reforma agrária e na estatização dos bancos e das fábricas. 
e) seu caráter revolucionário baseava-se no proletário e no camponês. 


resposta da questão 22:[C]

23. (Fatec-1997) "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar - e por ela lutaremos!" 
HILL, Christopher, Lenin e a Revolução Russa. Rio de Janeiro, Zahar, 1967. 

Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: 
a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem. 
b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. 
c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial. 
d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. 
e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais. 


resposta da questão 23:[A]



24. (Fuvest-2004) A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. 

Tendo por base o texto, explique: 
a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra. 
b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo. 



resposta da questão 24:

a) A Primeira Guerra Mundial teve entre suas principais causas as disputas imperialistas entre as grandes nações europeias, principalmente pelo controle de territórios na Ásia e na África. Um exemplo dessas tensões foi a famosa Questão Marroquina, que acirrou as rivalidades entre França e Alemanha. 
b) As derrotas militares do Império Russo diante da Alemanha durante a guerra aceleraram o processo de desagregação do regime do czar Nicolau II. A fome, o alistamento compulsório, o grande número de mortes e a corrupção generalizada ajudaram a precipitar o desfecho revolucionário de 1917. 


25. (FUVEST-2008) “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.” 
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007. 

Do texto, depreende-se que a Rússia 
a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado. 
b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa. 
c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas. 
d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica. 
e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.



resposta da questão 25:[D]
Comentário da questão: 
O texto faz referência a três períodos da História da Rússia: o primeiro, em 1917, quando a Rússia implantou o Socialismo por meio da Revolução, demonstrando seu poder político-ideológico; o segundo, durante a Guerra Fria, onde a URSS se consolidou como força militar por causa do Exército Vermelho e dos investimentos em tecnologia bélica; e o terceiro, atualmente, onde a Rússia se destaca economicamente em função dos recursos energéticos do seu país. 


26. (IBMEC - SP-2007) Sobre alguns dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, é correto afirmar que: 
a) A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Alemanha e do Império Austro-Húngaro contra a Tríplice Entente. A esmagadora derrota sofrida pelos russos e a situação desesperadora da população pobre desencadeou uma série de manifestações que culminaram com a queda do Czar. 
b) Em 1905, após uma série de episódios como a revolta do Potemkin e a Greve Geral dos trabalhadores, os bolcheviques desfecharam um golpe contra o Czar Nicolau 
II. Em 1917 ocorreu um golpe dentro do golpe, com Lênin assumindo o poder e fundando a URSS. 
c) Em 1904 a Rússia entrou em guerra com o Japão e foi derrotada. Esse conflito repercutiu na sociedade russa, desencadeando vários episódios que deram origem à Revolução de 1905, considerada por Lênin um ensaio geral para a Revolução de 1917. 
d) Aproveitando a situação de descontrole do governo do Czar Nicolau II, Lênin voltou de seu exílio na Finlândia e desfechou um golpe contra a monarquia russa em 1905. Governou junto com Kerensky, do grupo Menchevique, até 1917 quando Stalin assumiu o poder. 
e) Após a revolta do Potemkin, Stalin comandou uma tomada do Kremlin, depondo o Czar Nicolau II e retirando 
a Rússia da Primeira Guerra Mundial. Os bolcheviques tomaram o poder e instalaram o sistema de sovietes, criando a URSS. 



resposta da questão 26:[C]



27. (Mack-1998) "Hoje ainda é moda (...) falar da Revolução Bolchevique como de uma 'aventura'. Muito bem, se for uma aventura, trata-se de uma das mais maravilhosas em que já se empenhou a humanidade, aquela que abriu às massas laboriosas o campo da história, ..." 
John Reed 

Assinale os acontecimentos que levaram o Jornalista John Reed a entusiasmar-se com a Revolução. 
a) A implantação do primeiro Estado socialista, representativo das aspirações operárias e camponesas, alterando, na Rússia, as relações sociais capitalistas de produção. 
b) A construção do Estado comunista, através da organização de uma sociedade de classes. 
c) O apaziguamento das agitações operárias, através do fortalecimento dos partidos políticos na Rússia czarista. 
d) A implementação de um projeto socialista desvinculado do elemento democrático e das aspirações internacionalistas, reafirmando os ideais nacionalistas dos sovietes. 
e) A substituição do Estado por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas. 


 resposta da questão 27:[A]

28. (Mack-2003) Na verdade, independente do fato de Stálin ver-se como um novo Robespierre, os comunistas estrangeiros do período antifascista encontraram algum conforto, quando avaliavam os julgamentos e expurgos (...), na idéia de que estes eram tão justificados pela necessidade quanto havia sido o Terror (…) Talvez, em outros países, onde a palavra Terror não sugerisse tão prontamente episódios de glória nacional e triunfo revolucionário, essa comparação tenha sido evitada. Contudo, é difícil não concordar com Isaac Deutscher, que Stálin pertencia à família dos grandes déspotas revolucionários, como Cromwell, Robespierre e Napoleão. 
Eric Hobsbawm 

 Assinale a alternativa que cita as respectivas revoluções, das quais participaram Stálin e Robespierre. 
a) Revolução Americana e Revolução Liberal do Porto 
b) Revolução Comunista e Revolução Inglesa 
c) Revolução Cubana e Revolução Chinesa 
d) Revolução Russa e Revolução Francesa 
e) Revolução Alemã e Revolução Italiana 

resposta da questão 28:[D]
Comentário da questão:
Stálin foi um dos principais personagens da Revolução Russa e sucedeu Lênin no comando do Estado, mantendo-se como líder até a sua morte, em 1953. Robespierre, um dos líderes jacobinos durante a Revolução Francesa, assumiu o comando político da França durante a fase mais radical da revolução, a Convenção Montanhesa. 

29. (Mack-2004) Na medida em que o Governo Provisório consolidar os progressos da Revolução, será preciso apoiá-lo; na medida em que aquele governo se tornar contrarrevolucionário revolucionário, será inadmissível que se o sustente. 
Relatório de Josef Stálin à Conferência Bolchevique, em 29 de março de 1917

No trecho do relatório citado, o autor faz referência: 
a) às causas políticas da revolta dos marinheiros do encouraçado Potemkim, o maior navio de guerra da Rússia. 
b) ao governo que emergiu da Revolução de Fevereiro (março pelo calendário ocidental), que derrubou o regime czarista. 
c) à ação dos Soviets após o Domingo Sangrento, responsável pela organização de greves e manifestações em toda a Rússia. 
d) à dissolução do governo provisório pela Duma, assembléia de representantes dos soldados, camponeses e operários russos. 
e) à Revolução Bolchevique, liderada por Vladimir Ilitch Ulianov Lênin, que implantou o Socialismo e criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 


resposta da questão 29:[B]



30. (Mack-2007) Sobre a Revolução Russa de 1917 e seu contexto são feitas as seguintes afirmações: 
I. Durante o governo de Lênin, institui-se a NEP (Nova Política Econômica), que visava reerguer a economia, estimulando a pequena produção industrial e agrícola por meio da aplicação, planejada pelo Estado, de algumas medidas de cunho capitalista. 
II. Com os planos qüinqüenais, o governo de Josef Stálin consolidou, em grande medida, os objetivos iniciais de planificação econômica e industrialização, simultaneamente à coletivização dos campos e de todos os meios de produção. 
III. Leon Trotski, opositor de Stálin, defendia o princípio da revolução permanente, enquanto seu inimigo político sustentava o do socialismo num só país como condição prévia à expansão internacional da Revolução. 

Assinale: 
a) se apenas I é correta. 
b) se apenas II é correta. 
c) se apenas I e II são corretas. 
d) se apenas I e III são corretas. 
e) se I, II e III são corretas. 


resposta da questão 30:[E]


31. (PUCCamp-1995) "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." 

O quadro descrito no texto conduziu à: 

a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954. 

b) Descolonização Afro-asiática em 1945. 
c) rebelião Boxer na China em 1900. 
d) Segunda Guerra Mundial em 1939. 
e) Revolução Russa em 1917. 

resposta da questão 31:[E]


32. (PUC-SP) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. 
Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por: 
a) expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 
b) abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista". 
c) realismo socialista - que, através de composições 
didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer 
a "combatividade, a capacidade de trabalho e a 
consciência social" do povo soviético. 
d) romantismo comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas. 
e) concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de modelos -, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato"- ideia básica no materialismo dialético.


resposta da questão 32:[C]



33. (PUC-SP-2000) Leia o trecho a seguir: 
“O povo estava farto da guerra e havia perdido toda a confiança no czar. (...) O próprio czar fora para o Quartel General para proteger-se; e quando tentou voltar para Petrogrado os trabalhadores ferroviários detiveram seu trem. Todo o mecanismo da monarquia havia parado; o czar (...) havia tentado dissolver a Quarta Duma, tal como fizera com as anteriores, mas desta vez os parlamentares se recusaram a se dispersar, e formaram um Comitê Provisório, que nomeou o Governo Provisório.” 
Wilson, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. SP: Companhia das Letras, 1987. 

Sobre as circunstâncias em que se desenvolveram os fatos descritos acima, é correto afirmar que 
A) a derrubada da monarquia, em março de 1917, na 
Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques — parlamentares que controlaram o poder na Duma, durante todo o Governo Provisório. 
B) a precipitação do processo revolucionário russo foi produzida pela manutenção desse país na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em 4 milhões de baixas, aproximadamente. 
C) os sovietes — comitês locais de trabalhadores — funcionaram, desde sua criação em 1906, sob liderança dos bolcheviques, que buscavam espaço de atuação no governo czarista. 
D) as movimentações sociais que resultaram na queda da monarquia russa, em 1905, tornaram-se conhecidas como “Ensaio Geral”, já que funcionaram como antecâmara da revolução socialista. 
E) o deputado Kerensky representou, no governo provisório, em 1917, as posições mencheviques que, com a palavra de ordem “Todo Poder aos Sovietes”, reivindicavam maior participação popular.


 resposta da questão 33:[B]





34. (PUC-SP-1997) O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Revolução Francesa, de 1789, e a Revolução Russa, de 1917. 
"Para os socialistas da segunda metade do XIX (...) a Revolução francesa é portadora de uma esperança que tem um nome mas não possui ainda um rosto. Tudo muda com 1917. A partir de então a Revolução socialista possui um rosto: a Revolução francesa deixa de ser a matriz a partir da qual pode e deve elaborar-se uma outra 
revolução libertadora." 
Furet, F. Ensaios sobre a Revolução Francesa, Lisboa, A Regra do Jogo, 1978, p. 138. 
Essa relação é possível, entre outros fatores, pois: 
a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além de suas fronteiras.
b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores. 
c) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa foi dirigida pelos sans-culottes e a Russa pelos bolcheviques. 
d) as duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente político, sendo ambas portadoras de propostas liberais e socialistas. 

e) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrático. 



resposta da questão 34:[B]



35. (UERJ-1997) A rota de colisão entre civilizações dominará a política mundial, sustenta o cientista político americano Samuel Huntington. Se hoje vislumbra-se um conflito entre civilizações, no início do século XX a reação do ocidente contra a Revolução Russa gerou uma tensão que evidenciava um profundo antagonismo ideológico. 
A alternativa que identifica essa contraposição é: 
(A) Comunismo x Capitalismo. 
(B) Liberalismo x Anarquismo. 
(C) Democracia Liberal x Nazi-Fascismo. 
(D) Socialismo Utópico x Socialismo Científico.



resposta da questão 35:[A]

36. (UERJ) Em outubro deste ano, a Revolução Russa de 1917 comemorou seus 80 anos, continuando a ser alvo de intensas discussões que polarizaram as opiniões: de um lado, uma etapa decisiva na libertação da sociedade russa; de outro, uma conjuntura denunciada como um período de crimes e de desastre. Vista por qualquer um dos prismas, a Revolução de 1917 teve significado mundial, embora as suas raízes devam ser buscadas em condições especificamente russas. 

Dentre essas condições que desencadearam o processo da Revolução Russa, pode-se destacar: 
A) a autocracia czarista, que convivia com uma economia rural estagnada e um campesinato faminto. 
B) o fim da servidão, que possibilitou o progresso agrícola e o acesso à terra de grande parcela do campesinato. 
C) a mobilidade das classes sociais, que garantiu a ascensão de inúmeros trabalhadores fabris e pequenos proprietários. 
D) o papel fundamental de uma burguesia industrial e financeira, que estimulou o desenvolvimento de uma indústria de base. 

resposta da questão 36:[A]

37. (UFES-1997) A "Nova Política Econômica" do governo soviético (conhecida no Ocidente como NEP) foi uma medida: 
a) implementada por Lênin com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do campo. 
b) implantada por Stalin com vistas a aprofundar o chamado "Comunismo de Guerra". 
c) adotada por Kruschev para promover uma industrialização maciça e o capitalismo de Estado. 
d) implementada por Gorbachev para combater a pobreza no campo e reintroduzir o princípio de mercado. 
e) implantada por Lênin para promover o recuo do "Comunismo de Guerra" e o estabelecimento do capitalismo de Estado.


resposta da questão 37:[E]


38. (UFMG) "Durante a Revolução de 1917, quase todas as nacionalidades da Rússia enxergaram na queda do 
czarismo e, depois, na do governo provisório a oportunidade para recuperarem sua liberdade." 
(FERRO, Marc. História das Colonizações: das conquistas às 
independências - século XIII a XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.) 
Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a questão das nacionalidades na URSS, EXCETO: 
a) A tese da revolução mundial promoveu uma revisão pelos bolcheviques do princípio da autodeterminação dos povos. 
b) Lênin, enquanto líder expressivo da Revolução Russa, sempre se manifestou contra o princípio da autodeterminação dos povos. 
c) O direito à autodeterminação dos povos, embora proclamando pelos revolucionários de 17, nunca foi efetivamente praticado. 
d) O fracasso na resolução do problema das nacionalidades pelos governos comunistas ficou evidente no momento da fragmentação da antiga URSS.


 resposta da questão 38:[D]

39. (UFSCar-2001) Os revolucionários russos de 1917 viam-se como herdeiros da tradição de luta dos movimentos operários do século XIX europeu. 
a) Em que revoluções do século XIX houve participação efetiva da classe operária? 
b) Relacione, tendo em vista o entendimento da revolução bolchevista, o tipo de industrialização ocorrido na Rússia, o poder político czarista e a Primeira Guerra Mundial.


resposta da questão 39:

a) A Revolução de 1848 na França (a Primavera dos Povos) e a Comuna de Paris, em 1871.




b) No início do século XX, a Rússia assistiu à industrialização de um país agrário. Os novos centros industriais sofriam uma crise de abastecimento de produtos agrícolas, o que elevava os preços e dificultava a vida dos operários que recebiam reduzidos salários. No plano político o czarismo respondia às insatisfações populares através de repressão e perseguições. Estas insatisfações alimentaram o surgimento de grupos de oposição, entre eles os bolcheviques, que questionavam o modelo capitalista adotado pelo Estado russo. Com a Primeira Guerra Mundial e o aumento da crise econômica, tanto o czarismo quanto o modelo capitalista mergulharam numa grave crise que abriu espaço para a tomada do poder pelos bolcheviques através de um movimento revolucionário.








40. (Unirio-1998) "O socialismo é a abolição das classes... Para abolir as classes devemos abolir as diferenças entre o operário e o camponês, devemos transformá-los todos em operários." 
(Lênin, 1918) 
A Revolução Russa caracterizou-se como um importante movimento social, que marcou historicamente o século XX, em virtude das transformações estruturais que empreendeu. Sobre o processo de construção do socialismo na Rússia, assinale a afirmativa correta: 
a) As anexações territoriais conquistadas pelo exército russo na Polônia e na Ucrânia, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), fortaleceram política e economicamente a monarquia czarista.
b) A revolta armada ocorrida na Guarda Vermelha possibilitou o lançamento do Manifesto de Outubro, com o qual foi deposto o Czar Nicolau II e instalada a República da Duma (1917), chefiada pelo líder comunista Trótski. 
c) A vitória dos extremistas revolucionários mencheviques, liderados por Alexandre Kerenski, foi acompanhada da criação da República Soviética Socialista Russa (1918). 
d) No governo de Lênin, instituiu-se a Nova Política Econômica (1921), NEP, que se caracterizou por estimular a produção em pequenas manufaturas e o comércio privado. 
e) A industrialização da Rússia socialista foi alcançada no início do governo de Stálin (1924), com a extinção dos planos quinquenais e a liberação de investimentos estrangeiros nas indústrias russas.

resposta da questão 40:[D]




41. (Vunesp-1996) "A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular." 
(Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS). 

Identifique a "direita radical" que ascendia no período Entre-Guerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários. 
a) Bolchevista. 
b) Liberal. 
c) Menchevista. 
d) Nazi-fascista. 
e) Anarco-sindicalista. 

resposta da questão 41:[D]

42. (Vunesp) No processo de implantação do socialismo na URSS houve dois momentos distintos, tomando-se o ano de 1928 como referência. No primeiro, por iniciativa de Lênin, foram toleradas algumas práticas capitalistas. No segundo, a partir de 1928, tiveram início os Planos Quinquenais e a era estalinista. 
a) Qual a denominação do programa leninista que facultou a restauração de algumas práticas capitalistas? 
b) Discorra sobre duas prioridades do primeiro Plano Quinquenal (1928-1933).

resposta da questão 42:
a)  NEP (Nova Política Econômica) 

b) O Estado estimulando a industrialização pesada e coletivização agrícola. 




43. (Vunesp-1997) Imediatamente após a sua ascensão ao poder, Lênin disse: 
"Este governo declara solenemente sua disposição de concluir imediatamente a paz (...) igualmente justa para todas as nações e nacionalidades, sem exceção." 
Em março de 1918 foi assinado o armistício de Brest Litovsk e os soviéticos saíram da Primeira Guerra. 
a) Justifique por que a assinatura do armistício de Brest Litovsk foi um ato coerente com a política externa do governo bolchevista. 
b) Por que a Alemanha tinha interesse em concluir a paz com os soviéticos?

resposta da questão 43:

a) Porque se os bolcheviques mantivessem Rússia na Primeira Guerra o cenário de revolta popular que derrubou o czar continuaria. 

b) Os alemães queriam concentrar suas tropas contra os países europeus, se continuassem a lutar contra os russos isto dividiria suas forças e comprometeria seus planos.

44. (Vunesp-1994) Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defenda por Lênin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um 'ditador' a substituir o Comitê central". 
(Trotski, "NOSSAS TAREFAS POLÍTICA", Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra). 

Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski. 

a) Bukharin. 
b) Stalin. 
c) Kalinin. 
d) Brejnev. 
e) Molotov.


resposta da questão 44:[B]



45. (Vunesp-2004) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada. 
 (Martin Malia. Entender a Revolução Russa.) 

O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual 
A) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra. 
B) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário. 
C) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista. 
D) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais. 
E) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.

resposta da questão 45:[A]


46. (VUNESP-2007) A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de  Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique. 

(E. J. Hobsbawm, Era dos extremos.) 

A partir do texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a Rússia madura para a revolução social.


resposta da questão 46:

Em primeiro lugar, cabe observar que os processos revolucionários são bastante complexos e que, sob pena de simplificação, é discutível comparar uma revolução a um produto que, em um certo momento, esteja "pronto para ser colhido". Portugal estava "maduro" para a Revolução de Avis? A França estava "madura" para a Revolução Francesa? A Rússia estava "madura" para a Revolução Russa? Um processo revolucionário supõe, entre outros aspectos, um contexto de crise do sistema político vigente, a existência de uma oposição minimamente organizada que se propõe à tomada do poder, uma conjuntura interna que possibilite a canalização do descontentamento popular identificando-o à ineficiência do regime político vigente e, por fim, uma determinada conjuntura internacional propícia para que o movimento revolucionário não seja abortado. Nesse contexto pode-se afirmar que o regime czarista estava passando por uma profunda crise de autoridade, as sucessivas derrotas no plano internacional, a política sistematicamente repressiva em relação às vozes discordantes, a crise econômica, o descontentamento popular e um conjunto variado de organizações políticas que se opunham ao regime vigente. Uma conjuntura internacional favorável – a Alemanha interessada em eliminar sua frente de guerra no Front Oriental – possibilitou a chegada de Lênin à Rússia em 1917 que catalisa as oposições e consegue derrubar o regime. A Rússia era e é o maior Estado em extensão territorial. Para consolidar o poder, os bolcheviques contavam com o apoio dos variados grupos de oposição ao czarismo. Terminada a guerra civil e consolidado o poder, os bolcheviques trataram de eliminar os demais grupos de oposição e 



47. (Simulado ENEM) 

                  A Revolução Russa estabeleceu a experiência socialista.
      A sociedade russa promoveu uma experiência revolucionária que marcou a trajetória do século XX. Já no século XIX, Karl Marx indicava que as desigualdades do sistema capitalista abririam portas para que as massas trabalhadoras viessem a tomar o poder. No entanto, a convocação dos trabalhadores em torno dos ideais de Marx parecia ser uma possibilidade remota em face ao desenvolvimento dos Estados liberais enriquecidos pelo favor dado às classes burguesas.
      Todavia, a explosão da Primeira Guerra Mundial veio a trazer uma possibilidade revolucionária que estremeceu essa ordem cingida pela burguesia capitalista. No início do século XX, a Rússia vivia um momento histórico onde as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os certos privilégios feudais da classe aristocrática.



De acordo com o texto anterior, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.

I. A Primeira Guerra Mundial serviu de caminho para os revolucionários bolcheviques tomarem o poder.
II. Os mencheviques contrariaram os bolcheviques, daí a implantação do socialismo a partir de fevereiro de 1917.
III. O czar Nicolau II, partidário do bolchevismo, ajudou a derrubar o governo menchevique de A. Kerenski.
IV. Às vésperas da Revolução, o povo russo se encontrava em precárias condições econômicas.

Assinale:

a) se todas as proposições estão incorretas.
b) se todas as proposições estão incorretas.
c) se somente as proposições I e II estão corretas.
d) se somente as proposições I, II e IV estão corretas.
e) se somente as proposições I e IV estão corretas.


resposta da questão 47:[E]


48. (Vunesp 2009) Observe o cartaz.


A Ucrânia assinalou mais uma das datas negras da sua História
 – Holodomor, fome que, em 1932 e 1933, ceifou a vida de mais de 7.000.000 pessoas. Holodomor é o nome atribuído à fome de carácter genocidário, que devastou o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932-1933.
Este acontecimento – também conhecido por Grande Fome da Ucrânia – representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas. Apesar de esta fome ter igualmente afetado outras regiões da URSS, o termo Holodomor é aplicado especificamente aos fatos ocorridos nos territórios com população de etnia ucraniana: a Ucrânia e a região de Kuban, no Cáucaso do Norte.
Por proposta do presidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko, a 28 de Novembro de 2006, a Rada (Parlamento) da Ucrânia reconheceu oficialmente o Holodomor como ato de genocídio contra o povo ucraniano.
(www.sobor.colocall.com/pt/holodomor/1932-33/ . Adaptado)

O governo ucraniano e, parte da população da Ucrânia, acreditam que a grande fome ocorrida entre os anos de 1932 e 1933 teve um caráter genocida por parte dos soviéticos liderados por Stalin, que quiseram exterminar os segmentos de ucranianos que resistiam a opressão soviética e não queriam ir para os kholkhozes. A reação dos camponeses ucranianos no passado e a recente atitude política do presidente da Ucrânia podem ser concebidas como processo histórico de

a) um movimento rural contra a expansão do comunismo; um fortalecimento da interpretação soviética de que a morte por fome foi causada por questões tecnológicas e geoclimáticas e não por opressão governamental.
b) uma resistência política, econômica e cultural de um segmento rural tradicional, diante da imposição de um novo regime político; revisar um acontecimento, gerando uma cacofonia de vozes e memórias sobre o passado.
c) um movimento de proprietários de terras capitalistas, que não queriam a reforma agrária; fazer prevalecer a visão capitalista liberal dentro do país.
d) uma resistência anarquista ao avanço do comunismo stalinista pelo leste europeu; usar o Estado como forjador de interpretações históricas favoráveis à globalização.
e) um movimento camponês organizado contra a expansão capitalista e comunista; resgate a um acontecimento que retrata a luta dos grandes proprietários rurais e industriais ao avanço do stalinismo.


resposta da questão 48:[B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário