segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Confira a correção da avaliação de História 2º ano



Confira a correção da avaliação de História 2º ano

 Estudantes realizam o Enem (Exame Nacional de Ensino
1. (Unicamp 1993)
O historiador Pierre Deyon diz: "O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários", ou seja, o mercantilismo, enquanto pensamento e intervenção na vida econômica, foi definido pelos liberais do século XVIII.
Cite três características da política mercantilista e explique por que o liberalismo critica o mercantilismo.





Resposta da questão 1:
Protecionismo, intervencionismo e exclusivismo. Para o liberalismo a expansão de mercado é fundamental, não podendo haver o monopólio exclusivo.



2. (Fuvest 82) pergunta:A expressão "laissez-faire, laissez-passer" traduz dois princípios do liberalismo econômico do século XIX. Quais eram esses princípios?




Resposta da questão 2:
Livre comércio, limitação constitucional do governo, proteção das liberdades civis e etc.

3. (Unicamp 1997)  No século XVIII, um grupo de economistas franceses conhecidos por fisiocratas defendeu a livre concorrência e a liberdade no funcionamento da economia, cunhando a famosa expressão "laissez faire, laissez passez, le monde va de lui-même" (deixe estar, deixe passar, o mundo caminha por si). Este ideal foi uma das bases para o liberalismo econômico que, diretamente ligado à ascensão da burguesia, marcou o pensamento do século das Luzes. Explique as relações entre os princípios do liberalismo econômico e os objetivos da burguesia ascendente.




Resposta da questão 3:
 A burguesia, interessada em desenvolver o capitalismo, encontra no liberalismo a ideologia que melhor expressa esse interesse.

4. (UFV) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente à intervenção do Estado na economia. Defende intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre-concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens. O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo Social.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Anarquismo.



Resposta da questão 4:[D]

5. (Mackenzie) Adam Smith, em "A Riqueza das Nações", assentou as bases do liberalismo econômico, cujos princípios são:
a) igualitarismo, criação dos falanstérios, fazendas coletivas agro-industriais e liberdade de comércio.
b) colônias autogeridas, erradicação do Estado, mais-valia e autogestão industrial.
c) capitalismo comercial, absolutismo, metalismo e intervenção do Estado na economia.
d) respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comércio e produção.
e) socialização dos meios de produção, livre concorrência, fim das desigualdades sociais e nacionalização das fábricas.



Resposta da questão 5:[D]



6. (Unicamp) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"
a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?
b) Cite duas características do Estado Novo.





Resposta da questão 6:
a) Vargas usou para implantar o Estado Novo o Plano Cohen, que foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado, o objetivo desse plano era tomar o poder.
b) Regime autoritário, marcado pelo nacionalismo, pela censura entre outros.





7. (UERJ-RJ/2002)  A ilustração abaixo e a canção composta por Ataulfo Alves e Felisberto Martins foram importantes  instrumentos da propaganda do governo Vargas. (Nosso Século: 1930 - 1945. São Paulo: Abril Cultural, 1980)

É NEGÓCIO CASAR

O Estado Novo veio
Para nos orientar
No Brasil nada falta
Mas precisa trabalhar
Tem café, petróleo e ouro
Ninguém pode duvidar
E quem for pai de quatro filhos
O presidente manda premiar
É negócio casar

(Citado por Piletti, N. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1997)

a) Identifique o papel da propaganda no governo de Getúlio Vargas.
b) Indique duas características econômicas do período do Estado Novo.

Resolução da questão 7: Na alternativa “a” você pode responder que, de modo geral, a propaganda foi uma importante chave para a consolidação da figura de Vargas como líder e responsável pelo crescimento do Brasil.

Na “b”, dentre outras características salientamos: planejamento da economia; investimento do Estado na indústria de base; desencadeamento da industrialização brasileira; criação de órgãos públicos para promover fomento de atividades econômicas: Instituto do Açúcar e do Álcool, Instituto do Chá e do Mate, Conselho Nacional do Petróleo.





8. (Unicamp-SP/2001) O ato mais importante do Estado Novo foi a construção de uma usina siderúrgica em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1938, Vargas declarou que a indústria do aço era uma necessidade urgente. Embora o Estado Novo levasse quase dois anos e meio para decidir-se por uma fórmula apropriada à indústria siderúrgica, o projeto parecia bem concebido. (Adaptado de Warren Dean, A industrialização de São Paulo, Difel, 1971, p.230-231)

a) Qual o contexto internacional que propiciou a construção da indústria siderúrgica no Brasil?
b) Qual foi a política internacional adotada pelo governo Vargas para a criação da usina de Volta Redonda?
c) Qual seria a crítica do modelo econômico neoliberal à política econômica de Vargas?



Resolução da questão 8:
A Companhia Siderúrgica Nacional começou a ser construída no ano de 1942, durante o período do chamado Estado Novo. O contexto internacional é o da Segunda Guerra Mundial e da entrada dos Estados Unidos na guerra contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

 Getúlio Vargas, durante o final da década de 1930, mantinha intensas relações militares e comerciais com a Alemanha nazista e também com os Estados Unidos, declarando-se neutro no início do conflito e mantendo uma política dúbia entre os beligerantes. Em 1942, o torpedeamento de navios brasileiros resulta na declaração de guerra aos países do Eixo. O Brasil passa a compor o bloco dos Aliados; é organizada a FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutará na Itália. Getúlio Vargas utiliza sua aproximação com os americanos e consegue o financiamento para a construção da siderúrgica.

Durante a chamada Era Vargas, ocorre um grande fortalecimento do papel do Estado como regulador e investidor na economia. O chamado modelo econômico neoliberal critica o peso do Estado na economia.





9. (Ufrn) Observe a charge a seguir.
 
No contexto da evolução do cenário político mundial, esta charge faz alusão
a) à radicalização integralista do estado Novo.
b) ao processo de esquerdização de Getúlio Vargas.
c) ao dogmatismo político de Getúlio Vargas.
d) à inflexibilidade ideológica do Estado Novo.
e) ao pragmatismo político de Getúlio Vargas.




Resposta da questão 9:[E]




10.(Ufrs) Com a instituição do Estado Novo em 1937, Getúlio Vargas inaugurou um novo regime político no Brasil, marcado pelo autoritarismo. Entre as características e mecanismos de controle da ditadura varguista, pode-se citar.
a) a mobilização das massas em grande escala através da atuação de um partido único controlado pelo líder do governo.
b) a opção pelo modelo de desenvolvimento econômico liberal, com a privatização dos meios de produção e a abertura do mercado ao capital internacional.
c) a difusão e veiculação de propagandas e ideais do novo regime através de programas de rádio como o "Repórter Esso" e a "Hora do Brasil".
d) o alinhamento contínuo e incondicional da política externa do país às diretrizes norte-americanas.
e) o reforço das unidades federativas, que passaram a dispor de ampla autonomia político-econômica e administrativa, com vistas a garantir a soberania e a integridade territorial frente a ameaças imperialistas.


resposta da questão 10 :[C]


Nenhum comentário:

Postar um comentário