segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Confira a correção da Avaliação de História (Primeiro Ano AB)




Correção da avaliação de História do Terceiro Bimestre (Primeiro Ano AB)
 

1. (Cesgranrio) Os "índios" encontrados pelos espanhóis ao "descobrirem" a América formavam um contingente numeroso com características culturais variadas, tais como:
I - a maioria era constituída de grupos tribais em estágios diversos de desenvolvimento - nômades ou sedentários;
II - Astecas e Incas constituiam verdadeiras civilizações, com estruturas políticas e sociais complexas;
III - no caso dos Maias, a sedentarização possibilitou a constituição de uma sociedade agrícola e o surgimento de cidades;
IV - predominavam as comunidades de guerreiros, que dividiam com os sacerdotes a posse das melhores terras.

Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV


resposta:[D]

2. (UFSM) Analise as afirmações sobre as sociedades americanas:

I. Os povos americanos, durante milhares de anos antes da chegada dos europeus, ocuparam a grande variedade dos ecossistemas do continente, desenvolvendo uma multiplicidade de culturas com as especificidades próprias da sua adaptação ao meio ambiente.

II. Astecas e Incas, na medida em que aproveitaram e aprimoraram o legado das inúmeras culturas que os precederam nos ecossistemas da Mesoamérica e América Andina, puderam desenvolver civilizações sofisticadas com alto índice de urbanização.
III. A exploração exaustiva dos recursos naturais, como a devastação das florestas para a extração da madeira usada na construção e ampliação dos templos religiosos, provocou significativas mudanças ambientais que contribuíram para acelerar o declínio da civilização Maia.
IV. É possível encontrar, na história da América portuguesa, registros da ocorrência de alianças entre índios e negros que resistiram à escravidão e construíram alternativas à sociedade e à economia coloniais, como os quilombos, núcleos com ampla adaptação a regiões isoladas e mais seguras no interior, dotados de uma produção mais diversificada e uma sociedade mais horizontal que a da casa grande e da senzala.


Estão corretas

a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.




resposta:[E]

A questão busca fazer um apanhado geral sobre a situação indígena na América, antes e durante o processo de colonização. Destaca a diversidade de sociedades, denominadas genericamente de “indígenas” e o desenvolvimento diferenciado de Astecas, Maias e Incas. A civilização Maia desapareceu antes da chegada do colonizador e não há uma resposta exata que explique essa ocorrência. Ressalta-se a presença de indígenas nos quilombos, muito comum no interior do Brasil durante o período colonial.




3.(ENEM) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade.

Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí

a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.
b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.
d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.
e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.




resposta:[E]
Esta é uma questão de pré-história da América, fundamentada numa grande discussão sobre as rotas de povoamento. Os arqueológos, em especial na América do Norte, consideram o Estreito de Bering a rota principal, datando as migrações em, aproximadamente, 18 mil anos atrás. Porém, as descobertas no Piauí trazem datas muito mais antigas, aproximadamente 50 mil anos atrás, o que contesta ou invalida a tese de que o Estreito de Bering foi a única rota utilizada.

4. (ENEM) O império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura,  principalmente o cultivo da batata e do milho.
A principal característica da sociedade inca era a
a)ditadura teocrática, que igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
d)existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.


 resposta: [E]

Resolução
O enunciado da questão descreve a estruturação social da civilização inca, marcada pela presença de camadas sociais bastante definidas e por uma elite que gravitava em torno do imperador.


Comentário: A alternativa correta apresenta uma imprecisão ao afirmar que a forte estratificação representaria uma “impossibilidade de se mudar de estrato social”. Seria mais preciso afirmar que as possibilidades de mudanças sociais eram exíguas ou bastante limitadas.



5. (Unicamp 2004) No poema grego Odisséia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens sem leis", porque "não têm assembléias que julguem ou deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros".
(Homero, Odisséia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).
a) Aponte dois aspectos da cidade-estado grega que a diferenciava do país lendário mencionado no texto.
b) Identifique os dois principais modelos de cidade-estado desenvolvidos na Grécia.
c) Cite uma característica da democracia grega que a diferencie da democracia atual.



resposta:
a) A cidades-estado gregas diferenciavam-se do país lendário pela existência do Estado organizado e de um sistema de leis para regular as relações sociais.
b) Esparta, estruturada politicamente num modelo oligárquico e militarista e Atenas, como modelo democrático. Em ambos os casos, as cidades vivenciaram diferentes formas de organização política até se configurarem como modelos das polis gregas.
c) A democracia grega era participativa, pois todos os cidadãos deveriam participar das assembléias para a deliberação das questões pertinentes à cidade. A democracia atual é representativa, pois os cidadãos escolhem representantes através de processo eleitoral para constituírem parlamentos ou exercer funções executivas em favor dos interesses da sociedade.



6. (UNESP 2006) O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre os gregos:
... antes da Guerra de Troia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Troia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. [...] Não utilizou, também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se
encontravam ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...] nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Troia. [...] Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida.
(Tucídides. A guerra do Peloponeso. Século V a. C.)
Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política dos gregos na Antiguidade é apresentada por Tucídides?

b) Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?




resposta:
a) Inexistência de unidade política. Lembrar que durante a Guerra de Troia, nem mesmo as cidades-Estado estavam formadas.

b) Apesar da Grécia nunca ter uma vida política centralizada, a cultura grega era uma só: as estruturas lingüísticas, familiares e religiosas estavam presentes em toda região da Hélade (Grécia).



7. (Fgv 2009)  "Quando diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis independentes".         
            (Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, "Oficina de História - história integrada")

O texto apresenta:
a) as Guerras Médicas.  
b) a Guerra de Tróia.  
c) a Guerra do Peloponeso.  
d) a Primeira Guerra Púnica.  
e) a Segunda Diáspora Grega.   


resposta:[C]



Nenhum comentário:

Postar um comentário