sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Avaliação de História (Terceiro Ano 4º bimestre)


Confira a correção da avaliação de História  Geral
(P1 do 4º bimestre: Terceiro Ano)
 
1. (Unicamp) A tomada da cidade de Jerusalém foi narrada assim pelo historiador árabe Ibn al-Athir: "A população da Cidade Santa foi morta pela espada, e os franj(*) massacraram os muçulmanos durante uma semana. Na mesquita (...), eles mataram mais de 70 mil pessoas." (*)franj: os francos, os soldados cruzados. Para os árabes, os soldados invasores eram "bestas selvagens", atrasados, ignorantes das artes e das ciências e fanáticos religiosos que não hesitavam em queimar mesquitas e dizimar populações inteiras.
(Baseado em Amin Maalouf, AS CRUZADAS VISTAS PELOS ÁRABES, São Paulo, Brasiliense, 1988, p. 56-57)
a) Descreva a visão que os árabes tinham dos europeus e a visão que os europeus tinham dos árabes no período das Cruzadas. Compare-as.
b) Quais foram as conseqüências das Cruzadas para a Europa?


resposta:

a) Árabes e cristãos acusavam uns aos outros da mesma coisa, bárbaros fanáticos e assassinos, cada um baseado no seu mundo.
b) Retorno da navegação cristã ao mar mediterrâneo, reativação do comércio e da cidade.


2. (Fuvest) A partir do século XI, na Europa Ocidental os poderes monárquicos foram lentamente se reconstituindo, e em torno deles surgiram os diversos Estados nacionais. Explique as razões desse processo de centralização política.



resposta:
Os motivos destas mudanças políticas foi o renascimento comercial, estimulado pela nova classe social, a burguesia. O renascimento provocou a decadência do feudalismo e dos poderes locais e universais.


3. (G1) Descreva como era organizada a produção artesanal durante a Idade Média.



resposta:
A expansão do comércio impulsionou o aumento da produção artesanal, levando os artesãos a se organizarem em corporações de ofício, também conhecidas como guildas ou grêmios. As corporações de ofícios tinham como objetivo defender os interesses dos artesãos, regulamentar o exercício da profissão e controlar o fornecimento do produto. Além disso, elas dirigiam o ensino artesanal, que se dividia em três estágios: aprendiz, oficial e mestre. Somente o mestre podia estabelecer-se por contra própria, montando sua oficina de trabalho.


4. (Unicamp-SP) No século XIII, um teólogo assim condenava a prática da usura:
"O usurário que adquirir um lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus que diz: 'Comerás teu pão com o suor do teu rosto'. Assim o usurário não vende a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus. Disso não deve tirar nenhum proveito."
(Adaptado de J. Le Goff, A bolsa e a vida. São Paulo: Brasiliense, 1989.)

a) O que é usura?
b) Por que a Igreja medieval condenava a usura?
c) Relacione a prática da usura com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.



resposta:
a) Usura é um contrato de empréstimo em que o devedor é obrigado a pagar juros.
b) A Igreja condenava o usurário por considerar que ele não produz riqueza ao lucrar com aquilo que não lhe pertence. A prática da usura estaria, portanto, contrariando o princípio bíblico de que “ganharás o pão com o suor do seu rosto”.
c) O renacimento comercial e urbano desencadeou o processo de formação do capitalismo. A dinamização das atividades econômicas foi acompanhada da expansão das atividades de crédito, inclousive a prática dos empréstimos a juros. A mentalidade ainda fortemente religiosa, ao condenar a usura, acabava criando obstáculos para o pleno desenvolvimento do capitalismo.


5. (UFPE) As transformações ocorridas na Idade Média não se restringiram ao mundo ocidental. Os bizantinos e os muçulmanos, entre outros, devem ser lembrados pelas importantes contribuições que trouxeram para o mundo da época.
( ) A economia bizantina tinha em Constantinopla seu grande centro, o qual possibilitava o comércio com algumas cidades italianas.
( ) A organização política dos bizantinos influenciou nas reformas administrativas do império romano, com seu modelo político descentralizador.
( ) Os muçulmanos não conseguiram dominar politicamente regiões da Europa; daí seus feitos culturais, apesar de relevantes, terem ficado restritos aos domínios árabes.
( ) A religião muçulmana não tinha semelhança com o cristianismo, embora fosse igualmente monoteísta e politicamente importante.
( ) A obra mais conhecida da literatura muçulmana, As mil e uma noites, não conseguiu repercutir no ocidente.


resposta: V F F F F

Questões extras
1. (Puc-pr) No século VI, o Império Bizantino foi governado pelo seu mais célebre imperador, Justiniano. Conseguiu anexar várias regiões ao seu território, praticou o cesaropapismo, isto é, fazia constantes intervenções nos assuntos religiosos e mandou edificar a suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura jurídica, organizou o Corpus Juris Civilis, no qual podemos destacar:
I. Um código, que continha toda a legislação romana revisada desde o Imperador Adriano.
II. O Digesto ou Pandectas, que incluía um sumário da jurisprudência romana.
III. A Recomendação, que teve suas origens no antigo Patronato romano.
IV. As Institutas, que constituíram um resumo para ser utilizado pelos estudiosos de Direito.
V. As Novelas ou Autênticas, que reuniam as novas leis do Imperador.
VI. O Dominus Noster, inspiração nas Monarquias Despóticas e Teocráticas do Oriente. 
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.

a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e VII.
c) II, III e IV.
d) II, IV, VI e VII.
e) I, IV, V e VI.


resposta:[A]


2. (UFPB) O mapa abaixo descreve a configuração dos Impérios Bizantino, Islâmico e Carolíngio, no princípio do século IX.
Acerca dessa configuração, é correto afirmar que
a) o Império Carolíngio era geograficamente o mais expressivo entre os impérios apresentados e exerceu forte interferência militar sobre o Império Bizantino.
b) a ofensiva dos francos de Carlos Martel contra os árabes, em Poitiers, constituiu um importante antecedente para a formação da dinastia carolíngia.
c) o avanço do Islão sobre diversos territórios em torno do Mediterrâneo intensificou o comércio do Ocidente cristão com o Oriente.
d) a formação dos três Impérios foi decorrência do Tratado de Verdun, que também estipulou a partilha do domínio franco.
e) a presença do Islão na Itália fez o papado afastar-se dos francos e submeter-se às orientações políticas e religiosas do Império Bizantino.

resposta:[B]

Nenhum comentário:

Postar um comentário