Revista de História publica especial sobre os 80 anos da Revolução Constitucionalista
EDIÇÃO DE JULHO REVELA TAMBÉM O LADO POLÍTICO E POUCO CONHECIDO DA MARQUESA DE SANTOS
No mês em que se celebram os 80 anos da Revolução Constitucionalista, a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) publica uma série de artigos que discutem aspectos pouco lembrados do movimento que opôs o Estado de São Paulo ao governo de Getúlio Vargas. Os artigos abordam temas como as causas do conflito e a adesão da população, que mobilizou homens e mulheres e até a imprensa, a importância da atuação de tropas nortistas no apoio a Vargas, que levou à derrota dos “rebeldes paulistas”, a influência da propaganda no engajamento popular e os marcos e mitos que sobrevivem até hoje. Contribuíram para o dossiê os historiadores Ilka Stern Cohen, Raimundo Helio Lopes, Luiz Alberto Grijó, entre outros. O especial traz ainda uma entrevista com a pesquisadora e especialista no assunto Vavy Pacheco Borges.
Também é destaque na edição um perfil da Marquesa de Santos, que revela o lado político e pouco conhecido da famosa amante de D. Pedro I. Militante ativa, a marquesa sobreviveu a uma tentativa de homicídio, casou-se mais de uma vez e engajou-se em diversas lutas, como a Revolução Liberal de 1842. A publicação inclui ainda artigo sobre os riscos da mineração, atividade que desde o século XVII vitima milhares de pessoas no Brasil.
Lançada em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional é a única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil e traz, a cada mês, reportagens e artigos assinados por importantes historiadores e sociólogos. A publicação, que tem patrocínio da Petrobras, é mensal e vendida em bancas de todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário