nova ordem mundial
Cartaz sobre a Globalização que traz os dizeres: "Eles conspiram sob portas fechadas para criar uma nova ordem mundial".
ATIVIDADES SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL
1. Proponha aos alunos que ouçam a música "Fora da Ordem" , de Caetano Veloso, e analisem, coletivamente, a letra da música.
Obs.: essa atividade é mais indicada para séries finais do Ensino Médio.
Fora da Ordem (Caetano Veloso)
Vapor Barato, um mero serviçal do narcotráfico,
Foi encontrado na ruína de uma escola em construção
Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína
Tudo é menino e menina no olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto ganindo pra a lua
Nada continua
E o cano da pistola que as crianças mordem
Reflete as cores da paisagem da cidade que é muito
mais bonita e muito mais intensa do que no cartão postal.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata,
Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis
Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa
Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais
Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz
Parece paz
Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós
É muito, é grande, é total.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Meu canto esconde-se como um bando de Ianomânis nafloresta
Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar
Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano
Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon
Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon
Eu sei o que é bomEu não espero pelo dia em que todos os homens concordem
Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízofinal.
Alguma coisa está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial.
Fora da Ordem (Caetano Veloso)
Intérprete: Caetano Veloso
Disco: Circuladô (1991)
Gravadora: PolyGram
2. Oriente os alunos para um debate sobre a reunificação da Alemanha, enfatizando a situação atual desse país nos aspectos da vida política e da reestruturação econômica.
3. Proponha aos alunos um estudo com o auxílio de livros, atlas e jornais sobre o tema: "O fim da bipolarização mundial e os novos blocos regionais".
4. Divida a classe em grupos, de forma que cada grupo fique responsável pela linha do tempo referente a uma década do período da Guerra Fria. Posteriormente, proponha aos alunos unirem as linhas do tempo com o objetivo de construir uma pequena cronologia dos fatos mais importantes ocorridos durante a Guerra Fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário