domingo, 24 de fevereiro de 2013

Avaliação do Primeiro Ano



Confira a correção da avaliação de História (Primeiro Bimestre)



Primeiro ano

 


1. (Ufrrj) Leia o texto adiante sobre a expansão comercial e marítima portuguesa e, com base nele,  responda às questões a seguir.

Em 1498, o português Vasco da Gama consegue chegar a Calicute, nas Índias, contornando o Cabo da Boa  Esperança. Em seguida, as frotas portuguesas procuraram estabelecer um maior controle do oceano  Índico. À medida que as rotas de navegação se consolidam, Portugal centraliza o comércio das especiarias  alterando o papel a ser desempenhado pelas cidades de Gênova e Veneza.

THEODORO, J. "Descobrimentos e Renascimento". São Paulo: Contexto, 1991. p. 20.



a) Mencione duas razões que explicam o pioneirismo português nas navegações e descobrimentos dos séculos XV e XVI.



b) Estabeleça uma relação entre práticas mercantilistas e a assim chamada expansão comercial e marítima.



resposta:



a) O pioneirismo português nas Grandes Navegações pode ser explicado pela centralização política precoce de Portugal no contexto da Guerra de Reconquista contra os mouros (muçulmanos) na Península Ibérica. Além disso, ocorreu a consolidação e o fortalecimento do Estado Nacional com a Revolução de Avis (1383-1385) que promoveu uma aproximação entre o rei e a burguesia mercantil, condição que assegurava o gerenciamento da empreitada por parte do Estado e os recursos financeiros junto aos burgueses.



b) As conquistas decorrentes da Expansão Marítima e Comercial proporcionaram a possibilidade de aumento dos lucros para a burguesia mercantil e o aumento da arrecadação de impostos pelo Estado, adequando-se assim, à política econômica mercantilista.





2. (Unicamp) Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:

"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo."

(Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)

a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?





b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?




 resposta: 



a) O Tratado de Tordesilhas estabeleceu os limites das terras conquistadas e a serem conquistadas entre Portugal e Espanha.


b) Os países europeus excluídos dessa partilha, destacando-se a França, passam a questionar o tratado e a exigir o acesso às possessões coloniais de Portugal e da Espanha.






3. Vários elementos da cultura indígena foram desvalorizados pelos portugueses no afã de legitimar seu projeto colonizador. Desse modo, indique duas práticas culturais nativas desprezadas pelos colonizadores.


 resposta: 


Por não compreenderem nem respeitarem a cultura nativa e a partir dos primeiros contatos estabelecidos com os nativos, os colonizadores entenderam que deveriam promover a salvação das almas daqueles. A conversão indígena através da catequese foi a estratégia encontrada para incutir-lhes a fé católica e tentar fazer com que abandonassem suas crenças. Nesse processo, vários elementos constitutivos da cultura indígena foram desvalorizados pelos portugueses no afã de legitimar seu projeto colonizador. Tradições seculares que envolviam as relações familiares como os casamentos e suas regras, seus modos de vestir, de se alimentar, de lutar e de ter fé foram duramente criticados e modificados à medida que o processo de colonização se consolidava.




4. Qual o legado cultural indígena à sociedade brasileira? Enumere três exemplos.



 resposta: 


Apesar de todas as restrições impostas pelos colonizadores, o legado cultural indígena à sociedade brasileira está vivo nos nossos hábitos mais cotidianos, como o hábito de dormir em redes, na nossa dieta alimentar baseada em frutas, peixes, batatas e milho, bem como nas numerosas palavras indígenas agregadas ao nosso vocabulário, entre outras inúmeras contribuições.





5. (UFRN- adaptado) "Esta terra, Senhor, é muito chã e muito formosa. Nela não podemos saber se haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal; porém, a terra em si é de muitos bons ares (...) querendo aproveitar dar-se-á nela tudo (...)".



Esse trecho é parte da carta que Pero Vaz de Caminha escreveu, em 1500, ao rei de Portugal, com informações sobre o Brasil.

Com base no texto, diga quais eram os objetivos dos portugueses no Brasil nesse período.


 resposta: 


Estava evidente o interesse em explorar a terra nos moldes do mercantilismo, entretanto por não encontrarem metais preciosos ao chegarem ao território brasileiro, os portugueses passaram a se dedicar ao comércio do pau-brasil estabelecendo relações com os indígenas que trabalhavam no corte e armazenamento da madeira nas feitorias e em seu posterior carregamento nas caravelas portuguesas que transportavam a mercadorias para a Europa.








Um comentário:

  1. Ola, minha dúvida é na questão 1b. Posso dizer sobre a necessidade do estado de explorar para aumentar as riquezas, utilizando do mercantilismo como sistema politico economico? Estaria certa essa relaçao de mercantilismo e exploracao?

    ResponderExcluir