domingo, 2 de dezembro de 2012

FGV – Economia – 1 ª Fase (2013)

FGV – Economia – 1ª Fase – 02/dez/2012

HISTÓRIA
46. Na Assembleia, (...) que se reunia mais ou menos 40 vezes  por ano, os atenienses discutiam e votavam os principais  problemas do Estado — declaravam guerra, firmavam  tratados e decidiam onde aplicar os recursos públicos.  Do mais pobre sapateiro ao mais rico comerciante, todos  tinham oportunidade de expressar a sua opinião, votar e  exercer um cargo no governo.
     Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, A escrita da história
 
As mulheres atenienses
a) tomavam parte dessa instância política, mas suas ações  se limitavam aos temas relacionados com a família e a  formação moral e militar dos filhos.
b) não detinham prerrogativas nas atividades públicas,  mas possuíam direito de voto nessa Assembleia  quando a decisão envolvia guerras externas.
c) participavam de todas as atividades públicas de  Atenas, mas só tinham voz nessa Assembleia se  estivessem acompanhadas pelo marido ou filho.
d) não podiam participar dessa Assembleia, da mesma  forma como não tinham direito de exercer cargos  administrativos, além da restrição a herança e posse  de bens.
e) ganharam o direito de voz e voto nessa Assembleia  a partir das reformas de Sólon, e com Clístenes seus  direitos foram ampliados.
 


Resolução:
Na Antiguidade Clássica, as mulheres eram vistas como  inferiores, não podendo ter os mesmos direitos que os homens.  Isso ocorria em Atenas, onde elas não eram consideradas cidadãs  e, portanto, eram excluídas de qualquer participação política.
 
Alternativa: [D]
 


47. Entre os séculos XIII e XV, havia um intenso comércio de  cerâmicas, produtos agrícolas, de cobre vindo da Zâmbia e  de Chaba, de sal, ouro e marfim, enviados até a costa. De  fora, chegavam (...) porcelana da China e da Pérsia, peças  de vidro da Síria e outras mercadorias de luxo. O Grande  Zimbábue (...) tinha o monopólio do comércio de ouro que  era levado para Sofala e de lá embarcado para Quíloa. 
         Regiane Augusto de Mattos, História e cultura afro-brasileira 

A partir do trecho, é possível considerar que
a) o oceano Índico e a Península Arábica foram  importantes “portas de entradas” de ideias e  mercadorias da África, mesmo antes da costa atlântica.
b) a economia africana apenas ganhou importância em  fins do século XV, quando ocorreu a chegada dos  grandes negociantes europeus.
c) o isolamento cultural e político africano não impediu  que esporádicas relações comerciais fossem travadas  com outros continentes.
d) desde a Antiguidade a África esteve aberta às  influências externas, mas o continente só passou a ter  história com o contato com a Europa moderna.
e) até meados do século XVI, a costa mediterrânea foi o  único espaço africano com contato externo, em função  da expansão do Império carolíngio.
 


Resolução:
O trecho traz a informação de que diversas regiões africanas  já praticavam comércio ativo com as regiões do Índico e da  Península Arábica, durante os séculos XIII a XV, eliminando  a ideia tradicional de que a África só se inseriu no comércio  internacional durante as Grandes Navegações Atlânticas.

Alternativa: [A]


48. Guerra dos Cem Anos – Denominação dada a uma série  de conflitos ocorridos entre a França e a Inglaterra no  período 1337-1475. O termo, que vem sendo considerado  impróprio, é uma criação moderna dos historiadores do  século XIX, introduzido nos manuais escolares. (...) Alguns  historiadores têm mesmo proposto que seja utilizada a  expressão “cem anos de guerra” e não a tradicional.
Antônio Carlos do Amaral Azevedo, Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos
 
Sobre essa guerra, é correto afirmar que
a) decorreu diretamente da chamada Crise do Século  XIV, pois a Inglaterra e a França tinham leituras divergentes da paralisia econômica que atingiu a Europa ocidentaldesde os primeiros anos desse século.
b) resultou da imediata reação da França, aliada dos  reinos de Castela e Aragão, à aliança econômica e militar entre a Inglaterra e Portugal, iniciando o mais sangrento conflito bélico da Europa moderna.
c) desenrolou-se quase toda em território francês, com batalhas entremeadas por tréguas e períodos de paz, e as suas origens se ligam à sucessão do trono francês,  também disputado pela Inglaterra.
d) derivou da disputa por territórios recém-descobertos  por franceses no norte da África, mas que eram estratégicos para a expansão da economia inglesa, já produtora de manufaturados.
e) desenvolveu-se no contexto das reformas religiosas, obrigando cada nação europeia a se posicionar na defesa ou não do papado, fator principal do conflito bélico entre franceses e ingleses.
 

Resolução:
A Guerra dos 100 Anos (1337-1453), ocorrida entre França e  Inglaterra, foi marcada pela disputa do trono francês, que ficou vago. Além disso, havia a disputa pelo território de Flandres (atual Bélgica), enriquecido pelo seu ativo comércio.
Alternativa: [C]

 



49. Leia o fragmento.
   Um famoso escândalo político foi o de Antônio  Perez, que em 1571 era secretário de Estado de Felipe II, tendo alcançado um dos postos mais importantes na monarquia. Por rivalidades, viu-se envolvido em intrigas internacionais. Conhecia todos os segredos da coroa, tendo absoluto controle sobre o Tesouro. Foi acusado de vender cargos, de suborno e de trair segredos do Estado. Felipe viu um caminho para atingi-lo: a Inquisição. Tinha de ser acusado de heresia. Foi difícil encontrar provas contra seu catolicismo, mas o confessor do rei conseguiu-as. Mesmo sendo íntimo amigo do inquisidor-mor e tendo  o apoio da população de Saragoça, Perez foi acusado de  herege. Conseguiu fugir e morreu em Paris, e, conforme  testemunhou o núncioapostólico da região, sempre viveu  como fiel católico.
Anita Novinsky, A inquisição
 
A partir do texto, é correto concluir que a Inquisição espanhola
a) ampliou as suas prerrogativas nas nações europeias menos fiéis ao poder do papado, com o intuito de ampliar o número de seguidores.
b) perdeu parte de suas atribuições e poderes a partir da Contrarreforma católica, conforme deliberação do Concílio de Trento.
c) manteve, durante a sua existência secular, vínculos essenciais com a questão religiosa, excepcionalmente confundindo-se com a questão política.
d) resumiu sua atuação a alguns poucos casos exemplares, com o intuito de evitar a propagação do islamismo e das igrejas reformadas.
e) apesar de sua fundamentação religiosa, esteve vinculada ao Estado e serviu aos interesses de grupos ligados ao poder.
 

Resolução:
A Inquisição Espanhola foi um braço ativo nas ações políticas, no reinado de Felipe II, servindo aos interesses políticos dos grupos que estavam no poder, o que demonstra o caráter diverso da atuação dos inquisidores, os quais extrapolaram muito o campo religioso.
Alternativa: [E]




50. Leia um fragmento do Ato de Navegação inglês de 1660.
   Para o progresso do armamento marítimo e da navegação que soube a boa providência e proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e o poderio deste reino... nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas, plantações ou territórios, pertencentes a Sua Majestade ou em possessão de Sua Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que sem nenhuma fraude pertencem a súditos ingleses, irlandeses ou gauleses, ou ainda a habitantes destes países, ilhas, plantações e territórios, e que são comandados por um capitão inglês e tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses...
English Historical Documents
 

A determinação inglesa pode ser considerada
a) liberal, uma vez que a interferência do Estado se resumira a estabilizar a entrada e a saída de mercadorias da nação.
b) fisiocrata, porque reforçou a tendência inglesa de buscar as rendas do Estado na produção agrícola.
c) iluminista, já que atendeu às demandas das camadas mais modernas da nobreza de terras e da burguesia industrial.
d) monopolista, visto que permitiu a livre circulação de mercadorias pela maior parte do continente europeu e da Ásia.
e) mercantilista, pois permitiu a proteção e a consequente prosperidade da marinha e do comércio britânicos.
 


Resolução:
O Ato de Navegação (1660) foi um decreto inglês de caráter mercantilista que determinava que os produtos das áreas coloniais britânicas somente poderiam ser transportados por navios de mesma origem. Esse Ato concedeu privilégios à  marinha britânica e viabilizou sua futura prosperidade.
Alternativa: [E]

 


51. Restauração é o nome do regime estabelecido na França durante quinze anos, de 1815 a 1830, mas essa denominação convém a toda a Europa. Ela é múltipla e se aplica a todos os aspectos da vida social e política.
René Rémond, O século XIX: introdução à história do nosso tempo
 
Reconhece-se a Restauração no processo que
a) restituiu o poder aos monarcas europeus alinhados a Napoleão Bonaparte, provocando a generalização da contrarrevolução na América colonial, que havia sido varrida pelas independências nacionais.
b) alçou a Inglaterra à condição da nação mais poderosa do mundo, com capacidade de reverter a proibição do tráfico de escravos africanos para a América e de defender a recolonização de espaços coloniais espanhóis americanos.
c) restabeleceu as bases do sistema colonial na América e na Ásia, com a recriação de companhias de comércio marcadas pela rigidez metropolitana, além da prática do “mar fechado” e do porto único.
d) permitiu a volta das antigas dinastias ao poder, que o haviam perdido com as guerras napoleônicas, e que criou a Santa Aliança, nascida com o intuito de reprimir movimentos revolucionários.
e) ampliou os direitos trabalhistas em toda a Europa, condição que provocou as revoluções de 1820 e 1830,  eventos fundamentais para a retomada dos valores  políticos anteriores à Revolução Francesa.
 



Resolução:
O período descrito no enunciado é conhecido por “Restauração” em toda a Europa, por ser imediatamente posterior ao Congresso de Viena. As Guerras Napoleônicas — encerradas em 1815 — trouxeram à Europa um panorama de queda das monarquias e anexação de territórios ao Império Francês, panorama este combatido no Congresso de 1815, no qual foram estabelecidos os princípios componentes do chamado “Conserto Europeu”, que estabeleciam o retorno das monarquias caídas à época de  Napoleão e das fronteiras originais dos territórios conquistados.
Alternativa: [D]



52. Cuba começara sua vida política independente com uma organização partidária absolutamente ortodoxa: um partido liberal e um partido conservador. Na realidade, as coisas eram mais complicadas, já que no Partido Liberal se haviam alinhado quase todos aqueles que tinham feito a guerra de independência, enquanto no Partido Conservador haviam convergido os interesses de todos os que até o fim se conservavam favoráveis ao domínio espanhol. Além do mais, os Estados Unidos — libertadores e conquistadores da ilha — continuavam a manter sua tutela e faziam tudo para evitar a vitória dos liberais, dos quais temiam tanto as virtudes quanto os defeitos.
Halperin Donghi, História da América Latina
 
A tutela estadunidense é comprovada
a) pela exigência dos Estados Unidos de que a conversibilidade da moeda cubana sempre estaria atrelada ao dólar.
b) pelos acordos econômicos entre Cuba e Estados Unidos que restringiam a exploração do açúcar apenas às empresas norte americanas.
c) pela imposição da Emenda Platt à Constituição cubana, que garantia aos Estados Unidos o direito de intervenção no país vizinho.
d) pela concordância do governo de Cuba de que a sua Marinha fosse comandada pelo almirantado dos Estados Unidos.
e) pelo preceito constitucional que exigia um alto grau de estatização da economia cubana, especialmente no setor industrial.
 


Resolução:
Esta questão traz um texto de Haperin Donghi, que elucida a situação política cubana ao longo do período imediatamente posterior à sua independência — o início do Século XX. Sendo assim, no próprio contexto da independência cubana, fica claro o papel dos EUA, tanto na Guerra Hispano-Americana (1898 – 1901) quanto na constituição do Estado Nacional Cubano. O enunciado cobra, justamente, a comprovação dessa intervenção política norte-americana, expressa na forma de “tutela”. Neste caso, devemos considerar a imposição da Emenda Platt à Constituição Cubana, a qual garantia aos EUA o direito de intervenção no país.
Alternativa: [C]

 


53. Quando se processaram as eleições de novembro de 1932, o país estava numa situação pior do que nunca. Todas as “curas” do Sr. Hoover não conseguiram dar vigor ao paciente moribundo. Os trabalhadores eram assolados pelo desemprego; os lavradores eram arrasados pela crise da agricultura; a classe média tinha perdido suas economias as falências dos bancos e temia pela sua segurança econômica. 
Em 8 de novembro de 1932 o povo americano elegeu Franklin D. Roosevelt para presidente dos Estados Unidos.O “New Deal” do Sr. Roosevelt foi chamado de revolução. Era e não era. Era uma revolução quanto às ideias, mas não na sua parte econômica.
Leo Huberman, História da riqueza dos EUA (Nós, o povo)

Não era uma revolução econômica, pois
a) o volume de recursos destinados à recuperação econômica era pequeno e beneficiou apenas as regiões industrializadas.
b) não ocorreu qualquer alteração no direito à propriedade privada, assim como foi mantida a mesma estrutura de classe.
c) os operários e produtores rurais não tiveram nenhum ganho importante, uma vez que os benefícios atingiram exclusivamente as classes médias.
d) os principais causadores da crise — os grandes conglomerados oligopolistas — foram os que mais recursos receberam do governo americano.
e) privilegiaram-se os investimentos diretos em agentes econômicos tradicionais, como as grandes casas bancárias e as principais corporações.
 


Resolução:
Esta questão faz referência ao período conhecido como “A Grande Depressão”, fruto imediato da Crise de 1929. No texto, o autor Leo Huberman explica sucintamente os aspectos políticos que cercam a Crise e tece uma breve análise econômica acerca do plano governamental de recuperação econômica, o New Deal. Dentre as ações práticas do New Deal, destacam-se: o intenso intervencionismo estatal, sobretudo nas obras públicas; o Agricultural Adjustment Act, que destinou recursos à recuperação da economia agrícola; o Industrial Recovery Act, que amparava os operários e industriais – com recursos e geração de empregos. Sendo assim, os motivos pelos quais o New Deal não representou uma revolução econômica estão expressos na alternativa B.
Alternativa: [B]


54. Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal — conde de  Assumar — se casou em 1715 com D. Maria José de  Lencastre. Daí a dois anos partiria para o Brasil como  governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Nas  Minas, não teria sossego, dividido entre o cuidado ante  virtuais levantes escravos e efetivos levantes de poderosos;  o mais sério destes o celebrizaria como algoz: foi o conde  de Assumar que, em 1720, mandou executar Felipe dos  Santos sem julgamento, sendo a seguir chamado a Lisboa  e amargurado um longo ostracismo.
Laura de Mello e Souza, Norma e conflito: aspectos da história de Minas no século XVIII
 
A morte de Felipe dos Santos esteve vinculada a
a) uma sublevação em Vila Rica, que envolveu vários grupos sociais, descontentes com a decisão de levar todo ouro extraído para ser quintado nas Casas de Fundição.
b) um movimento popular que exigia a autonomia das Minas Gerais da capitania do Rio de Janeiro e o imediato cancelamento das atividades da Companhia de Comércio do Brasil.
c) uma revolta denominada Guerra do Sertão, comandada por potentados locais, que não aceitavam as imposições colonialistas portuguesas, como a proibição do comércio com a Bahia.
d) uma insurreição comandada pela elite colonial, inspirada no sebastianismo, que defendia a emancipação da região das Minas do restante da América portuguesa, com a criação de uma nova monarquia.
e) uma rebelião, que contrapôs os paulistas — descobridores das minas e primeiros exploradores — e os chamados emboabas ou forasteiros – pessoas de outras regiões do Brasil, que vieram atrás das riquezas de Minas.
 

Resolução:
Esta questão versa sobre a Revolta de Felipe dos Santos, ocorrida em Minas Gerais, no século XVIII. Em termos gerais, no início do século XVIII, os donos das minas estavam sendo prejudicados pelas novas medidas da Coroa, que dificultaram o contrabando do ouro em pó: em 1720, as autoridades portuguesas proibiram definitivamente a circulação de ouro em pó em todas as regiões de mineração. A Coroa Portuguesa decidiu instalar quatro casas de fundição, nas quais todo ouro deveria ser fundido, transformado em barras e gravados com o selo do Reino, ocasião em que se recolhia o “quinto”). No dia 29 de junho de 1720, aproximadamente 2000 revoltosos conquistaram a cidade de Vila Rica, liderados pelo tropeiro Felipe dos Santos, homem representante dos segmentos mais populares, e pelo minerador Pascoal da Silva. Durante 20 dias, alguns revoltados ocuparam Vila Rica e exigiram o fim das casas de fundição, do monopólio de vários produtos e o perdão pela rebelião.
Alternativa: [A]

 

55. A independência, porém, pregou uma peça nessas elites.
Um ano após ser convocada, a Assembleia Constituinte foi dissolvida e em seu lugar, o imperador designou um pequeno grupo para redigir uma Constituição “digna dele”, ou seja, que lhe garantisse poderes semelhantes aos dos reis absolutistas. Um exemplo disso foi a criação do Poder Moderador (...)
Mary del Priore e Renato Venancio, Uma breve história do Brasil
 
Esse poder
a) ampliava os direitos das Assembleias Provinciais, restringia a ação do Imperador no tocante à administração pública e a ação do Senado.
b) permitia que o Imperador reformasse a Constituição por decreto-lei e que escolhesse parte dos deputados provinciais.
c) sofria de uma única limitação institucional, pois o Estado brasileiro não tinha direito de interferir nos assuntos relacionados com a Igreja Católica.
d) proporcionava ao soberano poderes limitados, o que permitiu alargamento da autonomia política e econômica das províncias do Império.
e) oferecia importantes prerrogativas ao Imperador, como indicar presidentes de províncias, nomear senadores e suspender magistrados.



Resolução:
Esta questão se mostra bastante direta. No contexto da Constituição de 1824, o Imperador D. Pedro I, em suas tradicionais Falas do Trono, afirmou que dissolvera os trabalhos do Ante-Projeto Constitucional de 1823 justamente por estes não serem dignos do Brasil e dele. Sendo assim, o texto outorgado em 1824 continha uma nova concepção de poder, acima do Executivo e do Parlamento, exercido também pelo Imperador: o Poder Moderador.
Alternativa:[E]

 


56. A independência oficial do Brasil, prevalecendo sobre a libertação sonhada pelos patriotas — para usar uma palavra em voga na época — frustrou grande parte da população. A independência oficial sedimentou uma estrutura econômica e política herdada da Colônia, pouco alterando a situação das massas e, por adotar um centralismo autoritário, pressionava também o sistema político nas províncias.
A oportunidade perdida de democratizar a prática política, de um lado, e a insistência em manter inalterado o instituto da escravidão, de outro, praticamente fizeram aflorar todo o anacronismo do Estado brasileiro, provocando várias reações. Entre elas a Sabinada (...)
Júlio José Chiavenato, As lutas do povo brasileiro
 
É correto caracterizar essa rebelião como
a) um movimento apoiado pelas camadas médias e baixas de Salvador, que tomou o poder da cidade e separou a província da Bahia do resto do Império do Brasil provisoriamente até a maioridade de D. Pedro de Alcântara.
b) a mais radical revolução social ocorrida no Brasil do século XIX, já que o governo sabino foi efetivamente revolucionário, tendo como uma das primeiras ações a extinção do trabalho cativo em terras baianas.
c) um episódio marcado pelo ingênuo republicanismo dos rebeldesbaianos, derivado das reformas políticas ocorridas nos EstadosUnidos do presidente Monroe e que defendia o poder advindo dasclasses populares.
d) uma rebelião elitista, apoiada nos setores da elite baiana — brancos, proprietários e letrados —, que defendia o separatismo como forma de preservar os interesses econômicos da mais rica província nordestina.
e) uma revolução liberal radical, inspirada no parlamentarismo inglês, que exigia a imediata convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e a proclamação de uma república federalista.
 
Resolução:
Em 1837, ocorreu a Sabinada, revolta que se restringiu basicamente a Salvador. Era contra o governo central, o qual nomeava autoridades indiferentes às suas necessidades, retirando-lhes recursos importantes para a gestão administrativa.
Nada menos que 60 periódicos circularam pela Província, reivindicando principalmente o Federalismo, inspirado no modelo norte-americano. O Centralismo português, diziam os baianos, havia sido substituído pelo Centralismo do Rio de  Janeiro.  Ao mesmo tempo, o comércio do açúcar, a grande riqueza do Nordeste, já estava em franca decadência. A Sabinada foi uma revolta liderada basicamente por profissionais liberais e militares, sem grande adesão popular, e seu nome deriva da designação de seu principal líder, Francisco Sabino, professor da Escola de Medicina de Salvador.
Alternativa: [D]

 

57. O conhecimento da industrialização no Brasil, isto é, das formas particulares da industrialização no Brasil, deve estar, explícita ou implicitamente, apoiado na análise das relações entre o café e a indústria.  E a análise correta dessas relações é impossível se considerarmos café e indústria como elementos opostos. É indispensável reunir café e indústria como partes da acumulação de capital no Brasil; mais precisamente, como partes das novas formas de acumulação cuja formação encontra as suas origens na década de 1880 a 1890.  
Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil
 
No contexto do Brasil da passagem do século XIX para o XX, acerca das relações entre a produção cafeeira e a indústria, é correto considerar que
a) o avanço da produção industrial foi inversamente proporcional ao crescimento da produção cafeeira, uma vez que a entrada de recursos derivada da exportação de café era reaplicada apenas na produção cafeeira.
b) a ampliação do trabalho livre permitiu que parcelas dos capitais acumulados fossem investidas nas atividades industriais, desse modo, a economia cafeeira e a indústria fazem parte de um mesmo processo de desenvolvimento.
c) os empresários ligados à produção e exportação do café tinham representação política hegemônica e seus interesses eram defendidos pelo Estado brasileiro, que impedia a inversão de capitais cafeeiros na indústria.
d) os interesses dos cafeicultores e os dos industriais eram excludentes, visto que, com a expansão cafeeira, as maciças exportações desse produto atrapalharam os investimentos na indústria.
e) a exportação cafeeira atrelou o comércio externo brasileiro às importações de produtos industrializados da Europa e dos Estados Unidos, impedido o desenvolvimento da indústria no Brasil antes de 1930.
 

Resolução:
Na metade do século XIX, o Brasil teve o tráfico negreiro extinguido e a Lei de Terras promulgada. A combinação entre o fim da importação de escravos e a privação de terras para imigrantes, homens livres pobres e ex-escravos, criou uma condição propícia para que capitais excedentes do café fossem liberados para outros investimentos, favorecendo um limitado surto industrial no Brasil. A Tarifa Alves Branco, protecionista, ajudou nesse sentido. Fique claro, portanto, como esse surto industrial está diretamente ligado ao capital dos cafeicultores.

Assim, surgiram, nas áreas mais dinâmicas do país, tentativas para levá-lo a uma modernização capitalista. Sobretudo nas áreas ligadas ao Oeste Paulista, foram feitos investimentos, com a criação de bancos, indústrias, hotéis, teatros, companhias de transporte (ferroviárias e de navegação), foi instalada a iluminação a gás nas cidades, iniciaram-se os serviços de telégrafo  e telefônico. O crédito passou a ser largamente utilizado. Nas  cidades, novas associações de artistas, músicos e profissionais  criavam uma nova convivência.          
Alternativa: [B]

58. Em 1939, atendendo ao apelo do Papa Pio XII, o Conselho
de Imigração e Colonização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil resolveu autorizar a entrada de 3 000 imigrantes de origem “semita”. Condição sine qua non para obter “o visto da salvação”:  a conversão ao catolicismo. Pressionados pelos acontecimentos que marcavam a história do III Reich, os judeus, mais uma vez, foram obrigados a abandonar seus valores culturais em troca do título de cristão.
Maria Luiza Tucci Carneiro, O anti-semitismo na era Vargas (1930-1945)
 
A situação apresentada tem semelhança com o processo histórico da
a) permissão apenas do culto católico no Brasil, conforme preceito presente na primeira Constituição, de 1891.
b) repressão ao arraial de Canudos, no sertão baiano, pois recaiu sobre os sertanejos a acusação de ateísmo.
c) obrigatoriedade, conforme costume colonial, dos negros alforriados de conversão ao catolicismo para a obtenção da efetiva liberdade.
d) conversão obrigatória dos judeus na Espanha e em Portugal, a partir do final do século XV, o que gerou a denominação cristão-novo.
e) separação entre Estado e Igreja no Brasil, determinada pelo Governo Provisório da República, comandada  por Deodoro da Fonseca.
 

Resolução:
Em 1492, ano da descoberta da América e da conquista de Granada
(fim da Reconquista), a Espanha expulsou de seu território os judeus que haviam se recusado a se converter ao Cristianismo (eles já haviam sido expulsos da Inglaterra, no século XIII, e da França, no século XIV). Dos 180 mil judeus expulsos da Espanha, cerca de 120 mil migraram para Portugal, onde foram acolhidos
com violência pela população. Em consequência, D. Manuel promoveu, em 1497, a conversão maciça: todo português passou a ser obrigatoriamente cristão, e todos os cristãos novos (judeus  convertidos) ou mouriscos (islâmicos convertidos) que ousassem  praticar suas antigas religiões em segredo (criptojudaísmo) eram  considerados hereges. Tal fato pode ser associado à conversão  forçada dos judeus que ambicionassem abrigo no território  brasileiro.
Alternativa:[D]
 

59. Leia um fragmento de memória de um jornalista brasileiro, escritor, ex-preso político e exilado.
   Para mim, que havia sido, no limiar da década [de 1960], um rebelde sem causa concreta, fã de James Dean e simpatizante da “juventude transviada”, o golpe significou, de imediato, mais um salto à frente na conscientização da realidade. Inclusive porque as medidas inaugurais do regime implantado em 1º de abril não deixavam margem a dúvidas: contra a reforma agrária no campo, o tabelamento dos aluguéis nas cidades e a limitação das remessas de lucros ao exterior, assim como — diante da imposição norte-americana — pelo rompimento das relações diplomáticas com Cuba.
Arthur José Poerner, O céu é das elites In Daniel Souza e Gilmar Chaves (org.), Nossa paixão era inventar um novo tempo
 
A partir do fragmento, pode-se identificar, entre outros, como fatores responsáveis pela ruptura políticoinstitucional de 1964,
a) a omissão do governo brasileiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba e a aprovação das Reformas de Base pelo Congresso Nacional.
b) os grupos ligados ao latifúndio, ao temor da participação dos setores populares nas questões nacionais e os interesses das empresas multinacionais.
c) a repressão do governo Jango contra os militares de baixa patente, os aumentos salariais excessivos e as recorrentes greves estudantis.
d) a decisiva oposição de Juscelino Kubitschek ao governo Jânio, o acordo econômico com a União Soviética e a crise do petróleo.
e) as classes médias preocupadas com a corrupção no governo Jango, as facilidades para a entrada do capital estrangeiro no país e o aumento do desemprego.
 



Resolução:
O golpe militar representou, fundamentalmente, a convergência
do interesse de quatro grupos.
Primeiro, os grupos civis liberais (representados pela UDN e pela grande mídia), fortemente ligados ao Catolicismo, que viam com desconfiança as reformas de base de Jango.
Segundo, a burguesia industrial nacional e internacional e a burguesia agrarian, que tinham como meta aprofundar o Liberalismo econômico e manter a estrutura latifundiária do país.
As reformas de base e outros projetos janguistas entravam em choque com o projeto socioeconômico de tais setores da burguesia.
Terceiro, os militares, que estavam fortemente imbuídos pelo ideal
da Escola Superior de Guerra, um dos mais importantes polos do anticomunismo desde os Anos 50. Para os militares, o povo era sensível a discursos populistas e promessas por melhorias de salário, que só prejudicariam a economia. Por isso, era necessário blindar o governo da pressão popular, ou seja, excluir o povo da política para assim manter a ordem e o progresso.
Quarto, a política externa dos Estados Unidos, na época (no contexto de Guerra Fria) visava, ao mesmo tempo, proteger os interesses de suas empresas e combater os governos de caráter  nacionalista, que podiam tender ao Comunismo e aliar-se à URSS.
Alternativa: [B]


 

60. Observe o gráfico.

 
Apud Flavio de Campos, Oficina de História do Brasil
A partir dos dados apresentados, é correto considerar que
a) o endividamento público, a partir de meados dos anos 1960, deve ser atribuído aos investimentos realizados na prospecção de petróleo, pois os governos ditatoriais objetivavam a autossuficiência nessa área.
b) durante o governo Geisel, mesmo diante de um contexto de crise econômica internacional, optou-se pelo endividamento externo para financiar o II Plano Nacional de Desenvolvimento.
c) o progressivo aumento da dívida externa durante a ditadura foi compensado pelas altas taxas do PIB, que atingiram os seus melhores níveis durante os governos Geisel e Figueiredo.
d) o governo Médici impôs um modelo econômico baseado na industrialização dos bens de consumo não duráveis, objetivando a universalização do consumo nacional, mas que gerou a dívida externa.
e) a dívida externa brasileira não trouxe maiores preocupações dos economistas durante a ditadura, porque o seu crescimento garantiu uma melhora  importante na distribuição das riquezas nacionais.
 


Resolução:
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979) foi o último programa do ciclo desenvolvimentista, criado em resposta à crise mundial do petróleo. O Plano buscou avançar no caminho da autonomia brasileira no uso do petróleo, aço, alumínio, fertilizantes, além de bens de capital (máquinas e ferramentas)
Propunha-se o maior uso do álcool, a construção de hidrelétricas e o uso da energia nuclear, com a finalidade de solucionar o problema energético brasileiro, diminuindo a dependência diante do petróleo do Oriente Médio. O sucesso do II PND dependia de grande volume de recursos e de financiamento de longo prazo. Grande parte desse volume de recursos foi adquirido a partir do endividamento externo.
Alternativa: [B]



COMENTÁRIO DA PROVA DE HISTÓRIA
De forma geral, a prova foi bem equilibrada, com
7 questões de História Geral
7 questões de História do Brasil
1 de História da América.
 
Em História Geral, as questões abordaram os períodos da
seguinte forma:
1 de Antiguidade (as mulheres em Atenas)
2 de Idade Média (Comércio Africano / Guerra dos Cem Anos)
2 de Idade Moderna (Inquisição / Ato de Navegação)
2 de Idade Contemporânea (Restauração Europeia / Crise de 1929)
 
Em História do Brasil, as questões abordaram os períodos da
seguinte forma:
1 de Brasil Colônia (Revolta de Felipe dos Santos)
3 de Brasil Império (1º Reinado - Poder Moderador / Regência - Sabinada / 2º Reinado - Café e Indústria)
3 de Brasil República (Era Vargas - imigração / Golpe Militar / Economia e Dívida Externa no regime militar).
Em História da América, a Banca explorou a Guerra HispanoAmericana.
Os textos, na maioria das vezes, prestavam-se mais a situar  o momento histórico do que a articular-se ao conhecimento  necessário para a resolução das questões.
O grau de dificuldade foi médio, sem oferecer problemas ao  aluno que se preparou adequadamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário