sábado, 10 de novembro de 2012

Correção do Notrevest (quarto bimestre)

Confira a correção do Notrevest (segundo ano)


SEGUNDO ANO
 
35. (PITÁGORAS) Leia as reproduções de manchetes de jornais quando da instalação do regime autoritário militar no Brasil, em 1964.
“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos...”
 “Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais...”
(O Globo. Rio de Janeiro, 2 de abril de 1964.)

“Desde ontem se instalou no País a verdadeira legalidade [...] Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas...”
(Editorial do Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 1º de abril de 1964.)

Considerando-se as opiniões expressas pelos jornais e a conjuntura da época, é possível inferir que
A) a clara opção do governo Goulart em atender às demandas dos setores revolucionários nacionais precipitou a tomada do poder pelos militares.
B) os mais diversos setores da sociedade rejeitaram, pelo menos no primeiro momento, a ação dos golpistas.
C) a ação dos setores militares respondeu a um sentimento de claro apoio de alguns grupos quanto aos rumos do governo João Goulart.
D) o entendimento da grande imprensa de que os rumos tomados pelo presidente Goulart afetariam seus interesses ocasionou a rejeição declarada ao golpe de março de 1964.
E) a grande imprensa brasileira atribuiu ao golpe militar um caráter legalista e racional, o qual deveria ser reconhecido e aplaudido pela população.


36. (PITÁGORAS) A charge a seguir mostra o então Ministro da Fazenda Delfim Netto.
 
Charge de Chico, Jornal do Brasil, outubro de 1979. In: CHICO. Natureza morta e outros desenhos do Jornal do Brasil. Rio de Janeiro : Edições Muro, 1980. 

Assinale a alternativa cujo trecho relaciona-se corretamente ao contexto mostrado na charge.
A) “Foi nessa época que teve início a chamada industrialização por substituição de importações, que dificultava a concorrência com altas taxas alfandegárias.”
B) “A economia, regida por uma política que estimulava o crescimento, ao mesmo tempo favoreceu a concentração de renda, esgotando-se com a crise do petróleo.”
C) “A política econômica priorizava as indústrias de base e de consumo, sobretudo as de bens de consumo duráveis, como automóveis, a qual acabara de se instalar no país.”
D) “O governo anunciava que o país estava falido e sem condições de pagar a dívida externa, obrigando-o a recorrer, pela primeira vez, ao FMI.”
E) “O momento caracterizou-se por medidas liberais e a redução dos empréstimos governamentais, com o objetivo de controlar as contas públicas.”


37. (PITÁGORAS) “Na noite de 1º de abril, o Congresso se reuniu para decidir o que fazer. Horas mais tarde, já na madrugada do dia 2, a Presidência da República foi declarada vaga por Moura Andrade, presidente do Senado. Mais uma vez, Ranieri Mazzili, presidente da Câmara, assumiria interinamente o cargo de chefe do governo. Porto Alegre foi considerada a “Capital da Legalidade”, e para lá o presidente deposto refugiara-se. O golpe estava consumado.”
PILAGALLO, Oscar. O Brasil em sobressalto. São Paulo: Publifolha, 2002. P. 105 (adaptado)

Dos fatos apresentados no trecho. conclui-se que ele trata da

A) renúncia de Jânio Quadros.
B) tomada do poder pelos militares.
C) vitória da Coluna Prestes.
D) decretação do Estado Novo.
E) tomada do poder por Floriano Peixoto.


38. (PITÁGORAS) O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo Costa e Silva em 1968, resultou, dentre outros fatores,

A) de pressões internas, as quais visavam a modificação do processo eleitoral com o estabelecimento de eleições indiretas.
B) da possibilidade de uma crise diplomática em face das pressões norte-americanas contra o regime militar e seu caráter repressor.
C) da aguda crise econômico-financeira que assolava o país após o rompimento dos contratos estabelecidos com o Fundo Monetário Internacional.
D) da combinação de manifestações de oposição ao regime e ao comportamento independente do Congresso Nacional.
E) da necessidade de reformular a estrutura política interna, substituindo o pluripartidarismo democrático pelo bipartidarismo controlado.




GABARITO
35. RESPOSTA: [E]
36. RESPOSTA: [B]
37. RESPOSTA: [B]
38. RESPOSTA: [D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário