domingo, 13 de novembro de 2011

Confira a correção das avaliações de História P 2

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – PRIMEIRO ANO – P2

1. (Fuvest) Aponte as principais críticas feitas pelo Iluminismo à sociedade do Antigo Regime.

Resposta: Críticas ao absolutismo do chefe de estado e o poder deste sobre toda a sociedade.

2. (Ufrrj) Leia o texto a seguir sobre a independência dos EUA.

A falta de um efetivo projeto colonial aproximou os EUA de sua independência. As 13 colônias nascem sem a tutela do Estado. Por ter sido "fraca", a colonização inglesa deu origem à primeira independência vitoriosa da América.

KARNAL, L. "Estados Unidos: a formação da nação." São Paulo: Contexto, 2001, p.17.

Sobre a referência do texto ao período colonial dos EUA, cite e comente 2 (dois) fatores que levaram à independência dos EUA.

Resposta: A interferência inglesa na colônia através da taxação de diversos produtos; desenvolvimento de uma política de controle político e econômico nas colônias; favorecimento da companhia das Índias Orientais pelo governo inglês com o monopólio do chá em suas colônias.

3. (Pucpr) Leia o texto a seguir e extraia a idéia central:

"São verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais."

(Trecho da" Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", Ministro das Relações Exteriores, EUA.)

A idéia central do texto é:

a) A forma de governo estabelecida pelo povo deve ser preservada a qualquer preço.

b) A realização dos direitos naturais independem da forma, dos princípios e da organização do governo.

c) Cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.

d) Todos os homens têm direitos e deveres.

e) Cabe aos homens-governo estabelecer as regras para o povo.

Resposta: [C]

4. (Uel) "A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão teria grande repercussão no mundo inteiro. 'Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. Os homens nascem e vivem livres e iguais perante a lei, dizia seu primeiro artigo; mas também prevê a existência de distinções sociais, ainda que somente no terreno da utilidade comum'..."

Assinale a alternativa que identifica um dos artigos da Declaração que prevê a distinção a que o texto se refere.

a) "A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável."

b) "Os cidadãos de conformidade com suas posses devem contribuir com as despesas da administração pública."

c) "A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de força pública que deve ser instituída em benefício de todos..."

d) "A lei só tem direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade."

e) "Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública...".

Resposta: [A]

5. (Unesp) "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos".

Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.

Estas observações se aplicam:

a) às Monarquias Constitucionais.

b) ao Despotismo Esclarecido.

c) às Monarquias Parlamentares.

d) ao Regime Social-Democrático.

e) aos Principados ítalo-germânicos.

Resposta: [B]

6. (Fuvest) A descentralização política do Brasil, no período regencial, resultou em:

a) deslocamento das atividades econômicas para a região centro-sul, através de medidas de favorecimento tributário.

b) ampla autonomia das províncias, de acordo com um modelo que veio a ser adotado, mais tarde, pela Constituição de 1891.

c) revoluções e movimentos sediciosos, que exigiam um modelo centralizador, em benefício das várias regiões do país.

d) revoluções e movimentos sediciosos, exigindo que o futuro D. Pedro II assumisse o trono para reduzir a influência do chamado "partido português".

e) autonomia relativa das províncias, favorecendo o poder das elites regionais mais significativas.

Resposta: [E]

7. (UEL) "...valorizava-se novamente o município, que fora esquecido e manietado durante quase dois séculos. Resultava a nova lei na entrega aos senhores rurais de um poderoso instrumento de impunidade criminal, a cuja sombra renascem os bandos armados restaurando o caudilhismo territorial (...). O conhecimento de todos os crimes, mesmo os de responsabilidade (...), pertencia à exclusiva competência do Juiz de Paz. Este saía da eleição popular, competindo-lhe ainda todas as funções policiais e judiciárias: expedições de mandatos de busca e seqüestro, concessão de fianças, prisão de pessoas, ..."

Em relação ao período regencial brasileiro, o texto refere-se

a) ao Ato Adicional.

b) à Lei de Interpretação.

c) ao Código de Processo Criminal.

d) à criação da Guarda Nacional.

e) à instituição do Conselhos de Províncias.

Resposta: [C]

8. (Unicamp) O historiador José Murilo de Carvalho, analisando o período monárquico no Brasil, afirma: "A melhor indicação das dificuldades em estabelecer um sistema nacional de dominação com base na solução monárquica encontra-se nas rebeliões regenciais".

(José Murilo de Carvalho, TEATRO DE SOMBRAS, Ed. UFRJ/Relume-Dumará, p. 230)

a) Identifique três rebeliões regenciais brasileiras.

Resposta: Poderiam ser citadas três das seguintes revoltas regenciais brasileiras: Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Revolta dos Malês, Guerra dos Farrapos e Rusga.

b) De que maneira tais revoltas dificultavam a ordem monárquica?

Resposta: O aluno poderia comentar sobre o caráter anti-monárquico (ou republicano) de algumas revoltas ou que elas punham em risco a unidade nacional (possuíam caráter separatista). A grade previa ainda respostas como o caráter anti-escravista de algumas rebeliões e participação popular nas revoltas.

9. (UFV) Das afirmativas abaixo, referentes ao Período Regencial no Brasil, assinale a CORRETA:

a) Ocorreram vários movimentos e revoltas que não se enquadravam em um único propósito, pois cada um resultava de realidades regionais específicas e de grupos sociais distintos.

b) A unidade política e territorial deste período visou à superação da crise econômica que se arrastava desde o período colonial, tendo como conseqüência o abandono da vocação agrícola brasileira.

c) O período regencial foi um dos mais agitados da história política brasileira até então, durante o qual surgiram vários partidos políticos que representavam os setores sociais revoltosos.

d) A ausência de instabilidade política neste período, devia-se ao rigor das políticas regenciais diante do federalismo e da centralização administrativa.

e) O liberalismo, marca do período regencial, incentivou a participação popular e, ao mesmo tempo, fortaleceu o poder das oligarquias sulistas e nortistas.

Resposta: [A]

10. (UMC) O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;

b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social;

c) a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política nacional;

d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão;

e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

Resposta: [A]

Questão Extra:

1. (G1) Relacione a Revolução Americana com os ideais iluministas.

Resposta: A Revolução America relaciona-se diretamente com as ideias iluministas na medida em que implanta uma República constitucional representativa baseada nos princípios de Montesquieu.


2. (Cesgranrio) A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte - a Revolução Americana - resultou:

I - do desdobramento natural da relativa autonomia econômica e política dessas colônias de povoamento;

II - da reação dos colonos às medidas fiscais e administrativas tomadas pela Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos;

III - dos prejuízos causados aos colonos pela política liberal inglesa, que aboliu o "pacto colonial";

IV - da manutenção e intensificação das práticas mercantilistas britânicas que se opunham ao "comércio triangular".

Assinale se estão corretas apenas:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

Resposta: [E]

Questão desafio

(UNICAMP)

Iniciada como conflito entre facções da elite local, a Cabanagem, no Pará (1835-1840), aos poucos fugiu ao controle e tornou-se uma rebelião popular. A revolta paraense atemorizou até mesmo liberais como Evaristo da Veiga. Para ele, tratava-se de gentalha, crápula, massas brutas. Em outras revoltas, o conflito entre elites não transbordava para o povo. Tratava-se, em geral, de províncias em que era mais sólido o sistema da grande agricultura e da grande pecuária. Neste caso está a revolta Farroupilha, no Rio Grande do Sul, que durou de 1835 a 1845.

(Adaptado de José Murilo de Carvalho, A construção da ordem: a elite imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 252-253.)

a) Segundo o texto, o que diferenciava a Cabanagem da Farroupilha?

Resposta: Segundo o texto o principal ponto de diferenciação entre a Cabanagem e a Farroupilha é a composição social, pois, segundo o autor, a Cabanagem iniciou-se como um conflito entre as elites locais, tornando-se posteriormente um conflito popular. A Farroupilha caracterizou-se por sua composição social eminentemente elitista.

b) Quais os significados das revoltas provinciais para a consolidação do modelo político imperial?

Resposta: Essas revoltas foram motivadas principalmente pelas tensões políticas geradas após a abdicação de D. Pedro I, pela crise econômica e pelas condições precárias em que viviam os pobres e os escravos. Grande parte destas revoltas tiveram caráter separatista, como a Cabanagem no Pará e a Farroupilha no Rio Grande do Sul e colocaram em risco a integridade política e territorial do país. O separatismo e o republicanismo presentes nas revoltas regenciais exigiram reações políticas (Lei de Interpretação do Ato Adicional de 1837 e o Golpe da Maioridade -1840) e militares (repressão às revoltas) por parte do governo central, a fim de restaurar o modelo político imperial (centralismo/unitarismo/monarquista), consolidado no Segundo Reinado.

c) O que levava as elites agricultoras e pecuaristas a se rebelarem contra o poder central do Império?

Resposta: No início do século XIX, a pecuária era a principal atividade econômica no Rio Grande do Sul, sendo responsável pelo couro, sebo e carne vendidos para todo o Brasil. Durante a Regência, em 1834, o conservador Antônio Rodrigues Fernandes foi nomeado Presidente da Província do Rio Grande do Sul, provocando em seguida o aumento dos impostos sobre a agricultura e a pecuária, atingindo principalmente os produtores de charque que não conseguiam competir com os baixos preços do charque uruguaio e argentino. Tal situação levou os estancieiros (produtores de charque), liderados por Bento Gonçalves, a iniciarem os levantes contra o governo, invadindo Porto Alegre e destituindo o presidente de seu cargo.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO ANO – P2

1. (Uerj) Isso é o que não nos podem perdoar; que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista.

(Declaração de Fidel Castro em 16 de abril de 1961. Apud THOMAS, H. "Cuba, Ia lucha por Ia libertad". Barcelona: Edições Grijalbo, 1974.)

A década de 50 caracterizou-se, na América Latina, pelo crescimento do anticomunismo entre os setores políticos conservadores e entre parcela considerável dos militares, clima que se aprofundou com a declaração de Fidel Castro citada acima. No Brasil, a posse de Juscelino Kubitschek já fora contestado por um tipo de reação que muitas vezes identificava posturas nacionalistas ou reformistas com o comunismo.

Identifique duas características da estrutura econômica vigente em Cuba, antes da Revolução de 1959, combatidas pelos revolucionários de Fidel Castro.

Resposta: Duas dentre as características:

. concentração da propriedade, seja rural, seja urbana.

. dependência para com o capital estrangeiro, principalmente norte-americano

. propriedade norte-americana da maior parte das grandes usinas açucareiras cubanas

. propriedade estrangeira da maior parte das atividades econômicas cubanas.

2. No final dos anos 50, o mundo recebeu duas notícias de efeitos multiplicadores: a eleição de J. F. Kennedy para a presidência americana e a Revolução de Cuba. Esses eventos, associados ao posterior assassinato do presidente Kennedy, alteraram o curso da política externa dos Estados Unidos.

Considerando os destaques do trecho acima:

A Revolução Cubana (1959) tornou-se um marco na história do século XX, ao aprofundar a Guerra Fria e provocar significativos desdobramentos políticos e econômicos na América Latina, na década de 1960.

Mencione dois desses desdobramentos e explique-os.

Resposta: O êxito da Revolução Cubana em reação aos poderes oligárquicos e ao imperialismo norte americano aliado à implantação de um governo socialista, desencadeou a instalação das ditaduras militares na América Latina, com apoio dos Estados Unidos, que temerosos do exemplo cubano procuraram proteger seus interesses.

3. Quanto à Revolução Chinesa, podemos afirmar que:

I - a partir de 1905, com a pressão do Partido Nacionalista (Kuomitang), se iniciam as tentativas de deposição da dinastia Mandchu, ao mesmo tempo em que as rivalidades no interior do partido acabam por dividir a China provocando conflitos entre republicanos e partidários da manutenção do domínio dinástico.

II - os focos de resistência ao domínio dinástico, de tendência comunista, iniciam-se em Xangai após a fundação, em 1921, do Partido Comunista Chinês e acabam por provocar tensões entre os nacionalistas, chefiados por Chiang Kai Shek, e os comunistas, chefiados por Mao Tsé Tung, fato que dará início à Grande Marcha de 1934 e conduzirá à proclamação da República Popular da China em 1949.

III - a partir do término da 2ª Guerra Mundial, em função dos acordos firmados entre EUA e URSS, as duas Chinas, a de Formosa e a continental, se unem sob a liderança de um colegiado que incluía comunistas e nacionalistas e que desempenhou papel importante na realização da Revolução Cultural de 1960.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

a) Apenas I

b) Apenas I e II

c) Apenas II

d) Apenas II e III

e) Apenas III

Resposta: [B]

4. Em relação à história da China, analise as proposições a seguir:

( ) A China, país com dimensões continentais, é uma das mais antigas civilizações do planeta. Desde os romanos o Ocidente já sabia da sua existência; mas foi a partir do século XIII que o comércio entre a China e o Ocidente tornou-se mais intenso.

( ) No início do século XX a população chinesa participou de uma guerra civil e perdeu o seu grande líder nacionalista Sun Yat-sem. Após sua morte duas lideranças políticas surgiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tsé-tung, o socialista, na China continental; e Chang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Taiwan.

( ) Em 1966 Mao Tsé-tung liderou outra revolução na China - a revolução cultural - que buscava a modernização econômica conseguida nos dias atuais.

( ) Em 1979 a China restabelece relações com os Estados Unidos da América do Norte; em 1980 recebe o primeiro empréstimo do FMI (Fundo Monetário Internacional) e torna-se um país capitalista com uma importante produção industrial voltada para o comércio com o Ocidente.

Resposta: [F V F F]

5. Preocupado com a imagem que o mundo terá dos chineses na Olimpíada de 2008, o governo de Pequim iniciou uma campanha "civilizatória" da população, que inclui a exigência de respeito às filas e multas para os que escarrarem na rua, um hábito tão comum quanto andar de bicicleta. O movimento implicará uma revolução cultural na capital chinesa, onde filas são furadas sem nenhum constrangimento e uma questão sobre como escarrar faz parte do teste de habilitação dos motoristas.

"FOLHA DE S. PAULO", São Paulo,12 fev. 2007. p. D-4.

O texto citado demonstra a ambiguidade da China, um país que pretende se inserir cada vez mais nas relações comerciais e diplomáticas mundiais, mas que ainda preserva uma cultura bastante diferenciada da ocidental. Sobre a relação da cultura chinesa com a ocidental, é INCORRETO afirmar:

a) A penetração econômica ocidental na China se deu a partir do século XIX, mas contou com uma forte resistência, materializada na Guerra do Ópio e na Guerra dos Boxers, nas quais a China foi derrotada e obrigada a abrir seu comércio às potências estrangeiras.

b) A grande mudança cultural na China aconteceu com a Revolução Comunista de 1949, quando o país abraçou uma ideologia ocidental, o marxismo, mas procurou conciliá-la com as concepções tradicionais chinesas.

c) Após 1978, houve uma nova estruturação política e econômica na China que, no âmbito externo, foi marcada pela aproximação com a União Soviética e, no âmbito interno, pela adoção de ideologias ocidentais, tais como o cristianismo e a democracia política.

d) Isolada durante milênios, a China caracteriza-se pela originalidade e durabilidade de suas formas culturais, sendo marcantes, no âmbito do pensamento, o confuncionismo e o taoísmo.

e) Utilizando de forma dogmática o "Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e sectária, levando à constituição de milícias civis. O movimento perseguiu inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e humilhados publicamente em manifestações de rua.

Resposta: [C]

6. (UFSCAR) Observe a charge, de autoria do cartunista Chico Caruso, e assinale a alternativa que melhor indica a referência histórica sugerida.


a) Apresenta a sequência de presidentes brasileiros que governaram o país de 1922 até 1945.

b) Os desenhos fazem referência aos ditadores de diferentes países da América Latina durante as décadas de 1940 e 1950.

c) Todos os personagens representam Getúlio Vargas, em diferentes momentos de sua trajetória política no Brasil.

d) As caricaturas sugerem os governadores paulistas que estiveram no cargo de Presidente da República durante a política do café-com-leite.

e) Os personagens representam os presidentes militares que governaram o Brasil após 1964.

Resposta: [C]

7. (Cefet-CE) A Rede Globo, exibiu uma minissérie denominada "JK", relativa à vida de um dos presidentes da República Contemporânea. Foi característica deste governo:

a) implantação do salário mínimo

b) direito de voto às mulheres

c) criação da ELETROBRÁS

d) Plano de Metas

e) "Milagre Econômico"

Resposta: [D]

8. (UEL) O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por uma imagem de otimismo e de crescimento econômico. Sobre este período de mudanças, é correto afirmar:

a) O governo JK concedeu incentivos à indústria nacional, que se tornou competitiva em relação aos setores internacionais vinculados aos ramos automobilístico, farmacêutico e de eletrodomésticos.

b) O ambiente cultural foi afetado pela euforia desenvolvimentista, possibilitando o surgimento de vanguardas artísticas como a Bossa Nova e o Cinema Novo.

c) O período foi marcado pela divergência política entre o PSD e o PTB, o que contribuiu para o quadro de instabilidade política e crescente disputa pelo controle dos Ministérios.

d) A Política Industrial implementada por Juscelino diminuiu a dependência brasileira do capital internacional e consolidou as bases do desenvolvimento auto-sustentável.

e) O êxito econômico dos anos JK foi assegurado pelo controle da inflação e pela obtenção de superávit orçamentário.

Resposta: [B]

9. (Unicamp)

"Retocai o céu de anil,

bandeirolas no cordão,

grande festa em toda a nação.

Despertai com orações,

o avanço industrial

vem trazer nossa redenção."

(trecho da canção "PARQUE INDUSTRIAL", de Tom Zé)

A letra de Tom Zé, embora tenha sido escrita no final da década de 60, menciona o avanço industrial que teve grande impulso na década de 50 no governo JK. Faça uma análise do desenvolvimento industrial nesse período.

Resposta: O desenvolvimento industrial no governo JK está associado ao plano de metas que visava a criação de um infra-estrutura para garantir a entrada de capital estrangeiro no país. Foi o momento de entrada de grandes multinacionais do setor automobilístico como GM e Volkswagen.

10. (FGV) "(...) procurou implementar o Plano Trienal e reduzir as desigualdades regionais. Elaborado (...) pelo economista Celso Furtado, o plano pretendia deter a inflação sem diminuir o crescimento econômico. Para tal projeto, além de gastos públicos e das contenções temporárias de salários, previa-se a adoção de reformas de base (estruturas agrária, tributária, administrativa, bancária, eleitoral e educacional) que pudessem dinamizar a economia nacional.

(Flavio de Campos, "Oficina de História - História do Brasil")

O fragmento faz referência ao governo de

a) João Goulart.

b) Getúlio Vargas.

c) Juscelino Kubitsckek.

d) Jânio Quadros.

e) Eurico Gaspar Dutra.

Resposta: [A]

Questões Extras:

1. Com a rendição do Japão aos aliados, em 1945, reiniciou-se a guerra civil na China. O governo dirigido por Chiang Kaishek, chefe da facção de direita conhecida como nacionalista, recebeu ajuda norte-americana mas não conseguiu deter a ofensiva político-militar dos comunistas chineses, liderados por Mao Tsentung. Os comunistas entraram em Pequim em janeiro de 1949 e, no dia 1º de outubro, proclamaram a República Popular da China.

(Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick, "História: das cavernas ao terceiro milênio")

Entre as especificidades guardadas pela revolução chinesa, vitoriosa em 1949, é possível apontar:

a) a ausência de um partido comunista forte e atuante, a neutralidade das potências mundiais e o apoio do exército japonês aos revolucionários.

b) a ausência de um partido comunista organizado nacionalmente, o apoio decisivo de Cuba e a defesa do socialismo por meio da via parlamentar.

c) a construção de uma ordem socialista associada a preceitos capitalistas, a presença de brigadas internacionais e o apoio militar da Índia.

d) a presença de uma guerra de longa duração, a progressão lenta do poder local ao poder central e a decisiva participação dos camponeses.

e) a manutenção da propriedade privada, a restauração da monarquia na China e a presença de tropas revolucionárias da Iugoslávia e da Albânia.

Resposta: [D]

2. (Unb) A respeito da história contemporânea de Cuba, julgue os itens seguintes.

( ) A chamada "crise dos mísseis cubanos" desencadeou-se quando a URSS descobriu que os EUA estavam construindo uma base para lançamento de mísseis de médio alcance naquela ilha.

( ) Sob a liderança de Fidel Castro, a Cuba pós-revolucionária manteve viva a pluralidade política, consubstanciada pelo rico e multifacetado sistema partidário.

( ) Precocemente industrializada no contexto latino-americano, Cuba não teve dificuldades em se auto-sustentar economicamente após a revolução socialista.

( ) A revolução cubana liderada por Castro e Guevara funcionou como uma espécie de modelo para outros movimentos revolucionários de esquerda que se desenvolveram na América Latina nos anos 60.

Resposta: [F F F V]

Questão desafio

Observe atentamente as imagens a seguir.

Jânio Quadros em campanha política.



Fotos: CPDOC

Jânio Quadro e Ernesto Che Guevara.


a) A primeira foto acima é representativa de um político de estilo diferenciado. Trata-se de Jânio Quadros. Justifique por que esse político pode ser considerado diferente.

Resposta: Jânio Quadros era um político carismático e populista e construiu uma vitoriosa carreira política usando o marketing pessoal como principal característica.

b) A partir da segunda imagem, explique como foi à política externa independente de Jânio Quadros.

Resposta: Jânio Quadros adotou uma política externa independente, reatando as relações diplomáticas com a União Soviética e dialogando com Cuba e China. Na imagem o presidente condecora o guerrilheiro Ernesto Che Guevarra que havia participado da Revolução Cubana de 1959.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – TERCEIRO ANO – P2

1. (G1) Quais eram as críticas dos iluministas ao Antigo Regime?

Resposta: O Absolutismo Monárquico, a intolerância religiosa e o Mercantilismo.

2. (Unicamp) Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:

"Devemos formular três perguntas:

- O que é Terceiro Estado? Tudo.

- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.

- O que pede ele? Ser alguma coisa."

(citado por Leo Huberman, HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM, 1979)

Explique as perguntas e respostas contidas nesse panfleto francês.

Resposta: O Terceiro Estado era composto por burgueses e o povo em geral. Não tinham direitos políticos, pagavam impostos e seriam a vanguarda do movimento revolucionário.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Pucsp) "(...) a revolução que não se radicaliza morre melancolicamente, como a burguesa. A rigor, uma só revolução existe, a que se deflagrou em 1789: enquanto viveu, ela quis expandir-se, e, assim, a República Francesa se considerou e tentou universal - até o momento em que a pretensão de libertar o mundo se converteu na de anexá-lo, em que os ideais republicanos se reduziram ao imperialismo bonapartista."

(Ribeiro, Renato Janine. A ÚLTIMA RAZÃO DOS REIS. São Paulo, Cia. das Letras, 1993.)


3. O motivo pelo qual o conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, no século XVIII, pode, genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:

a) a estrutura social francesa viu-se reduzida a uma polarização entre o bloco de apoio ao antigo regime - no qual se encontravam a aristocracia, os camponeses e os trabalhadores urbanos - de um lado, e o bloco de apoio à república operário-burguesa, de outro.

b) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que respeita à "abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que possibilitou a ascensão de seus representantes ao poder do Estado.

c) o comando da burguesia desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, - liderando assim uma restauração do Antigo Regime.

d) as vanguardas operário-camponesas colocaram-se ao lado da burguesia, pois tinham claro que suas reivindicações somente alcançariam um patamar de conseqüência numa sociedade em que as relações burguesas de produção já estivessem desenvolvidas.

e) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do estado monárquico francês foram, ao final, capitalizados pela burguesia, que pôde assim dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.

Resposta: [E]

4. (Fei) Sobre a independência dos Estados Unidos (1776) é correto afirmar que:

a) Teve como inspiração as idéias do filósofo inglês Thomas Hobbes, defensor da monarquia absolutista.

b) Resultou na construção de um país integrado em termos econômicos e raciais.

c) Levou ao estabelecimento do pacto colonial na região.

d) Inspirou-se no "direito de rebelião" de John Locke, rompendo com o domínio inglês.

e) Foi um processo encabeçado pelas classes populares, ficando a elite relegada a um segundo plano.

Resposta: [D]

5. (Udesc) A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as idéias liberais, praticamente um século antes do que iria acontecer na França e em outras partes da Europa.

Assinale a ÚNlCA alternativa que corresponde aos resultados obtidos por esse movimento:

a) expansão marítima e início da colonização da América por ingleses;

b) implantação do capitalismo industrial e criação dos primeiros bancos comerciais;

c) limitação da autoridade real e consolidação do parlamentarismo;

d) declaração dos direitos universais do homem e do cidadão e proibição da escravidão;

e) introdução da democracia e concessão de direitos políticos para todos.

Resposta: [C]

6. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.

NOVAES, Carlos Eduardo. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática, 1998. p. 51

a) Identifique o sistema administrativo a que a charge faz referência.

Resposta: O sistema de Capitanias Hereditárias.

b) Cite e explique os fundamentos jurídicos que regem esse sistema.

Resposta: Carta de doação: documento que assegurava a transferência da posse para o capitão-donatário. Foral: determinava os direitos e os deveres dos donatários.

c) Justifique por que Portugal optou pelo sistema para inaugurar o processo de colonização do território brasileiro.

Resposta: Portugal optou pelo sistema de capitanias hereditárias devido à crise do comércio oriental das especiarias, declínio das rendas da Metrópole e necessidade de ocupar o território brasileiro ameaçado pela presença de franceses dedicando-se ao contrabando do pau-brasil.

7. (UNESP) O açúcar e o ouro, cada qual em sua época de predomínio, garantiram para Portugal a posse e a ocupação de vasto território, alimentaram sonhos e cobiças, estimularam o povoamento e o fluxo expressivo de negros escravos, subsidiaram e induziram atividades intermediárias; foram fatores decisivos para o relativo progresso material e certa opulência barroca, além de contribuírem para o razoável florescimento das artes e das letras no período colonial. Apesar desta ação comum ou semelhante, a economia aurífera colonial avançou em direção própria e se diferenciou das demais atividades, principalmente porque:

a) não teve efeito multiplicador no desenvolvimento de atividades econômicas secundárias junto às minas e nas pradarias do Rio Grande.

b) interiorizou a formação de um mercado consumidor e propiciou surto urbano considerável.

c) o ouro brasileiro, sendo dependente do mercado externo, não resistiu à influência exercida pela prata das minas de Potosi.

d) representou forte obstáculo às relações favoráveis à Metrópole e não educou o colonizado para a luta contra a opressão do colonizador.

e) as bandeiras não foram além dos limites territoriais estabelecidos em Tordesilhas, apesar dos conflitos com os jesuítas e da ação cruel contra os indígenas do sertão sul-americano.

Resposta: [B]

8. (UFMG) A partir de 1624, os holandeses empreenderam incursões sistemáticas no território brasileiro com o objetivo de nele se estabelecerem, o que aconteceu até serem expulsos definitivamente em 1654.

a) Analise o contexto europeu em que esse processo ocorreu.

Resposta: O cenário político europeu do século XVII tornou o Brasil alvo de invasões das potências inimigas da Espanha. Politicamente, as invasões da Holanda sobre o território brasileiro se justificam em razão das medidas determinadas por Felipe II, monarca espanhol responsável pela formação da União Ibérica. Dentre elas a proibição da conexão internacional dos investimentos flamengos nas atividades que envolviam o açúcar brasileiro.

b) Indique as duas capitanias brasileiras em que os holandeses procuraram se estabelecer.

Resposta: Bahia (1624) e Pernambuco (1630).

9. (FUVEST) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) As distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígenes e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."

(Stuart B. Schwartz, SEGREDOS INTERNOS)

A partir do texto pode-se concluir que:

a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.

c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros, tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade colonial.

e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.

Resposta: [D]

10. (ENEM)

O tráfico de escravos em direção à Bahia pode ser dividido em quatro períodos:

1º – O ciclo da Guiné durante a segunda metade do século XVI;

2º – O ciclo de Angola e do Congo no século XVII;

3º – O ciclo da Costa da Mina durante os três primeiros quartos do século XVIII;

4º – O ciclo da Baía de Benin entre 1770 e 1850, estando incluído aí o período do tráfico clandestino.

A chegada dos daomeanos (jejes) ocorreu nos dois últimos períodos. A dos nagô-iorubás corresponde, sobretudo, ao último. A forte predominância dos iorubás na Bahia, de seus usos e costumes, seria explicável pela vinda maciça desse povo no último dos ciclos.

VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos: dos séculos XVII a XIX. Tradução de Tasso Gadzanis. São Paulo: Corrupio, 1987. p. 9. (com adaptações).

Os diferentes ciclos do tráfico de escravos da costa africana para a Bahia, no Brasil,

indicam que:

a) o início da escravidão no Brasil data do século XVI, quando foram trazidos para o Nordeste os chamados “negros da Guiné”, especialistas na extração de ouro.

b) a diversidade das origens e dos costumes de cada nação africana é impossível de ser identificada, uma vez que a escravidão moldou os grupos envolvidos em um processo cultural comum.

c) os ciclos correspondentes a cada período do tráfico de diferentes nações africanas para a Bahia estão relacionados aos distintos portos de comercialização de escravos.

d) o tráfico de escravos jejes para a Bahia, durante o ciclo da Baía de Benin, ocorreu de forma mais intensa a partir do final do século XVII até a segunda metade do século XVIII.

e) a escravidão nessa província se estendeu do século XVI até o início do século XVIII, diferentemente do que ocorreu em outras regiões do País.

Resposta: [C]

Questões extra

1. (Cesgranrio) A independência das 13 colônias inglesas da América do Norte - a Revolução Americana - resultou:

I - do desdobramento natural da relativa autonomia econômica e política dessas colônias de povoamento;

II - da reação dos colonos às medidas fiscais e administrativas tomadas pela Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos;

III - dos prejuízos causados aos colonos pela política liberal inglesa, que aboliu o "pacto colonial";

IV - da manutenção e intensificação das práticas mercantilistas britânicas que se opunham ao "comércio triangular".

Assinale se estão corretas apenas:

a) I e II

b) I e III

c) II e IV

d) I, II e III

e) I, II e IV

Resposta: [E]

2. (Unesp) Tendo em vista atingir os comerciantes de uma grande potência econômica da época, o Parlamento inglês estabeleceu, através do ATO DE NAVEGAÇÃO (1651), o monopólio imperial sobre o comércio e a frota mercante.

a) Identifique qual potência a Inglaterra visava atingir.

Resposta: Holanda.

b) Em linhas gerais, o que estabelecia o Ato de Navegação?

Resposta: O transporte de mercadorias com a Inglaterra só poderia ser feito com embarcações inglesas ou de seus fornecedores.

Questão desafio

(UERJ)

"Eu, o rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha Casa, que vendo quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das Terras do Brasil (...), ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações (...); e por ser informado que a Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil (...), que na dita Bahia se faça a dita povoação e assento, e para isso vá uma armada com gente (...) e tudo o mais que for necessário. E pela muita confiança que tenho em vós (...) vos enviar por governador às ditas terras do Brasil (...)."

(Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548)

A política administrativa do Estado português no início da colonização estruturou-se a partir da adoção do sistema de Capitanias Hereditárias e, posteriormente, da criação do Governo-Geral. No entanto, o verdadeiro poder político na Colônia encontrava-se nas Câmaras Municipais, dominadas pelos "homens bons".

a) Explique uma razão para a adoção do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil.

Resposta: Centralização administrativa.

b) Apresente dois objetivos da criação do Governo Geral pelo Estado português.

Resposta: Auxialiar as capitanias hereditárias e centralizar a administração colonial.

c) Cite uma razão da concentração do poder político colonial nas Câmaras Municipais.

Resposta: Devido ao predomínio dos chamados "homens bons", grandes proprietários de terra que controlavam as Câmaras Municipais.

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