quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O NEGRO NA HISTÓRIA DO BRASIL



MÚSICA PARA SE TRABALHAR O TEMA







MILTON NASCIMENTO - MORRO VELHO

Morro Velho

Composição: Milton Nascimento



No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu

Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu

Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer

Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada

Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho

Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos

Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver

Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada

Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande

Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante

Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará

Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar

Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá

Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar

E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.







GILBETO GIL - A MÃO DA LIMPEZA





A mão da limpeza

Gilberto Gil


Composição: Gilberto Gil



O branco inventou que o negro

Quando não suja na entrada

Vai sujar na saída, ê

Imagina só

Vai sujar na saída, ê

Imagina só

Que mentira danada, ê

Na verdade a mão escrava


Passava a vida limpando

O que o branco sujava, êImagina só

O que o branco sujava, êImagina só

O que o negro penava, ê

Mesmo depois de abolida a escravidão


Negra é a mão

De quem faz a limpeza

Lavando a roupa encardida, esfregando o chão

Negra é a mão

É a mão da pureza

Negra é a vida consumida ao pé do fogão


Negra é a mão

Nos preparando a mesa

Limpando as manchas do mundo com água e sabão

Negra é a mão

De imaculada nobreza

Na verdade a mão escrava


Passava a vida limpando

O que o branco sujava, êImagina só

O que o branco sujava, êImagina só

Eta branco sujão











CAETANO VELOSO - HAITI





Haiti

Caetano Veloso


Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil



Quando você for convidado pra subir no adro

Da fundação casa de Jorge Amado

Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos

Dando porrada na nuca de malandros pretos

De ladrões mulatos e outros quase brancos

Tratados como pretos

Só pra mostrar aos outros quase pretos

(E são quase todos pretos)

E aos quase brancos pobres como pretos

Como é que pretos, pobres e mulatos

E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados

E não importa se os olhos do mundo inteiro

Possam estar por um momento voltados para o largo

Onde os escravos eram castigados

E hoje um batuque um batuque

Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária

Em dia de paradaE a grandeza épica de um povo em formação

Nos atrai, nos deslumbra e estimula

Não importa nada:Nem o traço do sobrado

Nem a lente do fantástico,

Nem o disco de Paul Simon

Ninguém, ninguém é cidadão

Se você for a festa do pelô, e se você não for

Pense no Haiti, reze pelo Haiti

O Haiti é aqui

O Haiti não é aqui

E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado

Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer

Plano de educação que pareça fácil

Que pareça fácil e rápido

E vá representar uma ameaça de democratização

Do ensino do primeiro grau

E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital

E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto

E nenhum no marginal

E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual

Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco

Brilhante de lixo do Leblon

E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo

Diante da chacina

111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos

Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres

E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos

E quando você for dar uma volta no Caribe

E quando for trepar sem camisinha

E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba

Pense no Haiti, reze pelo Haiti

O Haiti é aqui

O Haiti não é aqui







VILA ISABEL - KIZOMBA





Kizomba, Festa da Raça (1988)

Vila Isabel (RJ)


Composição: Jonas / Rodolpho / Luiz Carlos da Vila



Valeu Zumbi!

O grito forte dos Palmares

Que correu terras, céus e maresInfluenciando a abolição

Zumbi valeu!Hoje a Vila é Kizomba


É batuque, canto e dança

Jongo e maracatu

Vem menininha pra dançar o caxambu (bis)

Ôô, ôô, Nega Mina


Anastácia não se deixou escravizar

Ôô, ôô Clementina

O pagode é o partido popular

sacerdote ergue a taça


Convocando toda a massa

Neste evento que congraça

Gente de todas as raças

Numa mesma emoção

Esta Kizomba é nossa Constituição (bis)

Que magiaReza, ajeum e orixás


Tem a força da cultura

Tem a arte e a bravura

E um bom jogo de cinturaFaz valer seus ideais

E a beleza pura dosseus rituais

Vem a Lua de Luanda


Para iluminar a rua (bis)

Nossa cede é nossa sede e que o "apartheid" se destrua







MANGUEIRA - 100 ANOS DE LIBERDADE: REALIDADE OU ILUSÃO



100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão (1988)

Mangueira (RJ)



O negro samba negro joga capoeira

Ele é o rei, na verde e Rosa da Mangueira

O negro samba negro joga capoeira

Ele é o rei, na verde e Rosa da Mangueira, será?

Será que já raiou a liberdade

Ou se foi tudo ilusão

Será, que a lei Áurea tão sonhada

Há tanto tempo assinada

Não foi o fim da escravidão

Hoje dentro da realidade, onde está a liberdade

Onde está que ninguém viu

Moço não se esqueça que o negro

Também construiu, as riquezas do nosso Brasil

Moço não se esqueça que o negro

Também construiu, as riquezas do nosso Brasil, pergunte

Pergunte ao Criador,pergunte ao criador quem pintou estaaquarela

Livre do açoite da senzala

Preso na miséria da favela,

Pergunte ao Criador, pergunte ao criador quem pintou estaaquarela

Livre do açoite da senzala

Preso na miséria da favela, sonhei

Sonhei....que Zumbi dos Palmares voltou tristeza do negro acabo

Foi uma nova redenção

Senhor, ai senhor

Eis a luta do bem contra o mal

Que tanto sangue derramou

Contra o preconceito racial

Senhor, ai senhor

Eis a luta do bem contra o mal

Que tanto sangue derramou

Contra o preconceito racial

O negro samba negro joga capoeira







ELIS REGINA - BLACK IS BEAUTIFUL





Black is Beautiful

Elis Regina


Composição: Marcos Valle/Paulo Sergio Valle



Hoje cedo, na rua Do Ouvidor

Quantos brancos horríveis eu vi

Eu quero um homem de cor

Um deus negro do Congo ou daqui

Que se integre no meu sangue europeu

Black is beautiful, black is beautiful


Black beauty so peaceful

I wanna a black I wanna a beautiful

Hoje a noite amante negro eu vou


Vou enfeitar o meu corpo no seu

Eu quero este homem de cor

Um deus negro do congo ou daqui

Que se integre no meu sangue europeu

Black is beautiful, black is beautiful


Black beauty so peaceful

I wanna a black I wanna a beautiful







PAUL McCARTNEY & STEVE WONDER - EBONY AND IVORY



Ebony And Ivory

Stevie Wonder And Paul McCartney (Duet)

Composição: Paul Mccartney & Stevie Wonder



Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh lord, why don't we?

We all know that people are the same wherever we go

There is good and bad in ev'ryone,

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive.

Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't we?

Ebony, ivory living in perfect harmony

Ebony, ivory, ooh

We all know that people are the same wherever we go

There is good and bad in ev'ryone,

We learn to live, we learn to give

Each other what we need to survive together alive.

Ebony and ivory live together in perfect harmony

Side by side on my piano keyboard, oh lord why don't we?

Ebony, ivory living in perfect harmony (repeat and fade)



Ébano e Marfim

Live Together In Perfect Harmony

REFRÃO:

Ébano e Marfim

Vivem juntos em perfeita harmonia,

Lado a lado no teclado do meu piano.

Oh, Senhor, por quê nós não?

Nós todos sabemos que as pessoas são iguais

onde quer que você vá,

Existe o bem e o mal em todos.

Nós aprendemos a viver, aprendemos a dar um ao outro

O que precisamos para sobreviver,

Juntos, vivos.

REFRÃO

Ébano, Marfim, vivendo em perfeita harmonia.

Ébano, Marfim...

Nós todos sabemos que as pessoas são iguais

onde quer que você vá,

Existe o bem e o mal em todos.

Nós aprendemos a viver, aprendemos a dar um ao outro

O que precisamos para sobreviver,

Juntos, vivos.

REFRÃO

Lado a lado no teclado do meu piano.

Oh, Senhor, por quê nós não?

Ébano, Marfim, vivendo em perfeita harmonia,

Ébano, Marfim, vivendo em perfeita harmonia,

Ébano, Marfim, vivendo em perfeita harmonia...











ELIS REGINA - MESTRE SALA DOS MARES



O Mestre-Sala Dos Mares

Elis Regina

Composição: João Bosco/Aldir Blanc



Há muito tempo nas águas da Guanabara

O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo feiticeiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como o navegante negro

Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao acenar pelo mar na alegria das regatas

Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por batalhões de mulatas

Rubras cascatas

Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas

Inundando o coração do pessoal do porão

Que, a exemplo do feiticeiro, gritava então

Glória aos piratasÀs mulatas, às sereias

Glória à farofa à cachaça, às baleias

Glória a todas as lutas inglórias

Que através da nossa história não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

Que tem por monumento as pedras pisadas do cais

Mas salve

Salve o navegante negro

Que tem por monumento as pedras pisadas do cais

Mas faz muito tempo







ZECA PAGODINHO - OGUM



Canto pra Ogum (Part. Jorge Ben Jor)

Zeca Pagodinho

Composição: Claudemir / Marquinho PQD



Eu sou descendente zulu

Sou um soldado de ogum

Um devoto dessa imensa legião de Jorge

Eu sincretizado na fé

Sou carregado de axé

E protegido por um cavaleiro nobre

Sim vou na igreja festejar meu protetor

E agradecer por eu ser mais um vencedorNas lutas nas batalhas

Sim vou no terreiro pra bater o meu tambor

Bato cabeça firmo ponto sim senhor

Eu canto pra Ogum

Ogum

Ogum

Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais

Ogum

Ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz

Ogum

Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz

Ogum

Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão

Ogum

É quem da confiança pra uma criança virar um leão

Ogum

É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração

Ogum

Ooogum(Jorge Ben Jor)

Deus adiante paz e guia

Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe ..

Os doze apóstolos meus irmãos

Andarei neste dia nesta noite

Com meu corpo cercado vigiado e protegido

Pelas as armas de são Jorge

São Jorge sentou praça na cavalaria

Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia

Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem

Tendo mãos não me peguem não me toquem

Tendo olhos não me enxerguem

E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo o meu corpo não alcançará

Facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar

Cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar

Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge

Jorge é da Capadócia.









JORGE ARAGÃO - IDENTIDADE



Identidade

Jorge Aragão

Composição: Jorge Aragão



Elevador é quase um templo

Exemplo pra minar teu sono

Sai desse compromisso

Não vai no de serviço

Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória

Somos herança da memória

Temos a cor da noite

Filhos de todo açoite

Fato real de nossa história

(2x)Se o preto de alma branca pra você

É o exemplo da dignidade

Não nos ajuda, só nos faz sofrer

Nem resgata nossa identidade

Elevador é quase um templo

Exemplo pra minar teu sono

Sai desse compromisso

Não vai no de serviço

Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória

Somos herança da memória

Temos a cor da noite

Filhos de todo açoite

Fato real de nossa história

(2x)Se o preto de alma branca pra você

É o exemplo da dignidade

Não nos ajuda, só nos faz sofrer

Nem resgata nossa identidade

Elevador é quase um templo

Exemplo pra minar teu sono

Sai desse compromisso

Não vai no de serviço

Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória

Somos herança da memóriaTemos a cor da noite

Filhos de todo açoite

Fato real de nossa história









DJAVAN - NKOSI SIKELEL' I-AFRIKA







GABRIEL O PENSADOR - LAVAGEM CEREBRAL



Lavagem Cerebral

Gabriel Pensador

Composição: Gabriel, O Pensador



Racismo preconceito e discriminação em geral

É uma burrice coletiva sem explicação

Afinal que justificativa você me dá para um povo que precisa de união

Mas demonstra claramente

Infelizmente

Preconceitos mil

De naturezas diferentes

Mostrando que essa gente

Essa gente do Brasil é muito burra

E não enxerga um palmo à sua frente

Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente

Eliminando da mente todo o preconceito

E não agindo com a burrice estampada no peito

A "elite" que devia dar um bom exemplo

É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento

Num complexo de superioridade infantil

Ou justificando um sistema de relação servil

E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação

Não tem a união e não vê a solução da questão

Que por incrível que pareça está em nossas mãos

Só precisamos de uma reformulação geral

Uma espécie de lavagem cerebral

Não seja um imbecil

Não seja um ingnorante

Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante

O quê que importa se ele é nordestino e você não?

O quê que importa se ele é preto e você é branco?

Aliás branco no Brasil é difícil porque no Brasil somos todos mestiços

Se você discorda então olhe pra trás

Olhe a nossa história

Os nossos ancestrais

O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial

Tinha índio, branco, amarelo, preto

Nascemos da mistura então porque o preconceito?

Barrigas cresceram

O tempo passou...

Nasceram os brasileiros cada um com a sua cor

Uns com a pele clara outros mais escura

Mas todos viemos da mesma mistura

Então presta atenção nessa sua babaquice

Pois como eu já disse racismo é burrice

Dê a ignorância um ponto final:

Faça uma lavagem cerebral

Negro e nordestino constróem seu chão

Trabalhador da construção civil conhecido como peão

No Brasil o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou quelava o chão de uma delegacia

É revistado e humilhado por um guarda nojento

que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro

ao nordestino e a todos nós

Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói

O preconceito é uma coisa sem sentido

Tire a burrice do peito e me dê ouvidos

Me responda se você discriminaria

Um sujeito com a cara do PC Farias

Não você não faria isso não...

Você aprendeu que o preto é ladrão

Muitos negros roubam mas muitos são roubados

E cuidado com esse branco aí parado do seu lado

Porque se ele passa fome

Sabe como é:Ele rouba e mata um homem

Seja você ou seja o Pelé

Você e o Pelé morreriam igual

Então que morra o preconceito e viva a união racial

Quero ver essa musica você aprender e fazer

A lavagem cerebral

O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista

É o que pensa que o racismo não existe

O pior cego é o que não quer ver

E o racismo está dentro de você

Porque o racista na verdade é um tremendo babaca

Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca

E desde sempre não para pra pensar

Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar

E de pai pra filho o racismo passa

Em forma de piadas que teriam bem mais graça

Se não fossem o retrato da nossa ignorância

Transmitindo a discriminação desde a infância

E o que as crianças aprendem brincando

É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando

Qualquer tipo de racismo não se justifica

Ninguém explica

Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural

Todo mundo é racista mas não sabe a razão

Então eu digo meu irmão

Seja do povão ou da "elite"

Não participe

Pois como eu já disse racismo é burrice

Como eu já disse racismo é burrice

E se você é mais um burro

Não me leve a mal

É hora de fazer uma lavagem cerebral

Mas isso é compromisso seu

Eu nem vou me meter

Quem vai lavar a sua mente não sou eu

É você


Nenhum comentário:

Postar um comentário